Locatário é aquele que aluga o imóvel (inquilino).
Um contrato de aluguel é um documento feito para cessão de um bem por um determinado período. Em troca do uso, o locatário (dono do bem) paga ao locador (quem aluga) o valor do aluguel. Nesse sentido, o contrato serve para especificar todas as obrigações do locador, além das obrigações do locatário.
Locador é o proprietário que disponibiliza seu imóvel para a utilização de terceiros sob um contrato temporário: o aluguel. O locador possui a escritura do imóvel e, portanto, o direito de usufruir do lugar diretamente ou por meio da renda gerada pela negociação do seu espaço privado.
Seja em tempos de bonança ou de crise econômica, a locação de imóveis é um investimento seguro e rentável. Para o proprietário, além da renda que gera, alugar o imóvel protege o patrimônio da inflação e é uma garantia para o futuro.
Para alugar um imóvel, o locatário precisa ser maior de idade – ter 18 anos ou mais – e deve apresentar na imobiliária o RG, o CPF e comprovantes de residência e de renda. No caso do funcionário público e do trabalhador com carteira assinada, a comprovação de renda pode ser feita por meio do demonstrativo de pagamento.
16 curiosidades que você vai gostar
O locatário deve apresentar documentos à imobiliária para análise de crédito, comprovação renda (que deve equivaler a três vezes o valor do aluguel) e garantias de pagamento do aluguel. Os mais comuns são: Cópia autenticada do RG e CPF; Cópia autenticada do RG e CPF do cônjuge (se tiver);
Na maioria dos casos, fazer a checagem de um nome para saber se ele está ou não sujo é uma tarefa bem simples. Para isso, basta que o proprietário ou a imobiliária tenham acesso a um órgão de proteção de crédito, como o SPC ou Serasa e consultem lá o seu nome ou CPF.
O aluguel pode permitir que o consumidor junte o valor do imóvel à vista mais rápido que o prazo do financiamento, mas esse cálculo não leva em conta que, até lá, o preço da casa ou apartamento não será mais o mesmo. Por isso, dependendo do cenário, o financiamento pode ser mais vantajoso que o aluguel.
“Se a rentabilidade somada com as parcelas for maior que o aluguel pago durante o período, então o aluguel é mais vantajoso. Porém, se a rentabilidade mais as parcelas forem menores que o valor pago com o aluguel, então vale a pena comprar”, explica.
Como calcular vazão volumétrica de um rio?
Qual o risco de comer carne de porco?
Qual remédio caseiro é bom para ouvido inflamado?
Quais são as 03 funções dos membros da microbiota humana?
Qual tinta de cabelo fixa mais?
O que deve ser incluído no formulário de solicitação de vaga?
Quais parasitas causam eosinofilia?
Como girar uma imagem no Google Docs?
Qual é o número atômico do boro?
Qual o fundamento da tutela de urgência?
O que é a linguagem não Binaria?
Quais as doenças que causam queda de cabelo?
O que é uma situação pendente?
Como conseguir livros pagos de graça em PDF?
Como desativar a tecla scroll lock?