Existem evidências de que correr vigorosamente por mais que uma hora todos os dias pode aumentar as chances de ter doenças cardíacas e lesões. De maneira geral, os responsáveis pelo estudo recomendam correr duas vezes por semana, de 2 a 4 km por dia.
De uma forma geral, respondendo à pergunta sobre quantas vezes devo correr por semana, a resposta é que para um corredor experiente ou alguém que esteja treinando para uma maratona correr entre 4 e 5 dias por semana é uma boa escolha.
Se for para uma corrida de 10 km:
A distância da prova obriga-o a ganhar mais fundo do que se o objetivo é correr uma corrida de 5 quilómetros. Treinar quatro dias por semana será mais que suficiente, com uma das sessões a rondar os 15 km e as restantes três a rondarem os tais 10 km.
Aproveite a recuperação
Digamos que você corra entre 2 e 10 km por dia: seu corpo ainda terá tempo para se recompor. Isso acontece durante corridas tranquilas e lentas, em que os músculos se recuperam de forma ativa.
Ou seja, alguém que corre a 10km/h por uma hora percorre 10km e queima cerca de 600-650 calorias. A mesma pessoa correndo a 15km/h percorre 15km no mesmo espaço de tempo e queima em torno de 900-975 calorias.
32 curiosidades que você vai gostar
Por isso, para quem está começando, o American Council on Exercise (Conselho Americano de Exercício) recomenda correr por cerca de 30 minutos, três vezes por semana, sempre com um dia de descanso ente elas –ou intercalar com um treino que tenha outros tipos de estímulo, como musculação.
Esse tempo vai depender de alguns fatores, como frequência nos treinos, atividades já realizadas no passado e estilo de vida. Entretanto, pode-se afirmar que duas a três semanas são suficientes para notar os primeiros sinais de melhora.
Realmente o ideal é correr pelo menos 3 vezes por semana, pois correndo somente uma vez por semana, você dá um estímulo ao organismo e depois tem um intervalo muito longo para o outro estímulo. Perdendo este o seu efeito e podendo até ser prejudicial, sobretudo se fizer treinos muitos longos ou intensos.
O organismo adapta-se melhor. Evitar sempre as temperaturas extremas. Caminhar regularmente de 5 a 6 vezes por semana. A qualquer sinal de dor, cãibra, falta de ar ou cansaço extremo, interrompa a caminhada imediatamente.
Qual a diferença entre raquitismo e osteomalácia?
Como a alimentação equilibrada influencia na qualidade de vida?
O que fazer com um corte no dedo?
Qual calorias que mais engorda?
Como se escreve o número 650 por extenso?
Qual colírio é bom para irritação nos olhos?
Como avaliar uma empresa pelo fluxo de caixa?
Quem tem púrpura pode ter filhos?
Qual é o significado de quaisquer?
Qual é a função de um termostato?
Como baixar vídeos para editar?
Em que consiste o processo dialético platônico sobre a educação?
Onde deve ser protocolado o recurso de revista?
Como se chama a pessoa que trabalha com aves?
O que é câncer de mama HER2 positivo?