BELA CAÇADORA Euá era uma caçadora de grande beleza, que cegava com veneno quem se atrevesse a olhar para ela. Euá casou-se com Omulú, que logo demonstrou ser marido ciumento.
Mulherengo, Xangô planejou seduzir Ewá, empregando-se como jardineiro no palácio de Obatalá. Um dia Ewá apareceu na janela e admirou a beleza de Xangô. Não se tem notícia de como Ewá se entregou a Xangô, no entanto, arrependida de seu ato, pediu ao pai que lhe enviasse a um lugar onde nenhum homem lhe enxergasse.
Obaluayê é o Rei e Senhor do elemento terra, da matéria ou do mundo material. É conhecido como o Rei das Almas do Ayê, o Senhor das Almas. Enquanto Omulu estanca, estabiliza, paralisa energias, Obaluayê é expansivo, irradiador, transmutador. A morte física, comumente ligada a Omulu é um bom exemplo.
Omolu é sistemático e perseverante. No Candomblé é ligado ao sol, por isso usa o filá (cobertura de palha da costa). Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.
A imagem de Obaluaê
Em um dia de festa em que os orixás se reuniram, Ogum pergunta por Obaluaê e percebe que ele não quer aparecer por conta de suas feridas. Então, ele vai ao mato, faz um capuz de palha para cobrir Obaluaê dos pés à cabeça.
27 curiosidades que você vai gostar
Águia - por sua excelente visão tem a proteção da Dona dos olhos, Euá. Galinha d angola branca - por sua raridade tem a proteção da destemida Obá.
São eles:Exu Lalu - serventia direta de Oxalá.Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.Exu Tranca rua - serventia direta de Oxóssi.Exu Marabô - serventia direta de Xangô.Exus da falange das caveiras - serventia direta de Obaluaê.Exu Gira mundo Exu Gira mundo - serventia direta de Tempo (k tembo).
Exu Caveira [ Sergulath ], exu ligação e oRganizador de Omulú, tem em especial poder de ajudar a toda e qualquer espécie de especulação, ensinando-nos todas as artimAnhas da guerra e do modo de vencermos os nossos inimigos.
Omulu o Orixá das doenças e cura. Orixá da cura, dos mortos, dos cemitérios, cura e estabilidade. Cor: Branco e preto ou amarelo e preto. Elemento: Terra.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Obaluaê, ou também como é conhecido Omolu, Omulu, Obaluaê, Obaluaiê, Xapanã, é o Orixá mais temido dentre todos! É o responsável pela terra, pelo fogo e pela morte, por causa do seu poder. É da Terra que tudo nasce e tudo tem seu fim, por isso Obaluaiê rege estas questões.
Os filhos de Obaluaê são pessoas sérias, caladas, ingênuas, temperamentais e tendem a ter problemas de saúde, como depressão, manchas na pele ou dores no corpo, mas devem aprender a viver o melhor que puderem com isto. São muito dedicados em tudo que se comprometem em fazer, em especial ao trabalho.
Omolu é visto com muito cuidado pelos praticantes das religiões afro-brasileiras, pois essa divindade tem poder de dominar os territórios da cura e da enfermidade. ... Afinal de contas, esta divindade tem grande poder de intervenção na vida ao dominar os territórios da cura e da enfermidade.
Orixá Ewá queria viver sozinha e se dedicar ao equilíbrio e proteção de tudo que é puro e verdadeiro. Pediu ajuda ao seu irmão Oxumaré, que a levou ao final do arco-íris, onde ninguém nunca chegou, nem nunca viu.
Diz-se, pois, que os filhos de Ewá são: encantadores, tagarelas, inquietos, não sabem ceder, são temperamentais, tentam ser o centro das atenções, irritam-se além da conta quando estão doentes, fazem um "carnaval" por tudo e por nada, querem tudo ao tempo e à hora, não querem envelhecer.
Influenciáveis. As filhas de Ewá costumam ser pessoas bastante influenciáveis. Elas se deixam adaptar e moldar através dos outros, de modo a poderem se encaixar melhor a um ambiente ou uma situação.
Oferenda a Pai Omulu ✝
Oferenda: sete velas brancas, sete pretas e sete vermelhas, água, coco, vinho doce licoroso, mel, pipoca e um pouco de sal grosso dentro de um pires. As velas podem ser acesas em um triângulo com a vela branca no Norte, a vermelha no Leste e a preta no Oeste.
Omulu. Considerado o orixá da passagem, Omolu se sente agradado quando recebe velas brancas ou pretas. Dentre seus presentes favoritos estão: água pura, mel, pipoca e sal grosso.
Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia. Seus números para sorte: 5, 7 e 13.
Pombagira Rainha Maria Padilha Pombagira Sete Saias Maria Molambo Pombagira da Calunga Pombagira Cigana Pombagira do Cruzeiro Pombagira Cigana dos Sete Cruzeiros Pombagira das Almas Pombagira Maria Quitéria Pombagira Dama da Noite Pombagira Menina Pombagira Mirongueira Pombagira Menina da Praia.
Na Umbanda, Omolu é o chefe da falange das Almas ou Pretos Velhos.
Para os Yorubás, Omolu é o irmão mais velho de Xangô, o que contexta algumas concepções do Candomblé no Brasil. Na Umbanda, Omolu é chefe da falange dos Pretos velhos que são homenageados hoje 13 de maio, data que se comemora a abolição da escravatura no Brasil.
CABOCLOS DE OBALUAÊ
Arranca Toco, Acuré, Aimbiré, Bugre, Guiné, Giramundo, Yucatan, Jupurí, Uiratan, Alho d Água, Pedra Branca, Pedra Preta, Laçador, Caboclo Roxo, Grajaúna, Bacuí, Piraí, Surí, Serra Verde, Serra Negra, Tira Teima, Folha Seca, Sete Águias, Tibiriçá, Viramundo, Ventania, etc.
Estes guias são os chefes de falanges, mais existem os demais guias que pertencem a esta linha e trabalham na caridade, são eles: Caboclo Pena Branca, Caboclo Águia Branca, Caboclo Tupã, Caboclo Rompe Nuvem, Caboclo Tamoio, Caboclo Gira Sol e outros.
Obaluaê na Umbanda é um dos sete orixás maiores, e o sincretismo pode variar de acordo com a região do Brasil, mas comumente´é sincretizado com São Lázaro. Ele é o orixá da cura, da saúde e da transformação.
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