Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro.
Rússia. Além de ser o país que possui a maior área territorial do mundo, a Rússia também figura entre os primeiros colocados na lista dos países mais ricos em água doce, com um volume de 4.507 km³/ano. A Rússia dispõe de rios e lagos famosos em todo o mundo, como o conhecidíssimo Rio Volga e o Rio Don.
Isso porque apesar de mais de 70% da superfície da Terra ser coberta por água, menos de 1% é própria para consumo. Do total de água disponível no planeta, 97% estão nos mares e oceanos (água salgada) e apenas 3% são água doce.
- 29,7% aquíferos; - 68,9% calotas polares; - 0,5% rios e lagos; - 0,9% outros reservatórios (nuvens, vapor-d água, etc.).
A quantidade é tanta que é até complicado dizer esse número que, segundo estimativas, chega a cerca de 1.260.000.000.000.000.000.000 de litros de água! Mas, com tudo isso, apenas 2% de toda essa água é potável. Aproximadamente 70% do planeta é coberto pelos oceanos, cuja média de profundidade é de cerca de mil metros.
22 curiosidades que você vai gostar
1°) Brasil – 5,661 bilhões de metros cúbicos
O Brasil é a maior reserva hidrológica do planeta e a divisão da água doce encontra-se da seguinte forma: 70% na região norte, 15% na região centro-oeste, 6% no sudeste, 6% no sul e 3% no nordeste.
Brasil, Colômbia e Peru lideram lista de países com mais água no mundo | Internacional | EL PAÍS Brasil.
É considerado o maior rio do planeta, tanto em volume de água como em extensão. O rio Nilo era considerado maior até 2007, quando estudiosos descobriram que, na verdade, a extensão do Amazonas é maior.
Apenas um terço – cerca de 37% – dos 246 grandes rios do mundo ainda pode ser considerado um “rio de curso livre”, que é o status de conservação em que mais oferece benefícios ambientais e serviços ecossistêmicos, mostra um estudo publicado no mês passado (Maio) na revista cientifica Nature.
Os 10 maiores rios do Brasil3 Rio Madeira (Mamoré) – 3.315 km.4 Rio Purus – 3.218 km.5 Rio São Francisco – 3.180 km.6 Rio Tocantins – 2.699 km.7 Rio Araguaia – 2.627 km.8Rio Japurá – 2.615 km.9Rio Paraguai – 2.549 km.10Rio Juruá – 2.410 km.
Cerca de 12% da disponibilidade de água doce do planeta está em território brasileiro. Enquanto a Região Norte concentra aproximadamente 80% da água disponível, regiões próximas ao Oceano Atlântico possuem menos de 3% dos recursos hídricos do país.
No Kuwait, país com a menor disponibilidade de água do mundo, a luta por esse recurso é sempre uma prioridade do Estado, que precisa importar uma grande quantidade– ao passo em que o país é um dos maiores exportadores de petróleo – e também recorrer a técnicas de dessalinização da água do mar.
No Brasil, um dos aquíferos subterrâneos de maior importância é o Aquífero Guarani, considerado a maior reserva de água doce do planeta, com um volume de água estimado em aproximadamente 55.000 km³ e uma profundidade máxima em torno de 1.800 m.
Essas áreas incluem Israel, Líbia, Iêmen, Afeganistão, Síria e Iraque. Muitas áreas que precisam absorver um grande número de pessoas deslocadas, como a Jordânia e a Turquia, também sofrem muito com o estresse hídrico.
A situação do Kuwait é realmente dramática. O país situado no Golfo Pérsico convive com praticamente nenhuma reserva de água e vê-se em um grande dilema em relação aos dois principais recursos naturais da atualidade em termos estratégicos: o petróleo e a água.
Regiões do Sul, Sudeste e Centro-Oeste sofrem com falta d água.
A água é um recurso natural renovável abundante, que ocupa aproximadamente 70% da superfície do nosso planeta. No entanto, 97% desta água é salgada e, portanto, imprópria para o consumo. Menos de 3% da água do planeta é doce, das quais 2.5% está presa em geleiras.
Marcia também reforça que as causas mais comuns para a crise hídrica, tanto no mundo quanto no Brasil, são: desperdício de água; diminuição do nível de chuvas; aumento do consumo de água devido ao crescimento populacional, industrial e da agricultura.
A crise pode ser explicada por vários motivos: desmatamento, ocupação de bacias hidrográficas, poluição de rios, represas e lagos, crescimento populacional, urbanização acelerada e o uso intensivo das águas superficiais e subterrâneas na agricultura e na indústria (veja o infográfico abaixo).
O rio Amazonas nasce na Cordilheira dos Antes e é considerado o maior rio em extensão e volume de água do mundo. Pescadores no meio do rio Amazonas. O Amazonas é um rio brasileiro que nasce na Cordilheira dos Andes, ele é o maior do mundo em extensão e volume de água.
Conhecido carinhosamente como “Velho Chico”, o Rio São Francisco é o maior rio totalmente brasileiro e de extrema importância para a Região Nordeste do país.
Existem muitos rios no mundo, no entanto alguns possuem maior destaque, como o rio Mississipi, o Amazonas, rio Paraná, o rio Danúbio e o rio Volga, por exemplo.
Rios do BrasilO Brasil apresenta 12 regiões hidrográficas formadas por diversas bacias hidrográficas, donde estão localizados os principais rios do país: Amazonas, São Francisco, Tocantins, Araguaia, Parnaíba, Paraguai, Paraná, Uruguai, dentre outros. ... A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo.
Qual produto mais vendido na internet 2021?
Quantos prenomes uma pessoa pode ter?
Como implantar um plano de carreira?
Qual o valor da Ufesp para 2021?
Qual a rotina do supervisor escolar?
Como são chamadas as 4 áreas do campo de beisebol?
O que são relações ecológicas resposta?
Quais os ramos do direito privado e suas características?
Como deve ser a análise do crédito dos clientes?
Quantas espécies O ser humano já extinguiu?
Qual o melhor remédio caseiro para tratamento de gordura no fígado?
Quantos anos Olinda e Recife está fazendo?