Sol bemol (Sol♭ na notação europeia e G♭ na americana) é uma nota musical um semitom acima de fá e uma abaixo de sol. É, pois, enarmônica das notas mi dobrado sustenido e fá sustenido.
Sustenido e bemol são alterações (acidentes) que indicam a menor distância entre duas notas considerando a música ocidental. No piano, as alterações são as teclas pretas, ao passo que as 7 principais notas são as teclas brancas. A diferença de nomenclatura indica a referência à nota acima (sustenido) ou abaixo (bemol).
Já vimos que as notas naturais dó, ré, mi, fá, sol, lá e si são chamadas assim (naturais) porque não possuem acidentes, ou seja, não estão marcadas com sustenidos nem bemóis. O simbolo # chama-se sustenido, ele serve para aumentar um semitom (1 casa) a nota natural.
Quando aprendemos sobre os sustenidos, entendemos que o sustenido existe quando aumentamos um semitom de cada nota. Obviamente que, na prática, o mi# está localizado na mesma tecla da nota fá, e o Si# na mesma tecla que a nota Dó, porém isso não muda o fato de que eles existes.
Pensando em sonoridade a resposta é: não existe. Agora preciso que você entenda uma coisa, a função do sustenido é elevar o valor da nota natural em ½ tom (1 semitom) e o # pode ser colocado em todas as notas naturais, até no E e no B.
18 curiosidades que você vai gostar
dó + semitom = dó# ré + semitom = ré# mi + semitom = mi#
Já com os bemóis, é ainda mais simples, devemos olhar o penúltimo bemol que irá indicar a Tonalidade Maior. Por exemplo temos 2 bemóis na Armadura de Clave (Sib e Mib). O penúltimo bemol é o Si bemol, portanto a música estará na tonalidade de Si bemol Maior, ou do seu relativo menor (VI°) que é Sol menor.
Anteriormente nós falamos que das 12 notas musicais existentes, 5 delas possuem esses acidentes que chamamos de sustenidos e bemóis. Mostramos em que notas acontecem os sustenidos, que são: C# – D# – F# – G# e A#.
O que é Dó bemol:
Dó um semitom abaixo do Natural (enarmônico ao Si Natural).