A pentatônica de Am7 tem 5 notas, certo? Lá, Dó, Ré, Mi e Sol. Então teremos cinco shapes. Cada um iniciando com uma das notas.
Você precisa fazer dois movimentos pra cada batida. No primeiro seu pé desce e no segundo ele sobe ( para bater novamente ). Então o que precisa é tocar uma nota no movimento descendente do seu pé e a outra no movimento ascendente. Isso te dará duas notas por tempo ( o que chamamos de colcheia ).
A escala pentatônica organizada com as divisões em dez propostas por Pitágoras era gerada em seis intervalos distintos: si, dó, ré, mi, sol, lá. A proximidade da nota si para a nota dó era muita e, quando tocadas juntas, geravam uma dissonância.
Comparando com a Escala Maior, a pentatônica possui 2 notas a menos. Essas duas notas que foram retiradas são justamente as duas notas que podem soar mal no contexto da improvisação. Basicamente, só nos sobram as notas que quase sempre, irão soar bem!
Agora, para os guitarristas de plantão, vamos conhecer os 5 shapes que temos ao longo do braço da guitarra. Eles estão formados a partir do tom de Am (Lá menor). Obs.: Os círculos estão marcando a Tônica da Escala, que no caso é a nota Lá. O primeiro passo é decorar cada um desses shapes e também perceber a sonoridade da escala.
O primeiro acorde será o modelo de “ E ” e usaremos o primeiro desenho da penta. Para qualquer acorde que eu utilizar o desenho de pentatônica a seguir, ou em qualquer lugar do braço do instrumento, esta escala estará associada ao modelo de E do CAGED.
Como tirar Carteira de Trabalho Digital pela primeira vez?
Como é produzida a cera do ouvido?
Qual ave mais bonita do Brasil?
Quais são os platelmintos mais conhecidos?
Qual a resolução que aprova o Código de Ética de Enfermagem?
O que significa o nome antibiótico?
Como agrupar arquivos pdf num só?
O que é uma infecção bacteriana?
Quantos metros tem o prédio mais alto do mundo?
Qual a melhor nuvem para armazenamento gratuito?