O rio Parnaíba, também conhecido como Velho Monge, é um curso de água que divide politicamente os estados do Maranhão e do Piauí. É o maior rio genuinamente nordestino sendo navegável em toda sua extensão.
Entre os km 700 e 800 apresenta declividade de 50 centímetros por quilômetro, correndo em vale de largura média, com estreitamentos acentuados entre os quilômetros 730-732 e 783-790.
O rio Parnaíba nasce na Chapada das Mangabeiras, na divisa dos Estados do Piauí, da Bahia e do Tocantins , e tem uma extensão de 1.344 km e configura em toda sua extensão a divisão do Piauí com o Maranhão.
O Rio Parnaíba tem suas origens na Serra da Tabatinga, que limita o Piauí com a Bahia, Maranhão e Tocantins. As nascentes se formam a partir de ressurgências na Chapada das Mangabeiras, as quais originam os cursos dos rios Lontras, Curriola e Água Quente - que, unidos, formam o rio Parnaíba.
O rio Parnaíba desloca cerca de 20 bilhões de metros cúbicos de água por ano. O rio Parnaíba é o quinto maior rio do Brasil e o maior rio original do nordeste brasileiro, ou seja, que está 100% em território nordestino.
45 curiosidades que você vai gostar
Deltas notáveisDelta do Nilo.Delta do Danúbio.Delta do Zambeze.Delta do Ganges–Brahmaputra.Delta do Mississippi.Delta do Parnaíba.Delta do Amazonas.Delta do Jacuí
Os rios são correntes de água doce formadas pela precipitação da chuva ou de fontes, que também são conhecidas como “olhos-d água”. ... Os rios intermitentes são aqueles cujos leitos secam ou congelam durante algum período do ano. Já os perenes, são os que correm durante o ano todo.
Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia
Com 967.059 quilômetros quadrados, essa é a maior bacia hidrográfica exclusivamente brasileira. Seu potencial energético é explorado, com destaque para a usina hidrelétrica de Tucuruí, no estado do Pará.
A região da Bacia do Parnaíba está repleta de rios perenes, ou seja, rios que não secam em altas temperaturas, e ainda possui grandes lagoas e aquíferos de águas subterrâneas, e se explorados de maneira sustentável podem acabar com o problema da falta de água.
A bacia Tocantins – Araguaia tem um potencial hidroelétrico que gira em torno de 27,5 mil MW. ... Toda a região dessa bacia abrange dois importantes tipos de composições vegetativas que são a Floresta Amazônica e o Cerrado e apesar dela apresentar uma baixa densidade demográfica, ou seja, é pouco povoada.
O rio nasce numa altitude de setecentos metros, da confluência principalmente de três cursos d água: o Água Quente, na divisa do Piauí com o Maranhão, o Curriola e o Lontra, no Piauí. Percorre cerca de 1 450 km até sua desembocadura no oceano Atlântico. ... Baixo Parnaíba - desta foz até o oceano Atlântico.
Chove pouco no norte. Em Timon, a região onde o rio é mais raso, com 6,87 metros de profundidade, a água chegou a 4,30m.
Em alguns trechos, o rio também apresentou um alto grau de assoreamento, provocando a baixa profundidade do rio. Segundo o relatório, em algumas cidades, como Teresina e Floriano, a profundidade máxima do Parnaíba não passa dos 80 cm.
O Rio Meia Ponte é um dos 36 afluentes da bacia do Rio Paranaíba. É a mais importante do Estado de Goiás e corresponde a 3,6% do território, onde estão inseridos 39 municípios.
Bacia do Parnaíba
É na Chapada das Mangabeiras, no Maranhão, que surgem as nascentes dos rios Lontras, Curriola e Água Quente – que, juntos, formam o Parnaíba. Mais adiante, surgem os afluentes, os rios Balsas, Gurgueia, Piauí, Canindé, Poti e Longá.
Devido ao seu intenso fluxo de água, a Bacia do Uruguai tem grande potencial hidrelétrico, podendo gerar até 40,5 KW/km². Entre as usinas da região estão a Usina Hidrelétrica Binacional de Salto Grande, a Usina Hidrelétrica de Itá, a Usina Hidrelétrica de Machadinho e Usina Hidrelétrica Foz do Chapecó.
Bacias Hidrográficas Brasileiras. O Brasil possui quatro principais redes hidrográficas, que são: a bacia Amazônica, a bacia do rio São Francisco, a bacia do Tocantins Araguaia e a bacia Platina ou bacia do rio da Prata que é formada pela bacia do Paraná, bacia do Paraguai e bacia do Uruguai.
Bacia Hidrográfica do Tocantins-Araguaia
Considerada a maior bacia em território brasileiro, a Bacia Tocantins-Araguaia possui uma área de mais de 800 mil km², com destaques para os dois rios principais. O rio Araguaia tem sua nascente no Mato Grosso e é a fronteira natural entre esse estado e Goiás.
A maior bacia hidrográfica totalmente brasileira é a do Tocantins-Araguaia.
- O Rio São Francisco é carinhosamente chamado de "Velho Chico". - É também conhecido como "Nilo brasileiro", por tornar férteis suas margens em tempos de cheia. ... No Rio São Francisco, foram instaladas várias usinas hidrelétricas, como a Usina de Xingó.
Apesar de o Velho Chico ser um rio perene, muitos de seus afluentes como o Córrego da Onça, o rio Salitre e o rio Pajeú são considerados intermitentes.
A natureza conta com diversos fenômenos cíclicos de transformação. Um dos mais fascinantes é a formação dos rios temporários, também chamados de rios intermitentes. Ao contrário dos rios perenes, que nunca secam, os temporários têm suas águas correndo apenas em períodos de maior quantidade de chuva.
Rios perenes: são àqueles que nunca secam, que são permanentes mesmo na época da estiagem, como o rio São Francisco. ... São comuns em áreas semiáridas e áridas, como alguns rios do Nordeste brasileiro.
Onde posso fazer abdominoplastia de graça?
Quando o domingo passou a ser o dia do Senhor?
Como usar mangueira de nível sozinho?
Como conseguir cavaleiros SS no Saint Seiya Awakening?
Qual é a função do disco de Newton?
Como conseguir bolsa de 50 em Medicina?
Como averbar tempo de aluno aprendiz na Previdência Social?
Como ganhar uma máquina de costura grátis?
Como ser o melhor jogador do Clash Royale?
São Jorge é santo protetor do que?
Quem foi o criador do disquete?
Como conseguir verificado na Twitch?
Como medir perímetro cefálico?
Quem foi o criador do futebol de campo?
Como fazer para medir a tensão da rede elétrica com multímetro?