LegislaçãoÁsia.Brasil.Estados Unidos.Europa.
A partir de 1° de maio de 2021, a China deixará de exigir a realização de testes com animais para cosméticos considerados "de uso comum" que entrarem no país. As marcas deverão apresentar certificação GMP, bem como uma avaliação sobre a segurança dos produtos.
Coelhos, porquinhos-da-índia, camundongos e ratos geralmente são usados em testes em animais. Eles são queimados, mutilados, envenenados e intoxicados por gases, e se conseguirem sobreviver ao processo, são mortos para que seus corpos possam ser estudados, ou então são submetidos ao mesmo tormento mais uma vez.
O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (27) manter a proibição da utilização de animais em testes experimentais de cosméticos, produtos de higiene pessoal e de limpeza no estado do Rio de Janeiro. Por maioria dos votos, os ministros validaram o dispositivo da norma estadual que estabeleceu a medida.
Os produtos que são testados, são geralmente cosméticos de beleza e higiene, mas podem ser também remédios, pomadas, vacinas e até produtos de limpeza doméstica. Os testes em animais são feitos para saber as reações danosas que aquele determinado produto pode causar ao organismo.
19 curiosidades que você vai gostar
Por meio da Toxicologia moderna, várias substâncias tóxicas ao corpo humano podem ser verificadas por testes que não utilizem animais. ... Se esses produtos matarem as células da camada epitelial ou liberarem fatores inflamatórios, são considerados tóxicos aos seres humanos.
Animais servem de cobaias para testes de medicamentos, vacinas, cosméticos e até produtos de limpeza que podem ser feitos de diversas maneiras. Porquinhos-da-índia, camundongos, coelhos e macacos são os animais mais utilizados pelos cientistas, mas, em alguns casos, também se recorre a cães, porcos e até baratas.
“Testes em Animais: Todo e qualquer experimento com animais cuja finalidade é a obtenção de um resultado seja de comportamento, medicamento, cosmético ou ação de substâncias químicas em geral. ... Geralmente os experimentos são realizados sem anestésicos, podendo ou não envolver o ato da vivissecção.”
Métodos alternativos in vitro: são métodos que utilizam o cultivo de células, tecidos e órgãos fora do organismo, em laboratório, visando obter a mesma informação que seria obtida com o modelo animal.
Pesquisadores da Universidade Hebraica de Jerusalém desenvolveram uma tecnologia que permite testar novas drogas sem o uso de animais. Isso pode representar uma revolução na ciência e, ainda, livrar milhões de cobaias vivas de experimentos em laboratório.
Os testes com animais no Brasil são definidos por meio da Lei 11.794, de 8 de outubro de 2008, cabendo à ANVISA apenas verificar a apresentação de dados que comprovem a segurança dos produtos que são registrados na agência.
De acordo com a Coligação Europeia para o Fim das Experiências em Animais cerca de 115 milhões de animais são usados em pesquisas, por ano, em todo o mundo, sendo que três milhões morrem.
Segundo a HSI, entre os testes que os animais são submetidos, coelhos são amarrados pelo pescoço, tendo produtos cosméticos e seus ingredientes sendo pigados em seus olhos e na pele raspada de suas costas. Já porquinhos da índia e ratos têm químicos espalhados em suas peles raspadas ou orelhas.
LegislaçãoÁsia.Brasil.Estados Unidos.Europa.
Apesar de diversas mudanças e uma grande evolução ao longo dos anos, a lei chinesa de testes em animais ainda continua em vigor no país em 2021, fazendo com que diversas empresas estrangeiras que decidem comercializar seus produtos na China tenham que assinar um acordo com o governo chinês permitindo tais testes, além ...
Os 10 países que mais testam animais são China, Japão, EUA, Canadá, Austrália, Coreia do Sul, Reino Unido, Brasil, Alemanha e França. Muitos associam os testes em animais a roedores e coelhos, porém estima-se que, em 2015, 207.724 testes foram conduzidos em cachorros e 158.780 testes usaram macacos.
Os chamados testes in vitro têm se mostrado uma das alternativas mais acessíveis para evitar o uso de animais em laboratório. Com a técnica, células e tecidos são criados artificialmente para estudo e manipulação.
A pele em 3D tem a composição muito mais próxima da pele humana e pode substituir o uso de animais, principalmente em testes realizados pela indústria de cosméticos.
“Existem formas eficazes que não utilizam animais para garantir a segurança de cosméticos. Há mais de 40 anos, a L Oréal foi pioneira no desenvolvimento de uma pele humana reconstruída que é mais precisa para analisar como os ingredientes e produtos se comportam”, detalha.
A escolha do animal a ser manejado em laboratório depende da pesquisa. Há alguns animais cuja linhagem genética é propensa a desenvolver determinadas doenças — como diabetes ou hipertensão, por exemplo —, o que os torna cobaias ideais para se testar medicamentos e/ou procedimentos.
Eles são utilizados em pesquisas como produção de soros e estudos sobre reações a determinadas substâncias químicas. O sumiço das cobaias levou os pesquisadores da UFSCar a fazer um alerta à população de São Carlos para que evitassem consumir carne do animal.
4.5 Pesquisadores e professores responsáveis por projetos ou protocolos com animais devem submeter a uma CEUA uma proposta por escrito relatando sua justificativa e todos os aspectos relacionados ao bem-estar animal, observando os 3Rs (replacement, reduction, refinement).
Teste de irritação cutânea primária: consiste em raspar algumas regiões da pele do animal, fazer arranhões leves em duas delas, aplicar sobre a pele uma mínima quantidade do produto ou ingrediente a ser testado e em seguida cobrir a área com gaze e esparadrapo.
Além de camundongos e ratos, os mais conhecidos e utilizados são os macacos, os coelhos e os porquinhos-da-índia, servindo de cobaias para testes de medicamentos, vacinas, cosméticos e até produtos de limpeza. Esses bichos vivem em viveiros, chamados de biotérios e raramente são sacrificados após o estudo.
Lista de Produtos não testados em animais e veganos (versão atualizada) Algumas empresas que ainda testam em animais: Avon, Close-up, Coppertone, Johnson & Johnson, Loreal, Mary Kay, Merck Colgate Palmolive Co., Protect & Gamble, P&G, Unilever.
Qual a origem da palavra cruz credo?
O que gera a desigualdade de gênero?
Como saber qual é o tipo da minha orquídea?
Qual o significado de uma estrela atrás da outra?
Quando surgiu a primeira engrenagem?
Como surgiu a ficção científica?
Como saber se uma ligação e Pi?
Como surgiu a gamificação na educação?
Como surgiu a psicoterapia existencial?
Como iniciaram as festas juninas?
Quem foi o criador da geografia regional?
Em qual país surgiu a ginástica artística?
O que é ser uma pessoa nervosa?
Como saber se uma equação é diferencial?
Como transferir o valor do FGTS para outra conta?
Como transferir o sistema operacional de um HD para o outro?