Suporte concreto e visual. As crianças com Síndrome de Down aprendem melhor com estímulos visuais e materiais concretos. Sempre que necessário, o professor deve utilizar esses recursos para trabalhar os conteúdos em sala de aula.
Dicas e estratégias para potencializar a aprendizagem de crianças com Síndrome de Down
Esteja aberto à flexibilidade e mudança. Essas crianças geralmente têm dificuldade em falar claramente. É importante praticar a conversa de forma clara e coerente. Certifique-se de estimulá-las a falar claramente, assim como o professor deve falar claramente com elas.
Lembre-se: alunos com síndrome de Down costumam ser fortes na aprendizagem visual, mas fracos na aprendizagem auditiva. Precisam de apoio visual e concreto, com materiais práticos para reforçar o estímulo auditivo. Muitos alunos com síndrome de Down têm um período de concentração menor e são facilmente distraídos.
As 7 brincadeiras para crianças com Síndrome de Down que se destacam
Crianças com síndrome de Down podem ter várias dificuldades táteis que podem afetar o desenvolvimento da fala e fala propriamente dita. São dificuldades que têm a ver com a consciência sensorial, a hipossensibilidade ao toque, a hipersensibilidade ao toque ou a combinação desses problemas.
Colocar estudantes com diferentes condições para conviverem pode ser muito positivo para todos os envolvidos, pois cria um ambiente de ajuda e de solidariedade entre aqueles que têm mais facilidade em determinadas questões e os que precisam de uma atenção especial.
Estimulação da criança com down Se sua intenção é dar um presente que proponha a estimulação, como novos desafios, fomente a criatividade e o espírito de jogador, os jogos coletivos e de tabuleiro são uma ótima opção. Imagine um brinquedo muito complexo ou para se jogar sozinho.
Em geral, as crianças com síndrome de Down são menores em tamanho e seu desenvolvimento físico, mental e intelectual pode ser mais lento do que o de outras crianças da sua idade.
Também é importante consolidar e reforçar a aprendizagem anterior, concentrando-se nas competências básicas e numa compreensão da linguagem matemática básica. A forma mais comum de mau comportamento entre as crianças com Síndrome de Down é o comportamento que visa obter atenção.
A forma mais comum de mau comportamento entre as crianças com Síndrome de Down é o comportamento que visa obter atenção. No entanto, também pode haver frustração decorrente de sua dificuldade em lidar com o nível do trabalho que lhes é dado em sala de aula.
Esforce-se para tornar sua sala de aula um lugar onde cada aluno, independentemente da idade ou do nível intelectual, se sinta parte do grupo e se sinta à vontade para interagir com os outros colegas. Incentive-os a conversar e interagir positivamente um com o outro.
Pessoas que têm Síndrome de Down frequentemente acham, em especial, que aprender matemática é um desafio e demoram a adquirir conceitos matemáticos básicos, como os conceitos de igual/diferente, classificação e cardinal/ordinal.
Como resolver cobrança indevida da Oi?
Qual é o versículo do dia de hoje?
Como identificar emoções e sentimentos?
Como funciona o Reiki a distância?
Como funciona o meu Talking Tom amigos?
Quanto custa validar o diploma no Canadá?
O que é SBPE TR taxa de juros?
O que é Investigação de paternidade post mortem?
O que fazer profissionalmente aos 30 anos?
O que se entende por genes letais?
Como recolher INSS produtor rural pessoa física?
Como funciona o Game Pass para Xbox 360?
Como se reinventar após um término?
Como funciona a Minizinha D150?
Como funciona o jogo Resident Evil?