Segundo a lenda, o espírito era, em vida, um menino negro que cortou a própria perna para fugir da escravidão. Ele usa um capuz vermelho que o permite aparecer e desaparecer de qualquer lugar, e gosta de pregar peças e assustar os outros.
“O saci é uma entidade mitológica com algum tipo de ligação com o demônio. Por isso, faz mais sentido que ele tenha só a perna esquerda.
O Saci Pererê inicialmente era narrado como um garoto indígena, muito traquino, que tinha um rabo, as duas pernas e pele morena. Essas características eram fruto da imaginação das tribos indígenas da região sul do Brasil, de origem tupi-guarani, local onde surgiu a lenda do Saci Pererê.
Segundo a lenda do Saci, ele é um ser baixinho, negro e possui apenas uma perna – por isso se locomove pulando rapidamente pela floresta. Outra característica marcante é o seu capuz vermelho. O Saci é muito brincalhão, agitado e travesso. Por isso ele está sempre realizando travessuras por onde passa.
O saci, também conhecido como saci-pererê, saci-cererê, matimpererê, matita perê, saci-saçurá e saci-trique, é um personagem bastante conhecido do folclore brasileiro. Tem sua origem presumida entre os indígenas da Região das Missões, no Sul do país, de onde teria se espalhado por todo o território brasileiro.
A existência do saci é um mistério, mas em Porangaba (SP) o empresário do ramo agropecuário Edson Wagner, de 52 anos, acredita que cria 17 casais do personagem folclórico mais famoso do Brasil no próprio sítio. Ele chega até a afirmar que eles têm cerca de um metro e 20 centímetros de altura.
A existência do saci é um mistério, mas em Porangaba (SP) o empresário do ramo agropecuário Edson Wagner, de 52 anos, acredita que cria 17 casais do personagem folclórico mais famoso do Brasil no próprio sítio. Ele chega até a afirmar que eles têm cerca de um metro e 20 centímetros de altura.
31 de outubro
Em 2013, o deputado federal Chico Alencar (PSOL) e a vereadora de São José dos Campos Ângela Guadagnin (PT), por meio da Comissão de Educação e Cultura, elaboraram o Projeto de Lei Federal n.º 2.479, que institui o 31 de outubro como o Dia do Saci.
Diz a lenda que Curupira é um anão forte e ágil, de cabelos ruivos, pés virados para trás e muito travesso. A principal característica desse personagem do folclore brasileiro são suas pegadas invertidas, usadas para confundir os caçadores que tentam capturá-lo.
Com a influência da mitologia africana, o Saci se transformou em um menino negro agitado que perdeu a perna lutando capoeira. Também herdou o pito, uma espécie de cachimbo, e ganhou da mitologia européia um gorrinho vermelho.
Em 2005 foi criado o Dia do Saci, a 31 de Outubro, como forma de valorizar mais o folclore brasileiro e diminuir a influência da cultura norte-americana no país. O Dia do Saci surgiu para diminuir a importância da comemoração do Halloween no Brasil, preservando assim a cultura brasileira.
O termo “Saci" é oriundo do termo tupi sa'si que representa o nome de um pássaro. Esse pássaro é conhecido pelos nomes “Saci”, “Matimpererê” ou “Martim-pererê”, em tupi: matintape're. Ela é contada em todas as regiões brasileiras e, por isso, a estória modifica-se conforme o local.
A principal característica do saci é a travessura. Ele é muito brincalhão, diverte-se com os animais e com as pessoas.
A lenda do saci surgiu, segundo os estudos, na região Sul do Brasil entre os índios guarani. Conta-se que, a princípio, era conhecida no idioma tupi-guarani como çaa cy perereg .
Estados que aderem a consciencia negra?
Que palavra pode substituir receoso?
O que significa a palavra facilitaria?
Qual a finalidade de cronogramas?
Quais os principais conceitos de qualidade?
Como é o namoro dos muçulmanos?
Como os homens primitivos se comunicavam?
Quem pode fazer furo de orelha humanizado?
Porque não pode fazer xixi na piscina?
Qual o genérico do Monocordil de 20mg?