Há profissionais que orientam que os amortecedores deverão ser trocados com 40.000Km. No entanto, não há realmente como definir uma quilometragem certa para trocar o amortecedor e determinar o seu tempo de vida útil.
Nakata, Monroe e Cofap (marca da Magnetti Marelli) fazem recomendação um tanto inusitada: “O usuário deve trocá-los aos 40 mil quilômetros rodados” ou, pasmem, “dois anos de utilização”.
Com o carro parado e desligado, pressione a carroceria para baixo na altura das rodas - na frente e atrás. Observe se, quando você soltar o carro, ele vai oscilar para cima e para baixo mais de uma vez - se isso ocorrer é sinal de que o amortecedor está ruim.
Nos carros que possuem um espaço razoável entre o pneu e o para-lama, é possível visualizar o amortecedor. Veja se existe algum fluido viscoso como óleo ao redor dele. Não pode ter nada, o amortecedor deve se apresentar sempre seco. Caso perceba sinais de vazamento, está na hora de trocar o amortecedor.
Pode durar até 150.000 km e só é substituída mesmo se estiver danificada. A perda de altura do carro, por exemplo, indica problema na mola. Fique atento também à sua pintura: se houver fissura ou algo que danificou a tinta, a peça pode enferrujar e ter a durabilidade comprometida.
25 curiosidades que você vai gostar
Ao contrário de outros componentes automotivos, os amortecedores não têm vida útil pré-determinada. Eles podem precisar de substituição antes de 10 mil ou mais de 100 mil quilômetros, dependendo do caso. Isso porque a durabilidade deles está condicionada a uma série de fatores, entre os quais o tipo de utilização.
Os riscos de dirigir com um dos amortecedores estourado são enormes. Além de danificar outros componentes da suspensão, do rolamento das rodas e dos terminais da direção, o motorista coloca em risco a sua segurança e a de outros motoristas. “O carro fica sem controle porque ele acaba balançando mais do que o normal.
O bom estado de funcionamento dos amortecedores dependem não só do fluído contido dentro deles mas também de batentes, buchas e coifas. ... Um dos principais motivos que levam um amortecedor a estourar é a falta de manutenção dos coxins batentes e coifas.
COFAP. Quando o assunto é amortecedor, a Cofap se mostra como uma das marcas mais confiáveis. ... Sua linha de amortecedores é extensa e variada, porém ela não oferece só isso, comercializando outros tipos de peças para carros, assim como a Nakata.
O que vem primeiro a base ou o pó?
Como salvar vídeo a Biblioteca de anúncios do Facebook?
Como usar a base em creme da Mary Kay?
Como antecipar a renovação do TIM Beta?
Como usar Terramicina injetável?
Como relacionar uma lista a outra no Excel?
Como funciona a renovação de contrato?
Para que serve o exercício com a bola suíça?
Como renovar o Cadastro Técnico Federal do Ibama?
Para que serve a Fita Flex Tape?
O que é o processo de gutação?
Como funciona a renovação do CREA?
Como ocorre o deslocamento de equilíbrio?
Como renovar RNM na Polícia Federal?