Provérbios 13:20 Quem anda com os sábios será sábio, mas quem anda com os tolos acabará mal.
Quem se nega a castigar seu filho não o ama; quem o ama não hesita em discipliná-lo. Aquele que poupa a vara aborrece a seu filho; mas quem o ama, a seu tempo o castiga. O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga.
Quem caminha com os sábios se torna sábio; quem se junta com os insensatos torna-se mau. Bíblia Sagrada Prov. 13:20.
Segundo a bíblia o sábio é aquele que conhece e teme a Deus. Não adiantaria nada termos todo conhecimento do mundo e perdermos a salvação de nossas almas por não caminhar com aquele que criou todas as coisas.
Quem guarda a sua boca guarda a sua vida, mas quem fala demais acaba se arruinando. O que guarda a sua boca preserva a sua vida; mas o que muito abre os seus lábios traz sobre si a ruína. O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação.
18 curiosidades que você vai gostar
Provérbios 13:3 (NBVP)
Quem toma cuidado com suas palavras protege a própria vida, mas quem fala demais acaba arruinando sua vida.
O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda das angústias a sua alma. O que guarda a boca e a língua guarda das angústias a sua alma. Se você não quer se meter em dificuldades, tome cuidado com o que diz. Quem reflete antes de falar evita muitos dissabores e sofrimentos.
Sabedoria é o substantivo feminino que é a característica de uma pessoa sábia e que significa um conhecimento extenso e profundo de várias coisas ou de um tópico em particular. A sabedoria muitas vezes é indicativo de uma pessoa instruída, que tem muito juízo, bom senso e se comporta com retidão.
No texto atribuído a Higino, os sete sábios são: Pítaco de Mitilene, Periandro de Corinto, Tales de Mileto, Sólon de Atenas, Quílon de Esparta, Cleóbulo de Lindos e Bias de Priene. Plutarco lista os sete sábios como Tales, Bias, Pítaco, Solon, Quílon, Cleóbulo e Anacarses.
2 – São pessoas de mente aberta
Sabedoria rima com empatia, e colocar-se no lugar do próximo é uma atividade que o sábio realiza com frequência. Para isso, ele não tem preconceito nem deixa que suas opiniões pessoais interfiram no julgamento que eventualmente faz de pessoas e circunstâncias.
A essência do que Salomão estava afirmando neste versículo é: "Existem pessoas que são pobres, mas vivem fingindo ser ricas; enquanto os verdadeiramente ricos costumam se fingir de pobre.".
Provérbios 13:11. O dinheiro ganho com desonestidade diminuirá, mas quem o ajunta aos poucos terá cada vez mais. A sabedoria da riqueza vem de investir mesmo que seja pouco, de maneira consistente e durante muitos anos.
Provérbios 17:17 - Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.
O emprego da vara em crianças é recomendado mais duas vezes no mesmo livro: "A insensatez está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a livrará dela" (Provérbios 22.15). "A vara da correção dá sabedoria, mas a criança entregue a si mesma envergonha a sua mãe" (Provérbios 29.15).
O filho insensato é a calamidade do pai; e as rixas da mulher são uma goteira contínua. Grande miséria é para o pai o filho insensato, e um gotejar contínuo, as contenções da mulher. Um filho sem juízo pode levar o pai à desgraça.
"O temor do Senhor é a instrução para a sabedoria, e antes que a honra chegue à humildade." "Ensina-me bom discernimento e conhecimento, pois acredito em seus mandamentos." "Eis que o temor do Senhor, que é a sabedoria, e se afastar do mal é entender."
São eles Sólon, Tales. Pítaco, Bias, Quílon, Míson. Cleobulo, Periandro. Anacársis.
Foram incluídos entre tais sábios Epimênides, Leofanto, Aristodemo, Ferécides de Siro, Pitágoras de Samos, Anacársis, Anaxágoras, Acusilau de Argos, Laso de Hermíone, Orfeu, Epicarmo, Pisístrato, Lino, Pânfilo.
Termo de origem grega, sophia é um termo fundamental na linguagem filosófica. Designa uma forma superior de conhecimento caracterizado por supremo ser vital, influindo na vida de quem a possui, ser supremo, o conhecimento do absoluto, de Deus - ser ordenador, colocando ordem em todo o saber e atividade.
Qualquer um que tenha interesse em tentar coisas novas e refletir sobre o processo tem capacidade de obter sabedoria. Aprendendo tanto quanto possível, analisando suas experiências e colocando seu conhecimento em teste, pode se tornar uma pessoa mais sábia.
Os diferentes tipos de sabedorias
A equalização de sabedoria, que nós fornece a possibilidade de perceber de sutilezas a informação direta e concreta. E a sabedoria transparente, com a qual podemos aprender diretamente e conseguir obter conhecimento puro.
Do latim sapere, que significa “saber” ou “sentir o gosto”. O termo “sabedoria” surgiu na língua portuguesa a partir do latim sapere, que significa “saber” ou “sentir”. No entanto, o termo latino teria se originado do grego sophos / sophía, que quer dizer “sábio”.
“Quem tem conhecimento” refere-se a quem obteve sabedoria. Os sábios são comedidos no falar. Como afirmou Aristóteles, eles não despejam nos outros tudo que lhes vem à mente e jamais dizem qualquer coisa sem que tenham deixado na mente o bastante para terem certeza de que devem falar.
O homem bom, do bom tesouro do seu coração, tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração, tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca. ...
adjetivo Que foi alvo de perturbação; que está passando por um processo de perturbação. Que perdeu o norte; que está desnorteado; desvairado. Etimologia (origem da palavra perturbado). Part. de perturbar.
O que significa ver muito o número 2?
O que pode ser estipulado no pacto antenupcial?
Como comprovar doença adquirida no trabalho?
Quantos salgado para 20 pessoas?
Quais computadores rodam CS GO?
Quando o sistema de cotas foi implantado no Brasil?
Quanto tempo posso guardar conserva?
Como saber se o homem tem DST?
Quais atividades são consideradas periculosidade?
Porque quarta-feira tem hífen?
O que são caracteres em um texto?
Quais são os direitos da primeira geração?
Quais são os 7 pecados mortais do mundo?
Como é o corrimento da fecundação?