Lista de alimentos que contém glútenPão, torrada, bolacha, biscoito, bolos, macarrão, croissant, donuts, tortilla de trigo (industrializados);Pizza, salgadinhos, hambúrguer, cachorro quente;Salsicha e outros embutidos;Cerveja e bebidas maltadas;Gérmen de trigo, cuscuz, triguilho, bulgur, sêmola de trigo;
Os alimentos que não contém glúten em sua composição são:Todas as frutas;Todos os legumes, vegetais e tubérculos como inhame, mandioca, batata e batata doce;Carnes, ovos, mariscos e peixes;Feijão, ervilha, lentilha e soja;Farinha de arroz, farinha de mandioca, amêndoa, coco, alfarroba, quinoa e ervilha;
O glúten está presente em alimentos derivados de farinha de trigo, como bolos e pães, alguns doces, aveia, massas, biscoitos e cerveja; e a lactose é o açúcar presente no leite e em seus derivados, como manteiga, queijo, creme de leite e iogurte.
O glúten é a combinação de dois grupos de proteínas: a gliadina e a glutenina, encontradas dentro de grãos de trigo, cevada e centeio – mais precisamente no endosperma, a reserva nutritiva do embrião da planta.
O que é o glúten? Ele é uma proteína presente naturalmente em muitos cereais, como o trigo, o centeio e a cevada. Ou seja, não é uma invenção da indústria moderna, por exemplo, como foi o caso da gordura trans, só para fazer uma comparação.
36 curiosidades que você vai gostar
O glúten é uma proteína composta pela mistura de cadeias proteicas longas de gliadina e glutenina. Para algumas pessoas, a ingestão de glúten faz mal porque pode interferir na permeabilidade do intestino (sua capacidade de interpretar a diferença entre nutrientes e substâncias tóxicas).
O glúten é o principal componente proteico do trigo e ele pode ser tóxico para os celíacos, para quem tem sensibilidade ao glúten e para quem tem alergia ao trigo. Isso porque o glúten causa uma inflamação crônica na mucosa do intestino delgado.
Ao sovar uma massa de pão, o glúten é ativado e não permite escapar o gás carbônico gerado durante a fermentação, o que faz a massa desenvolver. É o próprio glúten também que confere a textura macia do bolo, da massa de pizza e do macarrão, tornando-os alimentos fáceis de mastigar.
Segundo médicos e especialistas, ao chegar no intestino o glúten transforma-se em uma espécie de cola grudando nas paredes intestinais. Com o passar do tempo, provoca saturação do aparelho digestivo, aumento da gordura na região do abdome, dores articulares, alergias cutâneas e depressão.