Considerando somente os planetas, caberiam todos, de Mercúrio a Netuno entre a Terra e a Lua —só que precisaríamos deixar os anéis de Saturno de fora.
1) É possível enfileirar todos os planetas do Sistema Solar no espaço entre a Terra e a Lua. Verdade. Se você pegar os diâmetros de cada planeta e somá-los, você deve encontrar algo como 387.940 km (com dados da Wikipédia). Isso seria o mesmo que perfilar todos os planetas a partir de seu equador.
Entre os planetas terrestres, somente Mercúrio e Vênus não têm luas. A Terra tem um satélite natural, a Lua. Marte tem dois, chamados de Fobos e Deimos. Júpiter, Saturno, Urano e Netuno – denominados gigantes gasosos – têm mais de 100 luas confirmadas.
Mercúrio. Mercúrio é o menor dos planetas do sistema solar e, também, aquele que está mais perto do Sol. ... Vênus. Vênus é mais um dos corpos celestes que devemos estudar para ir bem na prova de Física do Enem. ... Terra. ... Marte. ... Júpiter. ... Saturno. ... Urano. ... Netuno.
f) ( ) Os dois planetas “vizinhos” da Terra são Marte e Júpiter.
16 curiosidades que você vai gostar
Os primeiros tendem a ter vários satélites. Já os rochosos possuem poucos ou nenhum: Marte é orbitado por dois satélites e a Terra por apenas um; Mercúrio e Vênus não possuem luas.
Se você viajasse na sonda espacial robótica Pionner, a nave espacial mais veloz, cobriria a distância entre a Terra e a Lua em mais ou menos duas horas. Já um avião a jato, viajando a 1.200 km/h, levaria quase duas semanas. Um carro, a uns 96 km/h, precisaria de quase seis meses.
Curiosidades sobre o Sol
O Sol é 109 mil vezes maior do que a Terra. Dentro do Sol cabem 1,3 milhões de planetas Terra. A luz do Sol demora 8 minutos e 18 segundos para chegar à Terra. O Sol tem cerca de 4,5 bilhões de anos de idade.
A medição é problemática, já que há muitos fatores, como o choque com um asteróide, que fazem a Lua se afastar ou se aproximar ligeiramente da Terra. Essa distância é, em média, de 384.042 quilômetros, com uma variação de mais ou menos 2 centímetros, mas Murphy quer uma precisão ainda maior.
O diâmetro do Sol é de cerca de 1 400 000 km. O diâmetro da Lua mede aproximadamente. 3500 km. Portanto, o diâmetro solar vale cerca de 400 vezes o diâmetro lunar.
Terra: O Planeta Água.
Dos quatro planetas rochosos do Sistema Solar, apenas Marte tem mais de uma lua. Os dois corpos pequenos que orbitam o Planeta Vermelho são menores que a Lua da Terra, e levantam várias questões sobre a formação do nosso sistema planetário.
Fases da lua: Outubro de 2021
No dia 20 de outubro, inicia-se a lua cheia que vai até o dia 28 de outubro, onde novamente inicia-se a lua minguante, que é a lua que estamos hoje.
Estes satélites naturais de Marte, Fobos e Deimos, são muito pequenos. O astro maior, Fobos, tem um aspecto esférico, imperfeito, e é cerca de 157 vezes menor do que a lua da Terra. Possui uma circunferência equatorial com cerca de 70 km. Face ao seu irmão mais novo, Deimos, Fobos é 7,4 vezes mais massivo.
Na prática, é Mercúrio o nosso vizinho mais próximo. Aliás, Mercúrio é o planeta mais próximo de todos os outros do Sistema Solar. Isso acontece por conta da órbita de cada planeta.
Page 1MERCÚRIO." ,o planeta mais próximo do Sol, a uma distância média.170 graus negativos. Porque é Mercúrio.à de três meses na Terra. Durante as.Superfície de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.o DETECTIVE DO COSMOS: DESVENDANDO OS MIST~RIOS.107 p. [ 36] p. u. : u. ; 22 cm.
"A ordem dos planetas, a partir do Sol, é: Mercúrio, Vênus e Terra, mas quando Vênus está do outro lado do Sol, fica muito longe de nós", explica Rothery. A órbita de Vênus faz deste planeta o que pode chegar mais perto do nosso, seguido por Marte na segunda posição.
Os planetas do sistema solar
Dessa forma, temos atualmente oito planetas conhecidos em nosso sistema solar. Sendo a ordem, começando dos mais próximo do Sol para os mais distantes, a seguinte: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno.
O Planeta Nove é um planeta hipotético na região externa do Sistema Solar. Seus efeitos gravitacionais poderiam explicar o improvável agrupamento de órbitas para um grupo de objetos transnetuniano extremos (ETNO), corpos além de Netuno que orbitam o Sol a distâncias médias mais de 250 vezes maiores que a da Terra.