O efeito tóxico da bebida atinge o coração e, com o passar do tempo, dificulta a atividade de algumas enzimas nas células cardíacas, o que deixa o músculo cardíaco fraco e flácido: a chamada cardiomiopatia alcoólica.
"Beber todo dia não é para o ser humano. O etanol é tóxico para o organismo e o uso frequente pode trazer problemas recorrentes, que vão além do alcoolismo", explica Ana Cecília Roseli Marques, psiquiatra e membro do conselho consultivo da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e Outras Drogas.
Cérebro – o álcool afeta o Sistema Nervoso Central e pode causar perda de reflexo, problemas de atenção, perda de memória, sonolência e coma, que pode levar à morte. Coração – o álcool libera adrenalina, que acelera a atividade do sangue no coração, aumentando a frequência dos batimentos cardíacos.
Depois de passar pelo intestino e alcançar o sangue, o etanol presente na bebida ativa a produção de substâncias que amplificam a ação dos neurotransmissores (moléculas que controlam o fluxo de informações entre os neurônios) responsáveis pelo prazer. “Em pequenas doses, a substância tem um efeito estimulante.
Processamento de álcool no sangue
Uma vez absorvida, a substância passa para a corrente sanguínea antes de ser gradualmente eliminada pelo fígado. O órgão transforma o álcool em acetaldeído e depois em acetato. Em seguida, ele se transforma em calorias. E, finalmente, é eliminado ao tornar-se água e dióxido de carbono.
30 curiosidades que você vai gostar
A quantidade ideal de cachaça a ser consumida varia de acordo com o metabolismo de cada indivíduo, assim como entre homens e mulheres. A Organização Mundial da Saúde (OMS) declara que o consumo diário ideal é cerca de 30g de álcool (etanol), o que corresponde à praticamente duas doses de cachaça.
Para saber se alguém é alcoólatra, não basta essa pessoa consumir bebida alcoólica todos os dias. Portanto, quem bebe cerveja todos os dias, ou até mesmo outro tipo de bebida alcoólica, não é necessariamente um alcoólatra.
Para pessoas com alcoolismo leve ou moderado, a desintoxicação geralmente começa oito horas após a última bebida e dura entre cinco e sete dias. Para aqueles com alcoolismo grave, os sintomas de abstinência podem não diminuir por duas semanas ou mais. Detox é o processo de remoção de toxinas, como o álcool, do corpo.
Em circunstâncias comuns, o fígado leva cerca de seis meses para voltar ao peso normal depois que parte dele é extraída numa cirurgia, de acordo com avaliações feitas por exames de tomografia computadorizada e ressonância magnética. Também foram testadas com sucesso substâncias farmacológicas.
Quanto maior o fator água cimento mais enérgico deve ser o adensamento?
Quais são os principais representantes da Poesia Marginal brasileira?
Quanto tempo para receber o dinheiro do seguro?
O que se deve evitar quando se faz uma tatuagem?
Quem tem nome sujo pode morar fora do Brasil?
Qual é o sistema operacional mais usado no mundo?
Como Japão transforma lixo em energia?
Como pagar Meia entrada no UCI Orient?
Qual farinha low carb é mais barata?
Pode guardar remédio na bolsa?
Quanto custa 1 kWh em reais 2021 Enel?
Quais animais eram considerados sagrados para os egípcios?
O que significa escrever o nome de trás pra frente?
Porque o etanol é mais solúvel em água do que o etano?