Os animais do início da Era Paleozoica viveram dominantemente em ambiente marinho: graptólitos, trilobites, moluscos, briozoários, braquiópodes, equinodermos, corais, etc. Os peixes surgiram no Ordoviciano, nas águas doces. As plantas terrestres mais antigas conhecidas datam do Siluriano (Austrália).
Esse período é marcado pelo surgimento de animais com exoesqueleto (esqueleto externo) e micro-organismos filamentosos. Existência de mares rasos e de um mega continente são as principais características do período.
Além dos trilobitas, no Cambriano existiam espécies de braquiópodes, moluscos, protozoários, gastrópodes, equinodermos e outros artrópodes. No Ordoviciano, apareceram os primeiros corais no registro fóssil. Além disso, surgiram os primeiros vertebrados, um grupo conhecido como ostracodermes.
O Paleozoico inicia com o período marcado pela explosão da vida nos mares, segue com a diversificação da vida durante todos os períodos desta era, e encerra com a maior das extinções que ocorreram na história da Terra, resultante de um período de aquecimento global, o que levou a extinção de 95% da vida, sendo 96% das ...
A Era Paleozóica Inferior terminou com a Idade do Gelo, a temperatura caiu e um grande número de espécies morreu. Mais tarde foi um período de clima estável, o clima era quente e úmido e havia muito dióxido de carbono disponível na atmosfera.
25 curiosidades que você vai gostar
“Neste momento, a Terra liberava muitos gases, como o enxofre, amônia, metano, vapor d água. Isso foi subindo e formando uma película gasosa envolvendo a Terra, no caso, uma atmosfera primitiva, extremamente irrespirável. Era Arqueozóica, que quer dizer vida arcaica ou primitiva”, diz o professor.
Entre as principais características desse período está o surgimento de raias, tubarões modernos e répteis marinhos.
O Período Cambriano (541–485.4 milhões de anos) é o período conhecido pela explosão da vida na Terra, quando se originaram todos os principais filos de organismos multicelulares, e ocorreu a irradiação de quase todos os grupos que encontramos atualmente, em um período de tempo geologicamente curto.
Mudanças significativas ocorreram também na crosta terrestre, com o processo de fragmentação da Pangeia e a separação desse grande bloco em dois continentes: Laurásia e Gondwana. Os dinossauros surgiram no período Triássico, durante a era Mesozoica, e sua extinção ocorreu ao final do Cretáceo.
pa·le·o·zói·co |ói|
1. Relativo a animais ou vegetais cujas espécies se extinguiram. 2. Que encerra restos desses animais ou vegetais.
A Era Cenozoica começou há 65 milhões de anos e dura até o presente. Significa "vida nova" e também é conhecida como a Idade dos Mamíferos. É nessa era que surge o homem atual, o Homo Sapiens e a tecnologia.
Os dinossauros e outros répteis surgiram no Triássico, primeiro período da era Mesozoica, há aproximadamente 245 milhões de anos.
O Mesozóico é especialmente conhecido pelo aparecimento, domínio e extinção dos dinossauros, é a “Era dos Dinossauros”. Quando esta Era começou, existia um único continente, o Pangeia.
É no período Triássico que surgem os primeiros dinossauros ao lado de répteis voadores, denominados pterossauros. Nesse período, a vida terrestre passa por intensa diversificação tanto na fauna, como na flora e começa o fenômeno da divisão do supercontinente Pangeia.
A Era Mesozoica é conhecida pela grande diversidade de répteis, mas também é a Era em que surgiram mamíferos e angiospermas. A Era Mesozoica iniciou-se há cerca de 250 milhões de anos e durou em torno de 185 milhões de anos. Ela pode ser dividida em três períodos: o Triássico, o Jurássico e o Cretáceo.
Durante o Proterozoico, a atmosfera e os oceanos mudaram significativamente, aumentando a atividade biológica em consequência do acúmulo de oxigênio. Como houve aumento da oferta de oxigênio, ocorrem os primeiros registros de organismos com a capacidade de realizar fotossíntese.
As eras geológicas subdividem-se em: Pré-cambriana, Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Elas representam cada uma das grandes divisões do tempo geológico do planeta.
O tempo geológico corresponde a uma escala cronológica que envolve os bilhões de anos do planeta Terra, desde sua origem aos dias atuais.
O Pré-cambriano abrange em torno de 90% do registro geológico da Terra. Somente no fim do Pré-cambriano, os organismos multicelulares evoluíram e houve o desenvolvimento da divisão sexual. Também ao fim do Pré-cambriano é que foram criadas as condições para a explosão da vida registrada no início do Éon Fanerozoico.
Há cerca de 530 milhões de anos, um vasta variedade de animais apareceu repentinamente no cenário evolutivo em um evento denominado A Explosão Cambriana. Em possivelmente mais ou menos 10 milhões de anos, animais marinhos evoluíram a maioria dos formatos básicos de corpo que vemos hoje em grupos modernos.
Criaturas da explosão cambriana
“Os biólogos discutem há décadas sobre o que desencadeou essa explosão evolutiva. Alguns pensam que um aumento acentuado de oxigênio provocou a mudança. Outros dizem que ela surgiu do desenvolvimento de algumas das principais inovações evolutivas, como a visão.
Principais características da Era Cenozoica
A Era Cenozoica teve como principal e mais marcante característica o desenvolvimento e surgimentos de novas espécies animais, o que só pôde ocorrer após o cataclismo – meteoro – que bateu na Terra já no final da Era anterior.
A Era Mesozoica é dividida em: Cretáceo, Jurássico e Triássico e ainda, a Era Cenozoico é subdividida em: Quaternário, Neogeno e Paleogeno. É no Fanerozoico que a vida expande no planeta Terra, surgindo toda biodiversidade existente.
As primeiras evidências incontestáveis da vida na Terra datam de pelo menos há 3500 milhões de anos,:68 durante a Era Eoarquéia, depois que uma crosta geológica começou a se solidificar após o Éon Hadeano, se fundido anteriormente.
Como mover parte do texto no Word?
Quais os 8 pilares fundamentais para a gestão da qualidade?
Como configurar o teclado do WhatsApp no Samsung?
O que acontece quando a pessoa se engasga?
O que ensina a doutrina da expiação?
O que é bom para desinflamar o nariz?
Como organizar os widgets do iPhone?
Quanto tempo antes da menstruação posso saber se estou grávida?
Onde passear em Porto Alegre RS?
Até quando a parte pode alterar o pedido?