A variação do volume das águas de um rio no período de um ano é chamado de regime fluvial.
A importância das águas fluviais para os seres humanos está diretamente relacionada ao papel de abastecimento, alimento, uso doméstico, irrigação, produção industrial, fonte de energia, e meio de transporte.
Vaporização: passagem da fase líquida para a gasosa. Exemplo: a água fervendo e se transformando em vapor de água, como a vaporização dos rios, lagos e mares. Solidificação: passagem da fase líquida para a sólida. Exemplo: água líquida colocada no congelador para formar gelo.
O Rio Amazonas, maior bacia hidrográfica do mundo, apresenta regime misto com águas provindas do derretimento dos Alpes e elevadas taxas pluviométricas da neve derretida das montanhas.
O regime fluvial ou de rio, é a oscilação da quantidade de água presente em um rio no decorrer de um ano. A oscilação do volume está ligada diretamente à origem das águas. ... Quando a oscilação do volume das águas acontece em razão do processo de derretimento de geleiras, tal fenômeno é denominado de regime nival.
Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.
Os rios não possuem um volume de água uniforme durante o ano, pelo contrário, há períodos de variações. As últimas acontecem de acordo com a quantidade de chuvas ou derretimento de geleiras. O regime fluvial ou de rio, é a oscilação da quantidade de água presente em um rio no decorrer de um ano.
Quando a oscilação do volume das águas acontece em razão do processo de derretimento de geleiras, tal fenômeno é denominado de regime nival. Entretanto, pode ocorrer a existência de rios que sofrem influência dos dois regimes (pluvial e nival), como por exemplo, o rio Amazonas.
A acentuada variação da precipitação e do escoamento reflete-se no caudal dos rios – volume de água que passa numa dada seção de um rio, por unidade de tempo. A diferença entre os caudais de inverno e verão permite considerar que, em Portugal, o regime dos rios – variação do caudal ao longo do ano – é irregular, com caráter torrencial.
Quando a variação da quantidade de água de um determinado rio (cheias e vazantes) é proveniente das águas das precipitações, o processo é chamado de regime pluvial. Quando a oscilação do volume das águas acontece em razão do processo de derretimento de geleiras, tal fenômeno é denominado de regime nival.
O que acontece quando o embrião fecunda?
Como desbloquear a conta digital Caixa Tem?
Como tirar a carteira da Susep?
Como instalar novamente o Outlook?
O que fazer para tirar manchas de queimadura da pele?
O que é preciso para tirar a ANTT?
Como salvar do Facebook no celular?
Como limpar o disco rígido do notebook Windows 7?
Como separar data e hora em colunas no Excel?
Qual o valor da recarga do Bilhete Único mensal?
Qual a forma correta de descartar o lixo hospitalar?
Qual o salário de uma CNO da Natura?
Como se separa a palavra gangorra?
Como se dá a aprendizagem segundo Piaget?
Qual é a quantidade de dinheiro do banco Imobiliário?
Como fazer mudinhas de citronela?
Como desativar os serviços de localização do Facebook?