Normalmente, são três orixás principais que podem acompanhar uma pessoa: o de frente ou cabeça; o Orixá adjunto e o ancestral.
O Orixá de Frente - também conhecido como Orixá de Cabeça - é aquele que rege a atual encarnação do ser e o conduz em uma direção na qual absorverá sua qualidade e a incorporará às suas faculdades. É ele que nos dá a energia necessária para as dificuldades que vamos passar nesta vida atual.
Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás. No conjunto das religiões afro-brasileiras, os orixás podem assumir diferentes nomenclaturas segundo a crença que o adota.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Também chamado de Orixá da Cabeça ou Orí (cabeça em yorubá), Orixá de Frente é aquele que acompanha a pessoa na presente encarnação e lhe dá uma direção na vida, é quem guia o ser humano no caminho de sua missão.
28 curiosidades que você vai gostar
Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.
O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.
Por ser muito reservado seu temperamento é compulsivo e violento, por isso ninguém ousa irritá-lo e a ele devemos todo o respeito. Sendo assim, ele é considerado em todas as nações de religião afro, como o mais temido e perigoso dos Orixás.
Exu de Umbanda – Wikipédia, a enciclopédia livre.
No Brasil, Irocô é considerado um orixá e tratado como tal, principalmente nas casas tradicionais de nação Queto. É tido como orixá raro, ou seja, possui poucos filhos. Raramente se vê Irocô manifestado. Para alguns, possui fortes ligações com os orixás chamados Iji, de origem daomeana: Nanã, Obaluaiê e Oxumarê.
Sim, Pai. Eles são transitórios. Eles podem mudar nos momentos da sua vida. Por isso que em alguns casos alguns filhos vem: "Mas Mãe, eu joguei os búzios, uma hora deu Ogum, outra hora deu Oxóssi, outra hora deu Oxum e outra hora deu Iansã".
Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Dizem que os cabelos da filha pertencem mais à Orixá do que a própria pessoa. Sendo assim, recomenda-se que a filha de Iemanjá peça o aval da mãe de cabeça para poder mexer neles, seja para cortar ou usar química em seus cabelos.
Linha de Malei - Exu Rei. Linha de Mossurubi - Exu Kaminaloá Linha dos Caboclos Quimbandeiros - Exu Pantera Negra. Linha Mista - Exu dos Rios/Exu das Campinas.
O que o Zé Pilintra faz na vida da pessoa
Quando aparece no terreiro, ajuda na eliminação de energias negativas. Assim, auxilia na purificação da alma de todos os necessitados e também os ajuda a entenderem quais são os melhores caminhos que eles devem seguir – isso relacionado a qualquer tipo de assunto!
Orixás e Entidades da Umbanda
Os orixás encontrados na Umbanda são: Oxalá, Xangô, Iemanjá, Ogum e Oxossi, Oxum, Iansã, Omulú e Nanã. Aqui listamos as principais entidades que se manifestam na Umbanda.
Olokún é um dos Orixás mais perigosos e poderosos do culto aos Orixás. Pela falta de conhecimento real, não há fundamento litúrgico sobre esse Orixá nem tão pouco inicia-se pessoas para Babá Olokún, porém fazemos oferendas a ele. Alguns o fazem através de Iemanjá e de Oxun. É homenageada durAnte a Festa de Iemanjá.
Cobre também o rosto com um capuz ou máscara de palhas (até os om- bros) para ocultar o rosto tomado pelas cicatrizes da varíola.
Obatalá (em iorubá: Obàtálá) ou Orixanlá (em iorubá: Òrìsànlá) na África, "O Grande Orixá" ou "O Rei do Pano Branco", na mitologia iorubá, é o criador dos humanos. Foi o primeiro Orixá criado por Olodumarê. É o mais velho dos orixás, é o próprio Oxalufã o rei de vestes brancas, raiz de todos os outros Orixás.
Essas cobranças são caracterizadas por infortúnios ou acontecimentos desastrosos que acometem a vida do sujeito, com o objetivo de deixá-lo ciente de que os acontecimentos são fruto de uma cobrança do Divino, o qual se mostra desgostoso pelo rumo que a vida do médium está seguindo, compondo uma forma de pedir o retorno ...
O orixá é uma força pura, axé material que só se torna perceptível aos seres humanos incorporando-se em um deles. IEMANJÁ, Rainha do Mar, tem o seu axé assentado sobre pedras marinhas e conchas. No Brasil ela é sincretizada com N.S. da Conceição sendo suas filhas voluntariosas, fortes, protetoras, maternais e altivas.
No sistema religioso africano, os orixás representam a força do grupo, da família. Têm caráter social e a função da proteção e sobrevivência do grupo. Para a implantação na família do axé do orixá aparece o fetichismo – concretização a um ser, adoração ou culto a um objeto.
Os Orixás foram divididos da seguinte forma: o elemento fogo é regido por Ogum, Yansã e Xangô; o elemento ar, por Oxumarê, Logun-Edé e Exu; o elemento água conta com Oxum, Obá, Nanã e Yemanjá; por fim, o elemento terra possui os Orixás Oxóssi, Ossâim, Ewá, Oxalá, Iroko e Omolu (Obaluaê).
Conheça os OrixásEXU – Santo Antônio, São Bartolomeu. ... OGUN – São Sebastião (BA), São Jorge (RJ). ... OXOSSI – São Sebastião (RJ), São Jorge (BA). ... Ossain CAAPÓRA – Divindade protetora dos animais = OSSONHE (Ossãe)Obaluaiê – Omulu – São Lázaro, São Francisco (BA). ... Oxumaré – São Bartolomeu. ... Ewá
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