O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um registro gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais de todos os cidadãos inscritos. Cada pessoa registrada possui um único número de identificação formado por onze dígitos.
Regra Prática
O número de um CPF tem exatamente 9 algarismos em sua raiz e mais dois dígitos verificadores que são indicados por último. Portanto, um CPF tem 11 algarismos.
XXX. XX7-XX, ou seja, com o antepenúltimo dígito 7 significa que o registro ocorreu ou no estado do Rio de Janeiro ou no estado do Espírito Santo. Os dois dígitos de verificação de todo CPF, também denominado número-controle, são dígitos incorporados a números para possibilitar a detecção de erros de digitação.
Devido a certas regras de configuração (clique aqui) dos números de CPF temos um fato curioso como consequência. A maioria dos CPFs válidos, a soma de todos os números de um CPF resultam em 33, 44, 55 ou 66!
Não é a soma que dá os dígitos finais, e sim operações que são usadas pelos orgãos responsáveis para verificar os CPFs. Essa curiosidade já foi até usada como base para uma questão do ENEM. Em 2005 isso foi uma questão do enem..
32 curiosidades que você vai gostar
O cálculo de validação do CPF é bem direto. Ele funciona através de pesos associados a cada número e uma divisão pelo número primo 11 ao final. Vamos vê-lo em etapas. Começamos utilizando os 9 primeiros dígitos multiplicando-os pela sequência decrescente de 10 à 2 e somamos esse resultado.
Uma forma de conferir o número do CPF é identificar o Estado em que foi emitido. Esse número corresponde ao ultimo algarismo anterior aos dois dígitos de controle. No exemplo CPF nº 000.000.008-00, o número 8 mostra que esse documento foi emitido no estado de São Paulo.
Os primeiros oito dígitos, ABCDEFGH, formam o número-base definido pela Receita Federal no momento da inscrição. O nono dígito, I, define a Região Fiscal responsável pela inscrição. O penúltimo, J, é o dígito verificador dos nove primeiros. O último, K, é o dígito verificador dos noves anteriores a ele.
O número de inscrição no CPF é composto de onze dígitos decimais, sendo os oito primeiros aleatoriamente designados no momento da inscrição. Já o nono (antepenúltimo) dígito indica a região fiscal responsável pela inscrição.
Qual é a função do tecido muscular estriado esquelético?
O que é proibido na Finlândia?
Quais são as comunidades quilombolas brasileiras?
Como são as condições de vida da população da maior parte dos países da América Central?
Como tirar as propriedades de um arquivo?
Como faz para desbloquear o passe livre?
O que fazer para aliviar crise de ansiedade?
Qual é a estação do ano no Pará?
Como identificar um bebê canhoto?
Qual a função dos pulsos de radiofrequência em exame de ressonância magnética?
Como ver a função crédito no PicPay?
Como saber se o joelho está deslocado?
Como saber se o pato tá doente?
Como saber se meu inglês é fluente ou avançado?
Como limpar saída de água da geladeira?
Como saber se sou herdeiro de alguém?