Poluição atmosférica: relaciona-se com problemas respiratórios, tais como o aumento dos riscos de bronquite, asma, câncer de pulmão e enfisema pulmonar. Vale destacar que a poluição do ar também afeta o coração, desencadeando até mesmo infarto.
Muitas doenças podem ser consideradas como doenças ambientais porque estão relacionadas diretamente com a degradação humana e do ambiente global.
A SJC Química separou algumas doenças e indisposições causadas pelo descaso com o ar.1 – Asma. se trata de inchaço e estreitamento das vias do pulmão o que causa dificuldade respiratória, falta de ar, aperto no peito e tosse. ... 2 – Rinite. ... 3 – Pneumonia. ... 4 – Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica. ... 5 – Câncer de pulmão.
Pessoas que residem nos centros urbanos sofrem com a diminuição das áreas verdes e exposição a altas taxas de poluição do ar, que resultam na mudança da qualidade do ar e contribuem para o aparecimento de doenças respiratórias, cardiopatias, além de aumentar as chances de desenvolvimento do câncer.
Os fatores ambientais podem ser: agentes físicos, substâncias químicas, agentes biológicos e fatores nutricionais. Eles estão relacionados às características geográficas de uma região, à cultura dos grupos, ao status socioeconômico e a fatores ocupacionais (Hutt e Burkitt, 1986).
20 curiosidades que você vai gostar
“Os fatores ambientais que mais determinam o processo saúde doença na nossa comunidade dentre vários, podem ser citado lotes vagos com lixo, acúmulo de material reciclável por algumas pessoas da população, além de ruas não pavimentadas.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Saúde Ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente.
As mudanças ambientais antropogênicas também ameaçam a saúde humana por causar escassez de água e alimentos, aumentar os riscos de desastres naturais, provocar o deslocamento de pessoas e aumentar o risco de ocorrência de doenças infecciosas (Lindahl & Grace et al., 2015).
A poluição atmosférica também afeta diretamente a saúde, causando danos, principalmente, no nosso sistema respiratório. A poluição do ar está relacionada com o aumento dos casos de asma, bronquite e câncer de pulmão. O desmatamento também pode levar ao surgimento de doenças em uma população.
Em relação às consequências ambientais, podemos considerar que estes tipos de eventos, comprometem os serviços de saneamento ambiental, a quantidade e a qualidade da água, o solo e oferta de alimentos, bem como alterações nos ciclos de vetores, hospedeiros e reservatórios de doenças.
Principais tipos de gases poluentes. ... Dióxido de enxofre. ... Monóxido de carbono. ... Gás carbônico. ... CFC (Clorofluorcarbonos) ... Óxidos de nitrogênio. ... Hidrocarbonetos (HC) ... Material Particulado.
Quais as principais doenças infecciosas? As principais doenças infecciosas com quadro de persistência no Brasil são a gripe, infecções de pele, as hospitalares, AIDS/HIV, as hepatites virais tipo B e C, a tuberculose e as doenças respiratórias e diarreicas, apresentando alta prevalência e distribuição geográfica.
As mortes ocorrem principalmente devido à inalação dos gases e à exposição a partículas finas que penetram profundamente nos pulmões e no sistema cardiovascular, podendo causar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardíacas, câncer de pulmão, doenças pulmonares obstrutivas crônicas e infecções respiratórias, ...
A manutenção da saúde ambiental é fundamental pois atinge, de maneira direta, no nosso cotidiano e nos diversos problemas sanitários que surgem devido à ausência dessa preocupação. O acúmulo de lixo, por exemplo, propicia o aumento dos números de pragas e vetores urbanos que oferecem risco sanitário a toda a população.
Dentre os principais impactos ambientais causados pela atividade humana, principalmente pelas empresas, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Resumo sobre desequilíbrio ambiental
É uma alteração que provoca efeitos negativos no ecossistema. Pode ter causas naturais ou ser desencadeado pelo homem. A poluição, a caça, a pesca e a introdução de espécies exóticas podem ser suas causas. Uma das suas consequências é a redução da biodiversidade.
A falta de saneamento básico, os maus hábitos de higiene e as condições precárias de vida de determinadas regiões do planeta são fatores que estão intimamente ligados com o meio ambiente e que contribuem para a transmissão da doença.
Fatores Ambientais da Empresa: Internos à organização
Distribuição geográfica de instalações e recursos. Infraestrutura. Software de tecnologia da informação. Disponibilidade de recursos.
Enfermagem trabalha com o meio ambiente que interfere na saúde e na qualidade de vida das pessoas, um ambiente saudável propicia melhores condições de vida à população. A enfermagem deve estar atenta, pois não é necessário tratar só a doença, e sim tratar o meio contaminante.
As principais doenças respiratórias crônicas são:Rinite crônica. A rinite crônica é uma inflamação da parte interna do nariz que em alguns casos é causada por uma alergia a pelo de animais, pólen, mofo ou poeira, sendo conhecida como rinite alérgica. ... DPOC. ... Tuberculose. ... Gripe. ... Faringite. ... Pneumonia. ... COVID-19. ... Bronquite aguda.
Doenças infecciosasCólera.Diarréia dos viajantes (e intoxicações alimentares)Doença de Chagas.Encefalopatia espongiforme transmissível ("doença da vaca louca")Febre tifóide.Hepatite A.Hepatite E.Leptospirose.
Doenças contagiosas mais comunsInfluenza. Doença infecciosa causada por vírus. ... Sarampo (Hashika) ... Rubéola (Fushin) ... Caxumba (Otafukukaze) ... Catapora ou Varicela (Mizuboso) ... Erisipela ou Eritema Infecciosa (Ringobyo) ... Herpangina (Herupanguina) ... Doença de mão, pé e boca (Te ashi kuchi- byo)
As doenças infectocontagiosas são aquelas de fácil e rápida transmissão, provocadas por agentes patogênicos, como o vírus da gripe e o bacilo da tuberculose. Em algumas ocasiões, para que se produza a doença, é necessário um agente intermediário, transmissor ou vetor.
Dióxido de nitrogênio, dióxido de enxofre, ácido nítrico, ácido sulfúrico e hidrocarbonetos são outros poluentes que contribuem para esse tipo de poluição.
Substâncias poluentes mais agressivas ao ser humanoPartículas Totais em Suspensão (PTS), Fumaça e Partículas Inaláveis (PM10) Representam materiais sólidos e líquidos em suspensão na atmosfera, como poeira, pó, fuligem, fumaça. ... Ozônio (O3) ... Dióxido de Nitrogênio (NO2) ... Dióxido de Enxofre (SO2) ... Monóxido de Carbono (CO)
Como acessar o Painel de Controle do Windows 7?
Quantos km tem a rodovia Panamericana?
Qual o nome dos graus da escala maior?
Quanto tempo dura a micropigmentação labial?
O que é uma aplicação distribuída?
Quais são os pontos de atenção para não trabalhar o tema de forma preconceituosa?
Quem fala primeiro acusação ou defesa?
Quais são os poderes de uma feiticeira?
Para que foi criada a Organização mundial da saúde?
Que tipo de texto e A bailarina?
O que seria mais rápido que a velocidade da luz?
Como são chamadas as bactérias que causam doenças?
O que diz o artigo 22 da educação?
Quanto tempo leva para a pessoa desencarnar?
Quanto de energia gera um biodigestor?
Quais são as principais causas dos conflitos mundiais da atualidade?