Um indivíduo com genótipo AaBbCc produz 8 tipos de gametas diferentes.
Assim, temos 64 combinações genotípicas para um indivíduo resultante do cruzamento dos dois indivíduos em questão.
BIOLOGIA 1
02 C Como o indivíduo apresenta genótipo aaBbCcDd, haverá 2n de gametas diferentes, ou seja, 23 = 8.
Os indivíduos com genótipo AABB são homozigotos dominantes que produzirão apenas gametas AB. Logo, produzirá apenas um tipo de gameta – contrariando a alternativa A. Além disso, não poderá produzir gametas Ab e ab pois não possui nenhum dos genes de forma recessiva, o que invalida a alternativa C e a D.
a) AA: Como o indivíduo é homozigoto dominante, irá gerar apenas um tipo de gameta, o A.
35 curiosidades que você vai gostar
Diferentemente dos indivíduos homozigotos, os heterozigotos produzem gametas diferentes. Ainda analisando o exemplo, teríamos gametas A e gametas a. Atenção: Alguns autores preferem chamar os indivíduos homozigotos de puros e os heterozigotos de híbridos.
O gameta masculino provém de seu progenitor com genótipo HH (item b). Com isso, o único gameta que esse genitor poderá formar é H.
Quantos gametas serão formados por um indivíduo com genótipo PpRr? Alternativa “d”. Os gametas gerados por esse indivíduo são: PR, Pr, pR, pr. Alternativa “c”.
Já o conceito de genótipo está associado às características inerentes à constituição genética do indivíduo, ou seja, o conjunto de cromossomos ou sequência de genes herdado dos pais, os quais somados às influências ambientais determinarão seu fenótipo.
5) Que gametas são produzidos por um indivíduo de genótipo Ab/aB, e quais as freqüências desses gametas se os genes estão: a) em diferentes cromossomos? AaBb -> AB, Ab, aB, ab (cada um com freqüência de 25% ou ¼).
Dessa forma, o genótipo representa a constituição gênica de cada pessoa, composto dos genes maternos e paternos. ... A sua representação é baseada nos genes alelos dominantes, indicados pelas letras maiúsculas (AA) ou genes recessivos (aa).
Existem três genótipos disponíveis, PP (homozigoto dominante), Pp (heterozigoto) e pp (homozigoto recessivo).
Nem sempre é possível determinar o genótipo de um indivíduo com base em um heredograma. Às vezes, um indivíduo pode ser homozigoto dominante ou heterozigoto para uma característica. Com frequência, podemos usar as relações entre um indivíduo e seus pais, irmãos e filhos para determinar os genótipos.
Isso significa que o indivíduo heterozigoto AaBb formará apenas dois tipos de gametas. Se os genes A e B estiverem num mesmo cromossomo e no seu homólogo estiverem os genes a e b, os gametas formados serão AB e ab, na proporção de 50% para cada tipo.
b) AaBB produzem gametas AB e aB.
Quando dois alelos se expressam em heterozigose, temos o que se chama codominância. Nesse caso, não ocorre como na dominância incompleta em que se forma um fenótipo intermediário. Na codominância, o fenótipo possui características dos dois alelos, os dois estão ativos e não dependem entre si.
Homozigoto e Heterozigoto, na genética, são indivíduos que apresentam pares de genes alelos idênticos ou distintos. Isso quer dizer que enquanto o homozigoto possui dois genes alelos idênticos, com os seres heterozigotos acontece o oposto, uma vez que eles possuem dois genes alelos diferentes.
Os chamados heterozigotos ou "híbridos", correspondem aos indivíduos que possuem pares de alelos distintos que determinam tal característica. Na medida que nos heterozigotos os pares de alelos são diferentes, eles são representados pela união das letras maiúsculas e minúsculas, por exemplo, Aa, Bb, Vv.
⇒ Dominância incompleta = Indivíduo heterozigoto que apresenta um fenótipo intermediário diferente dos homozigotos. ⇒ Dominante = O alelo expressa-se em condição homozigótica e em condição heterozigótica (AA ou Aa). ... ⇒ Heterozigoto = Quando o indivíduo apresenta dois alelos diferentes de um mesmo gene (Aa).
O heredograma é uma esquematização que mostra a relação de parentesco e as características de alguns indivíduos. ... Lembre-se de que apenas indivíduos heterozigotos podem ter um filho com características diferentes das apresentadas por eles, logo a mãe possui genótipo Aa e o pai também é Aa.
Os indivíduos 1 e 2, na primeira geração (I-1 e I-2), não são afetados, mas, como têm uma filha afetada (II-2), eles apresentam genótipo Aa, sendo que seus filhos II-3 e II-4 poderão apresentar genótipo Aa ou AA (não afetados).
Nos seres humanos, o genótipo é formado por uma combinação entre os genes do pai e da mãe. Imagine, por exemplo, que uma mulher apresente pigmentação normal da pele, mas que possua um gene para o albinismo, sendo ela, portanto, Aa. Quando nos referimos aos genes que ela possui, referimo-nos ao seu genótipo.
O genótipo é definido como a composição genética de um indivíduo, ou seja, o conjunto de todos os genes daquele organismo. ... Cada indivíduo possui um genótipo específico que é composto por genes provenientes de seus pais e que será mantido por toda a vida do organismo.
O questionamento acerca de qual a diferença entre genótipo e fenótipo pode ser respondido de uma forma simples. O Genótipo refere-se ao conjunto de genes de uma pessoa. Por sua vez, o fenótipo corresponde às características físicas, comportamentais e morfológicas.
Porque o trabalho infantil e condenado nos dias atuais?
Qual a diferença entre a anulação e a revogação de uma licitação?
Quais as principais causas da exclusão social?
Como ocorre o rompimento de barragem?
Onde ocorre a digestão dos lipídios separando álcool do ácido graxo?
Quando usar flor de sal no churrasco?
Quando devo usar a palavra recíproco?
Como usar a pipoqueira elétrica da Cadence?
Onde usar a pedra vassoura de bruxa?
Como acabar com as pulgas e carrapatos do meu filhote?
Como saber se um fusível de estabilizador está queimado?
Como conectar mesa digitalizadora no notebook?
Como saber se o devedor tem bens?
Quanto de Vedacit por saco de cimento?
Como saber se tem pus no dente?
Quanto tempo o aciclovir começa a fazer efeito?
Como saber se o fusível do rádio do carro queimou?
¿Cómo utilizar las pistolas de pintar modernas?