As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.
Se sua economia não resultava lucrativa o suficiente, muitas vezes eram sustentadas em parte pelos rendimentos que a Companhia de Jesus obtinha em outras atividades, como as operações de crédito, ou com doações da nobreza.
Os índios viviam em regime de economia coletivista (não havia propriedade privada), sob a direção de dois padres principais em cada povoado. A evangelização, ou catequese, era feita na língua guarani. Muitos índios aprendiam ofícios (ferraria, carpintaria). Alguns recebiam educação artística (música, escultura).
Coube aos espanhóis o papel de idealizar e construir essas missões compostas por sete reduções, que foram: redução de São Francisco de Borja, de São Nicolau, São Miguel Arcanjo, São Lourenço Mártir, São João Batista, São Luiz Gonzaga e Santo Ângelo Custódio.
A função dos jesuítas era evangelizar e incentivar os indígenas a assimilar os costumes europeus. Obviamente, as resistências indígenas foram parte do cotidiano das missões. Na Amazônia, a chegada dos jesuítas esteve relacionada ao fim da União Ibérica (1580-1640).
16 curiosidades que você vai gostar
No Brasil, eles chegaram em 1549 com o objetivo de cristianizar as populações indígenas do território colonial. Incumbidos dessa missão, promoveram a criação das missões, onde organizavam as populações indígenas em torno de um regime que combinava trabalho e religiosidade.
Nos aldeamentos jesuíticos os índios eram educados para viver como cristãos. Essa educação significava uma imposição forçada de outra cultura, a cristã. Os jesuítas valiam-se de aspectos da cultura nativa, especialmente a língua, para se fazerem compreender e se aproximarem mais dos indígens.
Sete Povos das Missões foram povoados indígenas comandados por Jesuítas espanhóis que se instalaram no Sul do Brasil na fronteira com a Argentina, Uruguai e Paraguai com a intenção de impedir que os portugueses expandissem o território mais a Sul da América.
Os Sete Povos das MissõesSão Francisco de Borja.São Luiz Gonzaga.São Nicolau.São Miguel Arcanjo.São Lourenço Mártir.São João Batista.Santo Ângelo Custódio.
Os Sete Povos das Missões tiveram uma grande importância na história do Rio Grande do Sul, como por exemplo, deram origem a cidades prosperas, ajudou na delimitação das fronteiras e teve uma grande contribuição cultural e para o nosso atual folclore gaúcho.
As missões eram povoados indígenas criados e administrados por padres jesuítas no Brasil Colônia, entre os séculos 16 e 18. O principal objetivo era catequizar os índios. A catequização, no entanto, tinha efeitos colaterais que não interessavam aos conquistadores portugueses.
Para que a catequização fosse realizada, era necessário que os indígenas aprendessem a língua portuguesa para a leitura de trechos bíblicos e o ensino da prática religiosa católica. Um dos nomes mais conhecidos no processo de evangelização que chegaram até nós foi o do padre José de Anchieta.
A historia econômica desta região vincula-se originalmente a pecuária, remanescente das missões jesuíticas do século XVII. Somente no século XIX e particularmente no século XX e que a agricultura se tornou a atividade econômica predominante.
No intuito de iniciar uma aproximação com os nativos, os religiosos das missões jesuíticas na América aprenderam as línguas dos aborígenes e criaram técnicas que facilitassem o convívio. Com isso, acabaram por organizar povos e até mesmo abrigar os indígenas.
No entanto, com a ausência da catequese, os índios foram se dispersando e os aldeamentos se transformando em bairros e cidades, seguindo, de modo geral, o padrão das vilas e povoados de Portugal.
Os jesuítas defendiam a catequese como objetivo principal da colonização no Novo Mundo e como a única forma de civilizar os índios, esses, por sua vez, teriam a semente divina que se desenvolveria somente por meio da catequização. costumes, que eram contrários à religião cristã.
Os espanhóis receberam reforço dos portugueses e derrotaram os índios na Batalha de Caiboaté, em 1756. As tropas colonizadoras estavam em maior número e com armamento mais potente do que os índios. O saldo da batalha foi a morte de 1511 guaranis e apenas 4 mortes de europeus.
O Tratado de Madri determinou a troca dos Sete Povos das Missões Orientais, pertencentes à Espanha, pela Colônia do Sacramento, posse da Coroa portuguesa. ... A luta dizimou a população indígena das Missões Orientais e passou à História com o nome de Guerra Guaranítica.
Reduções é o plural de redução. O mesmo que: atenuações, decrescimentos, diminuições, enfraquecimentos, limitações, redutores, subjugações.
A Região das Missões está localizada no noroeste do Rio Grande do Sul e é composta por 26 municípios.
Todos esses locais estavam nos nossos planos, com exceção de São Borja, que acabamos não conhecendo.SÃO LUIZ GONZAGA. Já não há vestígios da redução de São Luiz, mas os turistas têm opções para visitar. ... SÃO NICOLAU DO PIRATINI. ... SÃO LOURENÇO MÁRTIR. ... SÃO MIGUEL ARCANJO. ... SÃO JOÃO BATISTA. ... SANTO ÂNGELO CUSTÓDIO.
Esses rebanhos, abandonados no pampa e reproduzindo-se a solta, tornaram-se bravios e formaram uma imensa reserva de gado, conhecido como “Vacaria del Mar”. A Vacaria do Mar, situada entre a Laguna dos Patos e os rios Jacuí e Negro, havia sido pilhada por espanhóis e portugueses.
O impacto da catequização para os indígenas
A ação dos jesuítas, causou um profundo impacto ao impor aos nativos um modo de vida cristão, condenar suas práticas e crenças tradicionais, alterar suas estruturas sociais desvalorizando a função dos pajés e substituindo seu tipo de moradia.
Jesuítas no Brasil
Os primeiros jesuítas que vieram ao Brasil chegaram com o primeiro governador-geral da colônia, Tomé de Sousa, em 1549. Eles eram liderados por Manuel da Nóbrega e tinham como principal missão a cristianização dos nativos e zelar pela Igreja instalada no Brasil colonial.
Os jesuítas contribuíram para o desenvolvimento da educação, foram os primeiros educadores na história do Brasil, com a determinação de evangelizar conquistaram afetivamente os nativos, mantendo relações educacionais, estabeleceram ensinamentos religiosos e lições relevantes para as vivências nas missões.
O que regula o ritmo do coração?
Como conseguir senha processo tjsp?
O que mudou depois da Crise nas Infinitas Terras?
O que é o processo industrial?
Como acontece o processo de construção da identidade na sociedade moderna?
Como cadastrar no Call of Duty Modern Warfare?
Quanto custa para abrir uma franquia da Quem disse Berenice?
O que é preciso para que haja ensino e aprendizagem na sala de aula?
Como se cadastrar na Hotmart sendo de menor?
O que é destilação é um exemplo?
Quais são os objetivos da conservação do solo?
Como ganhar recebidos da Ruby Rose?
Como se cadastrar na Escola Paraná?