A pesquisa também apontou que o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano.
Desde julho de 2020, dados indicam que os brasileiros estão lendo mais. Entre os dias 6 de dezembro de 2021 e 2 de janeiro de 2022, foram vendidos 5,4 milhões de livros, quase 5% a mais do que no mesmo período de 2020.
De acordo com a 4ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro tem uma média anual de 4,96 livro por habitante.
Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê bastante: em média, 2,43 livros por ano. Não é um número alto, na verdade é até baixo se comparado a alguns países orientais, como a Índia e a China, que são os países que mais leem no mundo, mas é um número expressivo.
A Índia encabeça a lista, com uma média de 10,7 horas semanais de leitura por habitante.
21 curiosidades que você vai gostar
Índia. Na Índia, são 10,7 horas gastas semanalmente com leitura. O país é reconhecido por seu alto investimento em educação, tendo diversas escolas e cursos espalhados por toda a região.
Cid Odin Arruda diz que um de seus recordes foi terminar um livro de 1.110 páginas em apenas cinco dias. SOROCABA - O aposentado Cid Odin Arruda, de Sorocaba, acaba de atingir um recorde: aos 95 anos, ele alcançou a marca de dez mil livros lidos.
O brasileiro lê, em média, cinco livros por ano, sendo aproximadamente 2,4 livros lidos apenas em parte e, 2,5, inteiros. A Bíblia é apontada como o tipo de livro mais lido pelos entrevistados e também como o mais marcante.
Segundo uma pesquisa desenvolvida pelo Instituto Pró-Livro, o brasileiro lê, em média, 2,43 livros por ano. É um número baixo se comparado a alguns países orientais, como a Índia e a China, que são os países que mais leem no mundo.
O brasileiro não lê porque a base escolar é defasada e porque a nossa economia é limitada, dificultando o acesso ao livro e a compreensão de que a leitura é um meio de entretenimento agradável.
Quem se dispõe a ler um pouquinho mais, ou seja, quem se dedica à leitura diária por 30 minutos, consegue, em média, ler 14 páginas nesse período de tempo. Logo, 14 páginas por dia = 420 páginas por mês = 2 livros por mês (210 páginas cada) = 24 livros por ano. Você não precisa de tanto tempo para ler mais!
Apesar da queda, a faixa etária que mais lê no Brasil é a dos pré-adolescentes de 11 a 13 anos de idade (81%, em 2019, contra 84%, em 2015). Em termos de escolaridade, os leitores com curso superior permanecem como os que lêem mais, mesmo com redução entre as edições da pesquisa (68%, em 2019, contra 82%, em 2015).
Da baixa renda de parcela populacional expressiva ao desrespeito à Constituição, são muitas as causas do pífio índice de leitura no Brasil. Entretanto, o problema não tem apenas origem social ou referente ao preço dos livros, pois também nas classes média e alta lê-se pouco.
A porcentagem de leitores caiu de 56% para 52%, enquanto os não leitores representavam 48% da população, o que equivalia a 93 milhões de brasileiros. A pesquisa também apontou que o brasileiro lê, em média, cinco livros por ano.
Não é novidade que uma das principais características de CEOs e Executivos de sucesso é aprender sempre e ler muito. De acordo com a Inc.com, a maioria dos executivos lê cerca de 5 livros mês ou 60 livros por ano, Nessa lista recomendo os melhores livros para CEOs e Executivos em 2020.
Pouco mais da metade dos brasileiros têm hábitos de leitura: 52% (ou 100,1 milhões de pessoas). O resultado é 4% menor do que o registrado em 2015, quando a porcentagem de leitores no país era de 56%. A média de livros inteiros lidos em um ano se manteve praticamente estável: 4,9 livros por pessoa.
Quanto aos gêneros, os brasileiros continuam lendo mais a Bíblia (35%), seguida por contos (22%), livros religiosos (22%), romances (22%) e livros didáticos (16%).
A questão é simples como isso: “Gostaria de ter lido mais?”. Pois 77% dos 5 mil entrevistados em todo o território nacional responderam que “sim”. Desse total, 43% disseram que não leram mais por falta de tempo.
As mulheres lêem mais que os homens, diz a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, que será divulgada hoje, em Brasília. O estudo, elaborado pelo Instituto Pró-Livro, mostra que população está acostumada a dedicar muito pouco -ou quase nenhum- tempo aos livros.
Anne Jones tinha 55 anos quando bateu o record de leitura mais rápida ao ler Harry Potter e as Relíquias da Morte, último livro da saga Harry Potter, em apenas 47 minutos.
A única faixa etária que apresentou aumento no número de leitores foi de 5 a 10 anos de idade: passou de 67% (2015) para 71% (2019). A pesquisa mostra que as crianças são as que leem mais, leem mais livros de literatura, por vontade própria e com mais frequência.
Vamos agora pôr um pouco de realismo nisto… Uma média de um livro por semana durante 70 anos (é preciso ser um grande leitor para conseguir isto). Dá 3640 livros numa vida.
Vários escritores consideram que Moçambique é um dos países que menos lê no mundo. A revelação foi feita durante o debate sobre a importância da leitura alusivo ao Dia Mundial do Livro.
Quem lê mais, vive mais!
Em países desenvolvidos, por exemplo, a média é de 7 livros/ano na França, 5,1 nos Estados Unidos e 4,9 na Inglaterra.
Como queimar o álcool do vinho?
Como tirar o vermelho do cabelo mais rápido?
Como tirar verniz de acrilico?
Como remover olheiras escuras?
Como retirar objetos de uma foto online?
Como tirar o óleo do cabelo depois da umectação?
Como fazer subtotal na tabela dinâmica?
Para que serve Alexa Echo Dot?
Qual o melhor remédio para mau cheiro nas partes íntimas?
Como fazer o óleo do caroço do bacuri?
O que usar para tirar tártaro da dentadura?
Como usar Airfryer Walita Turbo?
Como tirar o som do teclado do celular Xiaomi?