A produção de ovos, cerca de 1 ovos por dia 5, tem inÃcio 4 a 6 semanas após a infecção e continua por toda a vida do verme, que pode ser até mais de 15 anos no hospedeiro definitivo 6.
O hospedeiro definitivo do Schistosoma mansoni é o homem que elimina os ovos do verme através de suas fezes. Quando as fezes são eliminadas na água, os ovos eclodem e liberam larvas ciliadas denominadas miracÃdios. Elas penetram nos caramujos, os hospedeiros intermediários, onde se multiplicam.
É uma larva com corpo e cauda, adaptada à vida aquática. O corpo mede 0,2 mm de comprimento por 0,07 mm de largura e a cauda, aproximadamente 300 mm.
A esquistossomose mansoni é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria.
O exame que deve ser solicitado para confirmar se o paciente está com Esquistossomose, é o parasitológico de fezes pelo método Kato-Katz. O achado de ovos nas fezes permanece sendo o teste padrão ouro para o diagnóstico da Esquistossomose.
- Na fase aguda: coceiras, dermatites, febre, tosse, diarréia, enjôos, vômitos e emagrecimento. - Na fase crônica: diarréia, aumento do fÃgado (hepatomegalia), aumento do baço (esplenomegalia), hemorragias, abdômen com aspecto dilatado.
Schistosoma haematobium é um verme achatado parasita, pertencente ao filo Platyhelminthes, classe Trematoda. Habita a Africa sub-sahariana. É um importante parasita e um dos maiores agentes causais da esquistossomose.