O isooctano apresenta em sua fórmula estrutural: um carbono quaternário e cinco carbonos primários. um carbono terciário e dois carbonos secundários. um carbono secundário e dois carbonos terciários.
E Page 3 Resolução: O número de átomos de carbono primário – que corresponde a átomos de carbono ligados a, no máximo, um átomo de carbono – presentes na molécula de isooctano é igual a 5, que são os 2 átomos de carbono presentes nas extremidades da cadeia principal e os 3 átomos de carbono presentes nos grupos ...
Ao isooctano é atribuído um índice de octana 100 por causa da sua baixa tendência a detonar. O isooctano apresenta em sua fórmula estrutural: a) um carbono quaternário e cinco carbonos primários.
B O nome IUPAC do composto isoctano é 2,2,4- trimetilpentano e apresenta um átomo carbono secundário (átomo de carbono ligado a outros dois átomos de carbono). A cadeia principal contém 7 carbonos, e a ramificação está no carbono 3.
O isoctano apresenta carbono quaternário e carbono terciário. Os átomos de carbono se ligam entre si por ligações simples, ou seja, o isoctano é um hidrocarboneto que apresenta cadeia carbônica ramificada e saturada.
21 curiosidades que você vai gostar
Secundários: Carbonos ligados diretamente a dois outros carbonos. Os quadrados verdes destacam os carbonos que recebem esta classificação. Terciários: Carbonos ligados diretamente a três carbonos.
1. Isoctano. É um composto orgânico que tem o nome oficial 2,2,4-trimetilpentano é um alcano de cadeia ramificada, isômero do octano. Ele é o padrão (100) na escala de octanagem, e é impropriamente conhecido por iso-octano (porque existem outros isômeros do octano).
Representando a fórmula estrutural do isoctano tem-se: A cadeia principal está destacada em vermelho e sua numeração ocorre da esquerda para a direita (dará os menores números para as posições das ramificações – que são 3 radicais metil). Dessa forma, o nome IUPAC do composto é 2,2,4-trimetilpentano.
Na fórmula estrutural, a representação gráfica deixa evidente o número de átomos e o tipo de ligação química que estão formando a composição molecular. Vale ressaltar que é possível montar a estrutura gráfica de moléculas que são formadas por ligações covalentes.