Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização.
Tanto o Ciclo Básico (1984) quanto os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997) foram fundamentados na teoria construtivista de Piaget (1896-1980). No campo da alfabetização, esta teoria foi difundida por Emília Ferreiro (1937) e Ana Teberosky (1944) através de seu célebre livro Psicogênese da Língua Escrita (1986).
Podemos possivelmente pensar a respeito do processo de alfabetização partindo do princípio de que esta surgiu na Antiguidade por meio da representação gráfica do mundo, através de um desenho e da representação gráfica de uma palavra, através da escrita.
Uma breve história sobre a alfabetização no Brasil
Os primeiros registros sobre a educação brasileira datam de 1554, a época dos jesuítas e do período colonial.
Para Freire (1983) a alfabetização é um ato criador, no qual o analfabeto apreende criticamente a necessidade de aprender a ler e a escrever, preparando-se para ser o agente desta aprendizagem. E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.
16 curiosidades que você vai gostar
Emília afirma que a construção do conhecimento da leitura e da escrita tem uma lógica individual, embora aberta à interação social, na escola ou fora dela. Neste processo, a criança passa por etapas, com avanços e recuos, até se apossar do código linguístico e dominá-lo.
Ferreiro (1999, p. 47) afirma que “a alfabetização não é um estado ao qual se chega, mas um processo cujo início é na maioria dos casos anterior a escola é que não termina ao finalizar a escola primária”. Goodman (1980 Apud Ferreiro & Palácio, 1987, p.
Emília Ferreiro (1999) aponta que a criança passa por várias fases até que se chegue à aprendizagem da leitura e da escrita. Para ela, a aquisição dessa aprendizagem depende da elação que a criança tem desde pequena com a escrita.
Sua filosofia baseia-se no diálogo entre professor e aluno, procurando transformar o estudante em um aprendiz ativo. Nesse sentido, ele criticava os métodos de ensino em que o professor era tido como o detentor de todo o conhecimento, e o aluno apenas um “depositório” — o que ele chamava de “educação bancária”.
Qual crime não admite modalidade culposa?
Qual a diferença de um violão folk?
Quais os princípios do Handebol?
Quantos volts tem na tomada da minha casa?
Como criar um grupo no instagram?
Quanto foi gasto para fazer Red Dead Redemption 2?
Qual a fonte mais utilizada na internet?
Qual a data que o BTS debutou?
Quais são os parâmetros em Libras?
Qual atividade mais consome água no mundo?
Qual é o melhor horário para tomar ácido fólico?
Como calcular o resultado liquido do exercicio?
Como ver quem segue no facebook?
Quantas pessoas no mundo em 1500?