As possibilidades são infinitas, qualquer tipo de projeto pode ser executado neste sistema, casas, edifícios, hospitais,colégios,lojas e restaurantes.
Desde então, o sistema vêm ganhando mercado e, sua aplicação superou as construções residenciais. Hoje, já podemos ver o “Light Steel Framing” sendo empregado em obras comerciais, escolas, hospitais, edifícios de até 4 pavimentos, galpões, armazéns, restaurantes, hotéis e coberturas.
Devido à distribuição uniforme das cargas proporcionada pelo sistema Light Steel Frame, tem-se que o tipo de fundação mais adequada é o radier uma vez que ambos trabalham com cargas distribuídas.
O steel frame ou light steel frame é um sistema construtivo industrializado e altamente racionalizado, formado por estruturas de perfis de aço galvanizado. Seu fechamento é feito por placas, podendo ser cimentícias, de madeira, drywall, etc. ... leves, que podem ser forros de drywall, pvc, etc.
Estamos falando do Light Steel Frame, que pode ser traduzido como estrutura de aço. Essa técnica à base de aço galvanizado, capaz de substituir as tradicionais construções de concreto, blocos e tijolos, garante economias expressivas por conta da redução de materiais necessários na hora da montagem.
34 curiosidades que você vai gostar
A construção com Steel Frame gera pouco lixo e resíduos e nem necessita do uso de água. Além disso, o aço galvanizado é um material 100% reciclável. Dessa forma, uma obra de Steel Frame é uma opção mais sustentável.
O Light Steel Framing (LSF) é um sistema construtivo industrializado, composto por perfis leves de aço galvanizado, com a possibilidade de o fechamento ser realizado por placas cimentícias, painéis de tiras de madeira orientadas (Oriented Strand Board) ou peças de gesso acartonado.
Segundo a arquiteta Karina Sant Ana, uma obra em Steel Frame (padrão médio), custa em torno de R$ 1.900 por metro quadrado finalizado. A mesma construção de médio padrão pronta, em alvenaria convencional, custaria em torno de R$ 1.800 a R $ 2.000. Ou seja, o Steel Frame está no meio, com um valor equiparado.
Entre as desvantagens desse sistema de construção estão, principalmente, a falta de mão de obra especializada. Além disso, o Steel Frame não é indicado para construções com mais de 5 andares por ser mais sensível a grande quantidade de peso.