O impulso nervoso é um sinal elétrico que proporciona a comunicação entre neurônios. Ele ocorre por meio de processos de polarização, despolarização e repolarização da membrana. Os neurônios são as células que permitem a passagem do impulso nervoso.
Despolarização e hiperpolarização ocorrem quando canais de íons da membrana se abrem ou se fecham, alterando a capacidade de um íon em particular entrar ou sair da célula.
A despolarização de uma célula se refere à saída de repouso (que é de -70 mV na célula de músculo estriado, por exemplo) pela entrada de íons de Na+ na célula. Isso faz com que a célula fique mais positiva e chegue ao umbral (+40 mV na célula de músculo estriado).
Repolarização: A entrada de grande quantidade de Na+ na célula estimula o fechamento dos canais de Na+ e a imediata abertura de canais de K+, ocorrendo à saída de K+. Nesta fase, a bomba de sódio-potássio funciona, transportando ativamente Na+ para o exterior e recolocando K+ no interior da célula.
A despolarização estende-se pelo sarcolema para dentro da fibra muscular através dos túbulos transversos (túbulos-T). Os túbulos-T conectam-se com o retículo sarcoplasmático, um sistema que corre paralelamente com as maiores proteínas contráteis, miosina e actina.
33 curiosidades que você vai gostar
A despolarização do sarcolema da fibra muscular esquelética se propaga da superfície para o interior da fibra através dos túbulos-T. Junto aos túbulos se encontram as cisternas do retículo sarcoplasmático formando com o túbulo T uma estrutura denominada Tríade.
A contração muscular refere-se ao deslizamento da actina sobre a miosina nas células musculares, permitindo os movimentos do corpo. As fibras musculares contém os filamentos de proteínas contráteis de actina e miosina, dispostas lado a lado. Esses filamentos se repetem ao longo da fibra muscular, formando o sarcômero.
c) Quando um neurônio é estimulado, ocorre a despolarização. d) A despolarização consiste na inversão das cargas elétricas da membrana. e) Após o impulso, a membrana volta ao estado de repouso, com carga positiva na membrana externa e interna. Alternativa “e”.
Em repouso, a membrana plasmática do axônio bombeia Na+ para o meio externo e, ao mesmo tempo, transfere íons K+ para o interior da célula. ... Quando esse íon entra, ocorre a mudança de potencial e o interior do axônio passa a ser positivo (despolarização).
Como surgiu o costume de utilizar os bonecos mamulengos como tipo de manifestação?
Como ler o Romanceiro da Inconfidência?
Por que o cristianismo se tornou um problema para o Império Romano?
Quando surgiu o conjunto dos números naturais?
Quando foi criado o sistema operacional Windows?
Quando surge o direito moderno?
Quando foi criado o ensino médio no Brasil?
Como ler a expressão das pessoas?
Qual foi o primeiro conjunto numérico?
Como surgiu o desenho Ladybug?
Quais são os aplicativos que mais consomem dados?
Quais os sinais de infertilidade feminina?
Como saber se minha mãe me odeia?
O que é captação precoce da gestante?
Como saber se estou mal psicologicamente?
Como saber se um porquinho-da-índia está no cio?
Quando a pedra está no canal da urina?