Na tarde da próxima terça-feira, dia 21 de dezembro, mais precisamente às 12h59 (Hora de Brasília), começa o verão no hemisfério Sul. A estação mais quente do ano terminará em 20 de março de 2022, às 12h33 quando terá início o outono.
A entrada da nova estação é o dia mais longo do ano, ou seja, que recebe a maior quantidade de luz. Em 2019, o verão começa em 22 de dezembro, à 1h19min. Neste dia, o sol nasce às 5h21min e se põe às 19h25min, segundo a Somar Meteorologia.
“Em São Paulo, com latitude de -23,5 graus, ao longo do dia 21 de dezembro, que marca o solstício de verão no hemisfério sul, a duração da luz do Sol é igual a 13 horas e 27 minutos. Já no dia 21 de junho – solstício de inverno no hemisfério sul – a luz do dia dura em torno de dez horas e 33 minutos.
O dia começa a clarear em torno de 04:20.
O sol nasce às 6h30 e se põe 14 horas depois.
36 curiosidades que você vai gostar
Nos dias mais curtos do ano, em dezembro e janeiro, o nascer do sol vai acontecer apenas às 8.55, bem perto das nove da manhã. Em compensação, no inverno o sol deixará de se pôr antes das 18, já que o mais cedo que vai desaparecer do horizonte é às 18.14.
O dia começa à 0h e termina às 24h. A madrugada se estende da 0h às 4h; a manhã, das 5h às 12h; a tarde, das 12h às 18h; a noite, das 19h às 24h. Atenção: 24 horas é o fim de um dia; 0h, o começo de outro.
Isso está acontecendo devido a aproximação do solstício de verão no Hemisfério Sul (HS), que vai ocorrer no dia 21 de dezembro, às 14h28, pelo horário brasileiro de verão. É o início oficial do verão para o Hemisfério Sul e o início do inverno para o Hemisfério Norte (HN).
O solstício de inverno marca a noite mais longa do ano, e por consequência, o dia mais curto. Entenda. Inclinação do planeta Terra e a incidência de luz e calor do Sol de acordo com as estações do ano. Você tem notado que, com o avançar do outono, os dias escurecem cada vez mais cedo.
Durante os dias de primavera e de verão, o dia é maior do que a noite. Em outras palavras, durante a primavera e o verão, o dia dura mais do que 12 horas. Consequentemente, a noite tem menos do que 12 horas. Já no outono e no inverno, a situação se inverte.
Duração do dia
Se o Sol estivesse acima do horizonte 50% do tempo durante um ano padrão consistindo de 8.760 horas, a duração máxima aparente durante do dia seria de 4.380 horas para qualquer ponto da Terra. Entretanto, há efeitos físicos e astronômicos que mudam isso.
A duração do dia definida a partir da subdivisão do tempo terrestre tomando-se como referência o Sol é de 24 horas.
No nosso verão, quando o Hemisfério Sul está mais exposto ao sol, essa região do planeta recebe raios solares de forma mais direta e se aquece com o calor do verão — aí, amanhece mais cedo e escurece mais tarde.
Dividindo 360° (soma de todos os ângulos de uma circunferência) por 12 (numero de horas no relógio com uma volta) vai dar 30°. Logo, de 6h para 7h tem um aumento de 30°.
No verão, o Sol nasce mais cedo e os dias ficam mais longos. No inverno, o Sol nasce mais tarde, os dias ficam mais curtos. Portanto, adiantamos o relógio em uma hora no verão para acordarmos mais cedo e aproveitarmos ao máximo a luz do dia.
O fenômeno é causado porque a Linha do Equador — paralelo imaginário que divide o planeta no meio, em hemisférios sul e norte — não é alinhada perfeitamente ao Sol, na verdade, a Terra é mais inclinada que o astro.
No dia 20 de março deste ano de 2021, o dia e a noite durarão 12 horas cada.
Última lua cheia de 2021 foi registrada na madrugada
A lua cheia ocorre faltando poucos dias para 21 de dezembro, sendo a noite mais longa do ano no hemisfério norte, tal fenômeno conhecido como solstício de inverno, também chamado de “lua da noite longa”.
Os dias e as noites do nosso planeta são definidos pelo movimento de rotação que a Terra faz em torno de seu próprio eixo, certo? É bem aqui que está um detalhe importante: este movimento de 360º não leva 24 horas exatas para ser feito, mas sim 23 horas e cerca de 56 minutos.
Um dia é uma unidade de tempo geralmente definida como um intervalo igual a 24 horas.
21 de junho: Inverno no Hemisfério Sul, Verão no Hemisfério Norte. Hoje, o Sol nasceu às 6h 33min e vai se por às 17h 17min, ficando em nosso céu durante 10h 44min. E consequentemente a noite vai durar 13h 16min. Isto varia ao longo dos dias durante o ano.
O inverno deste ano começa oficialmente no dia 21, próxima segunda-feira, precisamente às 0h32min no horário de Brasília, fuso de -3 horas horas.
Na tarde da próxima terça-feira, dia 21 de dezembro, mais precisamente às 12h59 (Hora de Brasília), começa o verão no hemisfério Sul. A estação mais quente do ano terminará em 20 de março de 2022, às 12h33 quando terá início o outono.
Quanto ganha entregador do correio?
Como faço para ser entregador da Jadlog?
Como ser contratado no Canadá?
Como incentivar a participação da família no cotidiano escolar?
Como entrar como dentista na Aeronáutica?
O que fazer para ser uma pessoa de Deus?
Como trabalhar como operadora de caixa?
Como mostrar pra ele que sou diferente?
Como ser engraçado no WhatsApp?
Qual a importância da inclusão de alunos com deficiência no ensino regular?
Quantos anos de estudo para ser diplomata?
Como saber se a empresa é contribuinte do Senac?
É importante ser diferente dos outros no trabalho?
Como tem que ser o primeiro encontro ideal?