Os quatro melhores de cada chave se garantem na segunda etapa. As 32 equipes remanescentes, então, se enfrentam em confrontos eliminatórios até a definição do campeão e dos acessos à Série C de 2022.
Do lado da tristeza do rebaixamento, chegam para a Série C: o Paraná (pela primeira vez em 31 anos vai jogar a Terceira Divisão), o Figueirense (voltará a disputar o campeonato depois de 22 anos, a última vez foi em 1999), o Botafogo-SP (que havia subido em 2015) e o Oeste.
A Band confirmou para a coluna nesta quarta-feira (26) que irá transmitir a Série C do Brasileiro em 2021, pelo terceiro ano consecutivo. Agora, além de transmissões para Norte e Nordeste, o canal terá jogos aos sábados, às 17h (horário de Brasília), para o interior de São Paulo.
A Série C funciona como uma divisão de acesso ao Campeonato Brasileiro da Série B, sendo que os 4 clubes com melhor colocação obtêm vaga no Campeonato da Série B no ano seguinte e os quatro de pior colocação são rebaixados à Série D . Desde 2009 a Série C é disputada por apenas 20 times, quando houve a criação da Série D com 40 times.
Depois da mudança no calendário devido à pandemia do novo coronavírus, a Série C teve início no primeiro fim de semana de agosto e terminará apenas no início de 2021, assim como as demais competições nacionais organizadas pela CBF. Após oito anos, a CBF mudou o formato da competição, mantendo 20 times.
Em conselho técnico realizado no início do ano, os clubes da Série C fizeram uma votação e definiram uma mudança no formato da competição já para esta temporada. A alteração ficou por conta da segunda fase, com a primeira se mantendo da mesma maneira.
Chegou a hora de começar mais uma competição nacional. Neste sábado (8), a Série C do Campeonato Brasileiro terá seu pontapé inicial em 2020 e promete fortes emoções. Com novo formato, aprovado em conselho técnico pelos clubes no início do ano, a temporada seguirá até janeiro de 2021.