Observemos: “viagem” é substantivo e, portanto, não admite flexão. Logo, quando flexionado, teremos “viajem” para a terceira pessoa do plural do presente do subjuntivo: que eles viajem. Ou ainda no imperativo afirmativo: viajem eles.
Estude quando e onde quiser com o novo GE Play Enem. VIAJEM: É da forma “viagem” que deriva o verbo “viajar”, que assumiu o J porque obviamente não dava para escrever com G (porque ia ficar “viagar” :D). Por isso, como o infinitivo do verbo é escrito com J, todas as suas flexões também acompanham essa grafia.
No entanto, não podemos deixar de ressaltar que cada um é aplicado em contextos diferentes: enquanto que “viagem” é caracterizada como um substantivo, “viajem” é conhecida por ser um verbo. Nesse sentido, quando vamos desejar uma boa viagem a alguém, utilizamos o substantivo e não o verbo, com a consoante “g”.
Viajem é a forma do verbo viajar conjugado na 3. ª pessoa do plural do presente do subjuntivo (que eles viajem) ou na 3. ª pessoa do plural do imperativo (viajem eles). É sinônimo de passeiem.
Mas se você estiver referindo-se ao substantivo, apenas viagem, com g , está correta. Caso esteja referindo-se à forma do verbo viajar conjugada na 3ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3ª pessoa do plural do imperativo, apenas viajem, com j , está correta.
45 curiosidades que você vai gostar
Essa dúvida acontece em virtude da semelhança do som entre as letras g e j. Isso porque as palavras viagem e viajem são classificadas como homófonas, ou seja, suas pronúncias são idênticas, mas as grafias são diferentes. ... A regra é: quando você utiliza a palavra como um verbo, deve escrevê-la com j.
Por que: utilizado em perguntas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases. Exemplo: Você não gosta dessa matéria, por quê? Porquê: possui o valor de substantivo e indica o motivo, a razão.
Veja exemplos com cada tipo:Estado Permanente: ser, viver. Exemplos: Crispim vive triste. ... Estado Mutatório: virar, torna-se, ficar, fazer. Exemplos: Damiana fez suco de maracujá. ... Estado de continuidade: continuar, permanecer. Exemplos: ... Estado transitório: achar-se, estar, andar, encontrar-se. Exemplos:
Te desejo apenas o melhor nessa jornada, e que seu retorno seja breve. Boa viagem! Estarei esperando por você com o coração cheio de saudades. Boa viagem!
Boa viagem, ou melhor dizendo, boas viagens, bons momentos, boas companhias, boas risadas, bons dias e boas noites! Para onde quer que você vá, você vai levar uma parte de mim. Te desejo apenas o melhor nessa jornada, e que seu retorno seja breve. Boa viagem!
Dentre as ofertas luxo os hotéis Radisson Recife (Beach Class Suites), Atlante Plaza, BHG Recife Boa Viagem e o Transamérica Prestige, instalados à beira mar, são algumas das melhores propostas na Praia de Boa Viagem. Outra escolha bacana, a 5 minutos de caminhada da orla, é o Ramada Suites Recife.
Porque: Escrito junto e sem acento, este “porque” é uma conjunção explicativa ou causal. Pode ser substituído por “pois”, “uma vez que”. Porquê: Escrito junto e com acento, este “porquê” se usa quando a sentença for substantivada e sinônima de “motivo” ou “razão”.
Resposta: Sim. Estar é um verbo de estado.
Verbos de ligação são verbos que indicam um estado, ligando uma característica ao sujeito. ... São também chamados de verbos não nocionais ou verbos copulativos.
Como exemplos de verbos de ESTADO temos: SER,ESTAR, FICAR... Uma dica: os verbos de estado são os chamados verbos de ligação:SER, ESTAR, FICAR, PARECER, PERMANECER, CONTINUAR, TORNAR-SE, ENCONTRAR-SE,...
IndicativoPresente. euviajo-o. tuviaja-lo. eleviaja-o. ... Pretérito Imperfeito. euviajava-o. tuviajava-lo. eleviajava-o. ... Pretérito Perfeito. euviajei-o. tuviajaste-o. eleviajou-o. ... Pretérito Mais-que-perfeito. euviajara-o. tuviajara-lo. ... Futuro do Presente. euviajá-lo-ei. tuviajá-lo-ás. ... Futuro do Pretérito. euviajá-lo-ia. tuviajá-lo-ias.
Os tempos verbais (presente, pretérito e futuro) se unem aos modos verbais (indicativo, subjuntivo e imperativo) para indicar a forma como ocorrem as ações, estados ou fenômenos expressados pelo verbo.
Existem verbos regulares, irregulares, anômalos, defectivos, impessoais, unipessoais, abundantes, de ligação, auxiliares, pronominais, reflexivos, transitivos e intransitivos.
...
Exemplos de verbos regularesVerbo estudar;Verbo cantar;Verbo amar;Verbo achar;Verbo aprender;Verbo correr;Verbo viver;Verbo partir;
Porque é sonhador o jovem cultiva ideias. A criança adoeceu porque brincou na água quente. Porque você não tirou os pães do forno logo? O pedreiro não terminou de colocar a cerâmica da casa, por que?
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
= Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas. O porquê = Usado como um substantivo.
Por que larenjeira, lojinha, gorjeta, sarjeta e cerejeira são escritas com "J"? Escrevem-se com “J” as palavras derivadas de outras terminadas em -ja: Laranja: laranjeira, laranjinha. Loja: lojinha, lojeca, lojista.
jardim.jarro.jegue.jeito.jejum.joelho.jogo.jornal.
Como saber quantas porções rende uma receita?
Porque as árvores limpam o ar?
Como transferir ingresso no total acesso?
Tem como apagar a luz do mouse?
Como identificar câncer de colo do útero?
Qual é o banco que faz empréstimo para nome negativado?
Qual o dinossauro foi encontrado no Brasil?
Pode dormir com aplique no cabelo?
São exemplo de valores éticos?
Quais são as habilidades Bncc ensino fundamental?
Quem pode aplicar sanção disciplinar?
São atribuições específicas do enfermeiro em centro cirúrgico exceto?
Quais as veias mais usadas na administração de medicamentos na veia?
O que a química faz no cabelo?