Durante o estágio probatório, a Administração avalia o servidor quanto à assiduidade, disciplina, capacidade de iniciativa, produtividade e responsabilidade. O servidor que não for aprovado poderá ser exonerado do cargo, deixando o serviço público ou sendo reconduzido ao cargo anteriormente ocupado.
O estágio probatório é um período de tempo no qual o servidor público é avaliado pelos seus superiores. A avaliação começa justamente após a posse e o começo do trabalho.
Uma das novidades, é a realização da avaliação somente pelo superior imediato, gestor que acompanha diretamente o desempenho do servidor, o que simplifica o procedimento e favorece o diálogo e o feedback. A avaliação passa a ser realizada a cada 180 dias de efetivo exercício, favorecendo sua efetividade.
Comumente, os critérios de avaliação que deverão constar de processo específico são:Assiduidade: Frequência de comparecimento ao trabalho, pontualidade e saídas antecipadas.Disciplina: Respeito às leis, às normas e às disposições regulamentares; aos deveres de cidadão e de servidor público.
O estágio probatório é um intervalo de tempo no qual o servidor é analisado por seus superiores. Este processo começa logo que acontece o ingresso no serviço público. Existem casos nos quais o servidor veterano tem de passar por outro estágio probatório. No entanto, isso só ocorre se ele mudar de cargo.
31 curiosidades que você vai gostar
“Funcionário em estágio probatório não pode ser exonerado nem demitido sem inquérito ou sem as formalidades legais de apuração de sua capacidade.” Portanto, após a avaliação no estágio probatório, caso a opinião da chefia seja pela exoneração, o servidor deve ser ouvido para apresentar sua defesa.
O estágio probatório tem a duração de 3 anos após iniciar as atividades na administração pública. No entanto, nem sempre foi esse prazo, porque houve uma certa confusão entre a lei 8.112/1990 que previa 2 anos, mas a EC 19/1998 alterou para 3 anos.
1) Durante o período de estágio probatório serão avaliadas a aptidão e a capacidade do servidor para o exercício do cargo, observados os fatores: responsabilidade, organização/planejamento, iniciativa/decisão, disciplina, qualidade do trabalho, relacionamento/comunicação, racionalização, confiabilidade, cooperação, ...
O servidor em estágio probatório deve ser constantemente observado, avaliado, orientado pela chefia imediata, principalmente com relação aos aspectos de ASSIDUIDADE, CAPACIDADE DE INICIATIVA, DISCIPLINA, PRODUTIVIDADE E RESPONSABILIDADE.
Como inserir tabela em um texto pronto?
Como denunciar vizinho que faz queimada?
Por que o Natal é comemorado no dia 24?
Como podemos perceber a poética nas obras do artista?
Quando começamos a diminuir de tamanho?
O que acontece com Helena em Império?
Quais são os dois tipos básicos de isomeria?
Onde vai lançar Homem-Aranha 3?
Qual a lei que congela o salário dos servidores?
Qual o dígito da agência 7526 Next?
O que é uma sessão legislativa municipal?
O que pode substituir o lauril?
Quantos folículos são liberados mensalmente?
Como aumentar as bactérias boas?