Ao plantar é necessário apenas uma semente por cova, depositada à 4cm da superfície. Entre plantas o espaçamento deve ser de 7cm a 10cm, oferecendo assim, liberdade para que as plantas cresçam sem competir com as vizinhas. O tempo de germinação do feijão é de aproximadamente 15 dias.
No campo ele produz em média 2.850 quilos por hectare e fica pronto para a colheita em até 75 dias, diferentemente de outras variedades que chegam ao máximo de 2.600 quilos e levam 90 dias para ficar no ponto de colher.
“Cada 1kg plantado, me rendeu 60kg de feijão biofortificado” - BioFORT.
Diferente da soja, no feijão somente a fixação biológica de nitrogênio não é suficiente – demandando assim adubação. Desta forma, normalmente a adubação é feita com ⅓ na semeadura e ⅔ na cobertura de 25 a 30 DAE. As doses de N variam de 40 a 120 kg/ha, dependendo do nível de tecnologia e produtividade esperada.
Na lua crescente a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Época boa para plantar tomate, pimentão, jiló, quiabo, berinjela, feijão pepino, abóbora, milho, arroz, feijão e outras, sejam frutíferas, legumes ou cereais.
27 curiosidades que você vai gostar
Fase em que a lua exerce influência muito boa sobre as plantas, nessa fase a seiva está presente em maior quantidade no caule, nos ramos e nas folhas. Fase boa para plantar tomate, jiló, quiabo, berinjela, pepino, abóbora, milho, arroz, e feijão e outras.
Densidade: A densidade indicada é de 15 sementes/metro de sulco, com um gasto de 40 a 50kg de semente por hectare.
Consequentemente, o sistema de plantio convencional desenvolvido por esse produtor teve como produtividade média 30 sacas de feijão por hectare.
Brasil Rural
O valor médio ficou em R$ 300 e 350 o saco de 60 kg. Já o feijão preto os preços estão mais estáveis. O Feijão carioca, os preços dispararam. Está sendo negociado R$ 8,00 a 10,00 o kg.