Há 60 anos, Lucio Costa inventou uma cidade em formato de avião. Em 16 de março de 1957, a banca responsável por escolher o plano arquitetônico de Brasília assinou o documento que autorizava a execução do projeto apresentado pelo arquiteto, que elevou seu nome a um dos sinônimos da capital federal.
O Projeto de Lúcio Costa para o Plano Piloto de Brasília foi o projeto 22 do Concurso Nacional do Plano Piloto da Nova Capital do Brasil, tendo vencido o mesmo e sido executado, se tornando o Plano Piloto de Brasília.
Lúcio Costa O projeto urbanístico de Brasília foi projetado por Lúcio Costa, vencedor do concurso de 1957 para o plano da Nova Capital, e teve sua forma inspirada pelo sinal da cruz.
arquiteto Oscar Niemeyer
O traçado de ruas de Brasília obedece ao plano piloto implantado pela empresa Novacap a partir de um anteprojeto do arquiteto Lúcio Costa, escolhido através de concurso público nacional. O arquiteto Oscar Niemeyer e o engenheiro estrutural Joaquim Cardozo projetaram os principais prédios públicos da cidade.
13 de junho de 1998
Lúcio Costa/Data de falecimento
Toulon, França Lúcio Costa/Local de nascimento
Segundo o projeto de arquitetura e urbanismo de Lúcio Costa ( que projetou as ruas ) e Oscar Niemeyer ( que projetou os prédios principais ), Brasília seria uma cidade organizada em um Eixo Monumental que iria conter todos os edifícios do governo e duas “asas” ( Asa Sul e Asa Norte ) as quais iriam abrigar a população.
O conjunto urbanístico-arquitetônico de Brasília, construído a partir do Plano Piloto, um projeto de Lucio Costa, foi inscrito no Livro de Tombo Histórico pelo Iphan em 14 de março de 1990. Primeiro conjunto urbano do século XX a ser reconhecida pela Unesco, em 1987, como Patrimônio Mundial.
O projeto urbanístico foi elaborado por Lúcio Costa, vencedor do concurso, em 1957, tendo sua forma inspirada pelo sinal da cruz, mas com um dos eixos foi depois arqueado para se adaptar ao relevo da região.
A arquitetura em Brasília foi idealizada para ser grandiosa após a decisão do presidente Juscelino Kubitschek, que decidiu construir uma nova capital para o Brasil. Com 112,25 km² de área tombada, o projeto arquitetônico de Brasília leva o nome de Lúcio Costa, profissional responsável pela elaboração de todo plano piloto da cidade.
Exemplos de urbanismo O bairro da Água Branca , em São Paulo, pode ser considerado um bom exemplo de concepção urbanística porque tem como principal elemento o parque de mesmo nome. Seu projeto prevê vias que ligam o parque à estação Barra Funda do metrô, a áreas de lazer e às grandes avenidas que ficam ao seu redor.