Vocativo é um termo da oração – palavra ou expressão, que põe em destaque a pessoa ou coisa a quem se dirige a palavra. Vem sempre separado por vírgula. Vocativo é um termo isolado dentro da oração, ou seja, não faz parte nem do sujeito nem do predicado.
O vocativo pode ser formado por: Substantivo, por exemplo: Laís, faça o trabalho de casa. Adjuntos adnominais, por exemplo: Força, meu amor, nós conseguiremos. Pronome pessoal do caso reto, por exemplo: Atenção, você, diminua a velocidade.
Vocativo é um termo isolado da oração, não sendo parte do sujeito e nem do predicado. Serve para chamar a atenção do interlocutor e aparece separado do restante da oração por algum sinal de pontuação.
O vocativo pode aparecer acompanhado de interjeições de apelo, a mais comum é a interjeição "ó". O vocativo pode aparecer no início, meio ou final das frases, porém não tem relação sintática com os demais termos da oração. Ele é um termo que não tem dependência, não pertencendo nem ao sujeito, nem ao predicado.
A função do vocativo é chamar ou interpelar o elemento a que se está dirigindo. É marcado por sinal de pontuação e admite anteposição de interjeição de chamamento.
15 curiosidades que você vai gostar
Sempre, sempre o vocativo aparece isolado entre vírgulas, se estiver no meio da oração. Claro, se estiver no começo, usamos a vírgula depois. Se o vocativo estiver no fim da oração, usamos a vírgula antes.
Nas cartas, é necessário escrever, na primeira linha do texto, o momento e o local em que o remetente (aquele que envia a carta) está quando escreve. Por exemplo: “São Paulo, 07 de abril de 2019”. Prezada professora Maria, Perceba, “Prezada professora Maria” é o vocativo dessa carta.
Data: colocar data do dia em que se escreve a carta ao lado do nome da cidade, separado por vírgula. Saudação: expressão, no centro ou canto da página, indicando um cumprimento. Vocativo: expressão para anunciar o início da conversa.
Frequentemente confundidos, é importante identificar a diferença entre o aposto e o vocativo: o aposto estabelece relação sintática com outro termo da oração e o vocativo não estabelece relação sintática com outro termo da oração. Aposto: Aquela menina, a Helena, ainda não almoçou. Vocativo: Helena, venha almoçar!
Pode tomar dipirona depois de comer?
Onde fica o bebê no início da gravidez?
Como diagnosticar raiva bovina?
O que significa solução na matemática?
Quais são as desvantagens da pecuária extensiva?
Como saber se o veículo tem sinistro grátis?
Quando surgiu a minha primeira célula?
Como saber quantos pixels tem a minha tela?
Qual o santo do Dia 7 de agosto?
Em que devo investir para ter retorno rápido?
Quais são os riscos biológicos em hospitais?
Como saber onde estão percevejos?
Qual é o adjetivo de solidariedade?
Qual a propriedade mecânica do aço?
Quantas peças de roupas da 8 kilos?
Onde lançar as receitas financeiras no SPED PIS-COFINS?