Quem determina o horário de trabalho?

Pergunta de Madalena Mónica de Melo em 31-05-2022
(6 votos)

De acordo com o artigo 2º da CLT (Consolidação das Leis Trabalhistas), o empregador estabelece as regras sob a qual estará sujeito o empregado. Sendo assim, a empresa é responsável por definir o horário de trabalho que o empregado irá cumprir e a contrapartida se trata da remuneração mensal.

Quem fiscaliza horário de trabalho?

A Fiscalização do Ministério do Trabalho é o órgão responsável por regularizar a relação de trabalho. Entre os pontos analisados pelos seus fiscais está a quantidade de horas trabalhadas pelos funcionários.


Como falar com o chefe sobre mudança de horário?

Escreva o seu pedido de mudança de horário. Quando for possível, envie ao seu chefe um e-mail ou escreva um breve bilhete para que ele saiba que você gostaria de mudar seu horário. Se você escrever o pedido, é menos provável que seu chefe o esqueça.

É possível definir um horário de trabalho?

Como vimos, segundo a CLT, a duração máxima da jornada de trabalho não pode ultrapassar as 8 horas diárias e as 44 horas semanais. Portanto, nesse caso, é preciso haver um acordo ou convenção coletiva de trabalho para definir a duração da diária.

Como funciona mudança de horário de trabalho?

Como regra geral, prevalece no Direito do Trabalho a ideia de que, a menos que esteja prevista em lei, o empregador não pode fazer nenhuma alteração no contrato de trabalho que cause prejuízo ao trabalhador. Assim, mesmo se houver o consentimento do empregado com a mudança, se ela o prejudicar será considerada ilegal.

COMO DEFINIR A JORNADA DE TRABALHO (DIÁRIA E SEMANAL) | REFORMA TRABALHISTA


41 curiosidades que você vai gostar

É possível a mudança de horário de manhã para tarde ou de noturno para diurno sem a concordância do empregado?

A CLT estabelece algumas condições lícitas em que o empregador poderá alterar o contrato de trabalho, a saber: mudança do local de trabalho desde que não se caracterize a transferência, ou seja, desde que não haja a mudança de domicílio do empregado; mudança de horário (de manhã para tarde ou de noturno para diurno);

Quem trabalha à noite pode ser transferido para o dia?

A resposta é SIM. O empregador pode, sim, transferir o empregado do período noturno para o período diurno, deixando de pagar o adicional noturno ao trabalhador, fazendo com que, na prática, o salário do obreiro reduza exatamente por conta da perda do adicional.

Como contar 8 horas de trabalho?

Exemplo: Colaborador com jornada de trabalho de 8h

Neste exemplo, o colaborador faz em um dia de trabalho a seguinte jornada: Entrada 08h Saída 17h + 1 hora de intervalo: Horário de saída 17 – horário de entrada 8 = 9. 9 – 1 hora de almoço = 8 horas trabalhadas.

Como calcular as 44 horas trabalhadas em 5 dias da semana?

Como calcular a hora trabalhada? Veja como fica cada caso44 horas x 5 semanas =220 horas. Já para o segundo exemplo, o empregado trabalha somente de segunda a sexta, seis horas por dia. Nesse caso, o cálculo é mais direto:6 horas diárias x 5 dias x 5 semanas = 150 horas mensais.



Outras questões

O que são políticas públicas e como surgiram?

Como foi a construção do conceito de patrimônio histórico nacional?

Qual a origem das Valquírias?

Onde está o regedit no Windows 7?

Como invocar um creeper elétrico?

Como aprender a programar en Code Blocks?

Quanto custa um voo de Dubai para Maldivas?

Para que serve a Pedra do Sol?

Como funciona Z-score?

Como instalar programa Python?

Como usar o Xô Pombo?

Como destruir C4 Resident Evil 2?

Qual a função do Wi-fi Direct?

Como ir de Rio Branco para Machu Picchu?

Como usar a GoPro como webcam no Obs?

Como utilizar uma comadre para urinar?

Para que serve Fluconazol valor?

Qual a função do receptor Elsys?

Para que serve o WAGI?

Quem não pode tomar l carnitina?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com