Esse uso se torna generalizado: te para lá e para cá, não importando que haja objeto direto ou indireto, ou que a frase não respeite a regra gramatical. Por isso, Deus o proteja se torna Deus lhe proteja ou Deus te proteja.
Presente do subjuntivo: que eu proteja, que tu protejas, que ele proteja, que nós protejamos, que vós protejais, que eles protejam. Imperativo afirmativo: proteja ele, protejamos nós, protejam eles.
A forma correta é Deus o/a abençoe.
O verbo abençoar necessita da regência direta sem preposição. E na linguagem coloquial também pode ser usado Deus te abençoe.
Acompanhem vem do verbo acompanhar. O mesmo que: escoltem, sigam, reconduzam.
A forma correta de escrita da palavra é tenham, com -m final. A palavra tenhão, com o ditongo final -ão, está errada. Tenham é a forma conjugada do verbo ter na 3. ª pessoa do plural do presente do subjuntivo (que eles tenham) ou na 3.
26 curiosidades que você vai gostar
Que Deus o tenha!
Que Deus a tenha!
Resumindo: só use LHES(S) para substituir complementos de verbos que poderiam ser substituídos por a alguém. (Para quem lembra as regras de gramática, LHE(S) serve para substituir objeto indireto).
Ir junto com; seguir, reconduzir: acompanhar uma visita até à porta. Fazer companhia: acompanhar os amigos. [Figurado] Ouvir com muita atenção e entender perfeitamente o que lhe é dito: acompanhar uma explicação, raciocínio etc.
A forma correta de escrita da palavra é deem, sem acento circunflexo. A palavra dêem, com acento circunflexo, está errada, porque deixou de ser acentuada com a entrada em vigor do atual acordo ortográfico. Deem é a forma conjugada do verbo dar na 3. ª pessoa do plural do presente do subjuntivo ou na 3.
Não. O som é oral: que eu abençoe, ele abençoe, nós abençoemos, eles abençoem. Que Deus nos abençoe.
abençoem | Conjugação de abençoem no Dicionário Infopédia de Verbos Portugueses.
Quando alguém te diz “Que Deus te abençoe”. Não está apenas desejando a você o melhor. Mas também está, assim, ajudando a atrair os favores do Criador para a sua vida. ... E os anjos então correm para fazer com que aquela pequena prece, chegue rapidamente até o céu e atinja o coração de Deus.
Protejam vem do verbo proteger. O mesmo que: defendam, resguardem, tutelem, tutorem, guardem, amparem, auxiliem, ajudem, defensem.
O verbo proteger é um verbo foneticamente regular, mas que apresenta uma irregularidade na sua forma, havendo a alteração da consoante g para a consoante j antes da vogal a e da vogal o. Essa alteração ocorre para que haja a manutenção da pronúncia: eu protejo, que ele proteja, que eles protejam,...
Que hoje Deus nos proteja, nos guarde e nos abençoe, pois devemos ter fé e confiar mais no Senhor, Ele é tudo e nós sem Ele não somos nada. Que Ele ilumine o nosso dia e nos livre de todo mal, Amém. Senhor, abençoa, guarda e protege as pessoas abandonadas, famintas e perdidas deste mundo.
Por que: utilizado em perguntas. Exemplo: Por que não voltamos para a casa? Porque: utilizado em respostas. ... Por quê: utilizado em perguntas no fim das frases.
Afinal de contas, qual é o certo: companhia ou compania? A resposta para essa dúvida recorrente é que existe apenas uma grafia correta na língua portuguesa: companhia. Como você já deve ter percebido, algumas palavras possuem uma escrita e pronúncia que parecem não combinar.
Sinônimo de acompanhamento companhia, comitiva, escolta, séquito, cortejo, procissão, préstito. Assistência dada por profissional: assistência, orientação, ajuda, apoio, auxílio, supervisão, auditoria. Nas refeições: guarnição. ... rastreamento, rastreio, seguimento.
LHE OU LHES?Para evitar o segundo erro é só prestar atenção: lhe substitui uma expressão singular e lhes substitui uma expressão plural.Outro aspecto que merece atenção:Não é correto o emprego de lhe(s) com verbos como conhecer, convidar, abraçar e outros que não exigem complemento com preposição.
Ela se refere à pessoa diretamente. O "o" é a terceira pessoa e o "te" é a segunda pessoa. Quando me refiro a seu ou dele utilizo o pronome LHE. só devemos utilizar o lhe quando o verbo abençoar pedir o pronome referindo-se a outra pessoa.
Usa-se o pronome pessoal oblíquo da terceira pessoa, “lhe” ou “o/a”, quando o interlocutor for tratado por “você”, e o pronome pessoal oblíquo da segunda pessoa, “te”, se ele for tratado por tu. Simples assim.
Que Deus o Tenha"Sofra as demoras de Deus e tenha paciência, porque o que Ele está preparando para você é algo inexplicável." ... Não desanime, foque no tempo de DEUS! ... Entregue sua vida para Deus e tenha certeza da vitória. ... A minha vovozinha (que deus a tenha)
Homem sério e trabalhador, com certeza já está nos braços de Deus Nosso Senhor. ... Oremos todos pela sua boníssima alma. Aos familiares enlutados votos de eterno pesar.
Que descanse em paz, todos os sonhos não realizados, os medos, as incertezas, as dores, porque minha fé não descansa nunca e me faz renascer cheia de esperanças. E hoje é mais um dia que recebi para viver, realizar e dar graças.
Quantos lugares tem o Chevrolet Captiva?
Como deixar as roupas mais macias e cheirosas?
Qual tipo de hímen é mais fácil de romper?
O que é juízo de valor Exemplos?
Quais são as 3 projeções usadas comumente quando este objeto está no 1º diedro?
Qual a capacidade física do ciclismo?
Quando a polícia foi criada nos EUA?
Como sair de todos os dispositivos do Gmail?
Quanto custa uma empregada doméstica com carteira assinada 2021?
Qual é o valor do IPVA do Corolla 2014?
Qual o melhor suplemento para tirar o cansaço?
Como saber quantos btus por metro quadrado?
Qual o princípio da beneficência?
Qual o valor do curso de Mestre de Obras?