Vulcão é uma estrutura geológica em terra ou no mar, por onde extravasa magma, uma massa de rocha fundida de alta temperatura, constituída em grande parte de silicatos, misturados com vapor de água e gás.
Existem três tipos de vulcões: os ativos (que entram em erupção de tempos em tempos), os dormentes (que não entram em erupção há muito tempo) e os extintos (que não entram mais em erupção e não dão mais sinais de vida).
A formação e a erupção de um vulcão ocorrem graças ao choque das placas tectônicas (veja a ilustração). No Brasil, não há vulcanismo ativo há milhões de anos. Os ciclos tectônicos, que permitem a formação dos vulcões, têm um período de existência de aproximadamente 300 milhões de anos.
Vulcões são aberturas em montanhas presentes na superfície da Terra que expelem gases, fogo e lava. Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta.
Alguns vulcões, como o monte Kilimajaro, na África, têm pouca probabilidade de entrar em erupção de novo: são os vulcões extintos. Monte kilimajaro, África.
Resposta: Desse modo, os vulcões são classificados em cinco tipos distintos: os Vulcões Escudo, Vulcões Monogenéticos (Cones de Escórias e Cones Hidroclásticos), Vulcões Compostos, Vulcões Combinados e Caldeiras.
Tipos de vulcões
A maioria dos vulcões ocorre em áreas montanhosas que acompanham as bordas das placas tectônicas. Muitos deles encontram-se submersos. Quando estão distantes da superfície, muitas vezes, as erupções nem são percebidas.
Vulcões são estruturas geológicas constituídas de massa de rocha fundida, devido às altas temperaturas em seu interior. Basicamente representam uma abertura na superfície terrestre capaz de expelir material magmático e gases vindos do interior do planeta.
Assim, veremos os tipos de vulcões e suas classificações: Vulcão Ativo – Apresenta atividade, ou seja, demonstra sinais de instabilidade. Portanto, existem desde os vulcões que entram em erupção frequentemente e provocam grandes explosões até os que passam longos períodos sem atividade e emitem apenas pequenos volumes de gases.
Basicamente, existem hoje cerca de 1.500 vulcões ativos em todo o planeta Terra. Mas, anualmente, só entram em erupção 70 vulcões. Agora, a título de curiosidade, vale destacar que existem outros vulcões em outros planetas do nosso Sistema Solar. 4. Maior vulcão do mundo O Mauna Loa no Havaí, certamente, é o maior vulcão do mundo.
Os vulcões, apesar de suas várias formas, possuem uma estrutura comum. Conforme visto até aqui, nem todos vulcões são iguais, parecidos com montanhas, e que lançam lava a partir de uma explosão. Assim, veremos os tipos de vulcões e suas classificações: Vulcão Ativo – Apresenta atividade, ou seja, demonstra sinais de instabilidade.
Contudo, vulcões e montanhas podem ter processos de formação geológica diferentes, apesar de que um vulcão é uma montanha, nem toda montanha é um vulcão. Vulcões formam-se por meio do acúmulo de magma no interior da Terra, em áreas de contato das placas tectônicas.
Qual vilão mais forte de Boruto?
O que é complementar inscrição no Fies?
O que a nicotina causa a saúde?
Qual o país que não tem cobra?
O que dar para o cachorro quando ele não quer comer nada?
O que quer dizer origem étnica?
Quais os sintomas de dores abdominais?
Qual é a cidade mais velha do Nordeste?
Como saber quando é verbo transitivo direto e indireto?
É possível ver os anéis de Saturno da Terra?
Quais são todos os substantivos comuns?
Porque eu apago minhas fotos e elas voltam?
Qual o valor de uma audiometria?