A coleta de dados de enfermagem ou histórico de enfermagem é processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e ...
Investigação (coleta de dados e exame físico); Diagnóstico de enfermagem; Planejamento (resultados esperados); Implementação da assistência de enfermagem.
De acordo com essa nova resolução, os procedimentos de sistematização de assistência de enfermagem devem ser realizados, de modo deliberado e sistemático, em todos os ambientes, públicos ou privados, em que ocorre o cuidado profissional de enfermagem.
É importante ressaltar que essas fases são interdependentes.
Coleta de dados de Enfermagem ou Histórico de Enfermagem O primeiro passo para o atendimento de um paciente é a busca por informações básicas que irão definir os cuidados da equipe de enfermagem. A etapa faz parte de um processo deliberado, sistemático e contínuo, na qual haverá a coleta de dados.
A anamnese compreende os seguintes tópicos, cada um apresentando uma função semiológica específica: (1) Identificação; (2) Queixa principal e duração; (3) História da Doença Atual (HDA); (4) Interrogatório Sintomatológico (ou Sistemático); (5) Antecedentes Pessoais e Familiares (Fisiológicos e Patológicos); (6) Hábitos ...
Numa pesquisa as autoras deduziram que para implantar o PE é necessário capacitar todos os membros da equipe para a sua aplicação, além do enfermeiro estar preparado com conhecimentos científicos e constante atualização(12), o que deve fazer parte do programa de educação em serviço das próprias instituições(13,14).
Esta Resolução afirma que o Processo de Enfermagem está dividida em cinco etapas: Coleta de Dados de Enfermagem (ou Histórico de Enfermagem); Diagnóstico de Enfermagem; Planejamento de Enfermagem; Implementação; e Avaliação de Enfermagem.
A coleta de dados de enfermagem ou histórico de enfermagem é processo deliberado, sistemático e contínuo, realizado com o auxílio de métodos e técnicas variadas, que tem por finalidade a obtenção de informações sobre a pessoa, família ou coletividade humana e sobre suas respostas em um dado momento do processo saúde e doença.
Consiste na coleta de informações referentes ao estado de saúde do cliente, com o propósito de identificar as necessidades, os problemas, as preocupações e as reações humanas desse cliente. Existem cinco passos que podem ajudar o enfermeiro a realizar uma investigação sistemática e ordenada, sendo elas:
Por exemplo: a enfermeira poderá delegar ao próprio cliente/paciente, para que haja um maior comprometimento e entrosamento entre ele e o profissional, delegar ao responsável pelo paciente quando na impossibilidade de colher dados do paciente ou, ainda, quando o profissional enfermeiro priorizar um atendimento de urgência à coleta de dados.
Propomos conscientizar os enfermeiros sobre a importância da SAE (Sistematização da Assistência de enfermagem), realizar treinamentos para a equipe de enfermagem identificando os benefícios que a SAE proporcionará, orientar sobre a escolha de uma teórica e a implantar todas as etapas da SAE.