Marie Skłodowska-Curie, nascida Maria Salomea Skłodowska, foi uma física e química polonesa naturalizada francesa, que conduziu pesquisas pioneiras sobre radioatividade.
Curie visitou a Polônia pela última vez no início de 1934. Poucos meses depois, em 4 de julho de 1934, ela morreu no sanatório de Sancellemoz em Passy, Alta Saboia, por anemia aplástica que se acredita ter sido contraída por sua exposição prolongada à radiação.
Nascida na Polônia em 1867, Marie estudou química e física na França. Foi ela quem deu nome ao termo e descobriu dois novos elementos químicos: o rádio e o polônio. Seu primeiro Prêmio Nobel - pelas pesquisas sobre radiação, em 1903 - foi dividido com seu marido Pierre Curie e o físico Henri Becquerel.
Curie conseguiu instalar 200 estações de tratamento radiológico nas zonas de combate da França e Bélgica. Marie também descobriu dois novos elementos químicos: o polônio (batizado em homenagem ao seu país de origem) e o rádio. Em 1911, ela foi laureada com o Nobel de Química pela descobertas do rádio e do polônio.
O Nobel de Física de 1903 foi dividido com Becquerel e com Pierre Curie. Pioneira na ciência, Marie teve seu segundo Nobel em 1911, dessa vez em Química, reconhecimento pela descoberta, isolamento e pesquisas sobre o elemento rádio.
25 curiosidades que você vai gostar
Linus Pauling e Marie Curie foram prêmio Nobel em duas diferentes categorias. No entanto, somente Marie obteve a condecoração em áreas científicas distintas (química e física) por suas descobertas, enquanto Pauling foi premiado nas categorias Química e Paz.
Marie Curie: a vagabunda que ganhou dois prêmios Nobel.
O físico alemão Albert Einstein (1879-1955) recebeu uma série de prêmios e honrarias em sua homenagem. Em 1922, foi premiado com o Nobel de Física de 1921, "por seus serviços à física teórica e, especialmente, pela sua descoberta da lei do efeito fotoelétrico".
Sua maior contribuição para a ciência foi a descoberta da radioatividade e de novos elementos químicos. ... As pesquisas realizadas por Marie resultaram na descoberta de dois novos elementos químicos: o polônio, que ganhou este nome em homenagem ao país natal dela, e o rádio.
Mas sua contribuição para a ciência ainda não havia terminado. Com a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914, Marie Curie percebeu que os raios-x seriam muito importantes para o tratamento de ferimentos de balas e fraturas.
Em 1900 Marie Curie foi convidada para lecionar física na École Normale Supérieure, em Sévres, enquanto Pierre era indicado para conferencista na Sorbonne. Em 1903, Marie Curie se tornou a primeira mulher da França a defender uma tese de doutorado.
Em 1898, o casal Curie tinha descoberto a existência dos elementos radio e polônio em sua pesquisa do pechblenda. ... O termo radioatividade, que descreve o fenômeno da radiação causada pela decomposição atômica, foi de fato cunhado por Marie Curie.
Sem saber dos riscos, Marie Curie carregava frascos de polônio e rádio no bolso do casaco e os guardava em sua escrivaninha. Em suas anotações, Marie dizia que os frascos ficavam luminosos e que essa era uma visão adorável. Foi assim que ela e seu marido descobriram a radioatividade.
Aos 17 anos, ela se mudou para Paris para estudar física na Universidade Paris-Sorbonne. Marie optou por morar em um apartamento péssimo, mas que era próximo da universidade, de forma que pudesse ter mais tempo para estudar. Ela vivia sem dinheiro, e por muito tempo sobreviveu de pão e chá.
Pierre Curie (Paris, 15 de maio de 1859 — Paris, 19 de abril de 1906) foi um físico francês, pioneiro no estudo da cristalografia, magnetismo, piezoelectricidade e radioactividade.
A brilhante cientista polonesa Marie Sklodowska Curie foi pioneira nos estudos sobre a teoria da radioatividade juntamente com seu marido, Pierre Curie, e descobriu dois novos elementos químicos: o polônio e o rádio.
De substância milagrosa a perigosa, o rádio revolucionou o tratamento do cancro e foi vendido como água, dentífrico, cosmético e chocolate, mas a sua radiação em excesso no corpo revelou-se nociva, tornando o seu uso praticamente proscrito.
Prêmios concorridos
Nobel de Física (decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia) 8 Indicações. Nobel de Fisiologia ou Medicina (decidido pelo Instituto Karolinska de Medicina) 4 Indicações. Nobel de Química (decidido pela Academia Real das Ciências da Suécia) 1 Indicação.
O ano de 1905 é considerado o "annus mirabili" da vida científica de Albert Einstein. Ao longo deste ano ele publicou cinco artigos, três dos quais revolucionaram a física. Entre estes encontra-se sua abordagem ao problema do efeito fotoelétrico.
Sua pontuação é superior a de personalidades como Stephen Hawking e Albert Einstein, ambos com um QI estimado de 160.
Só 7 mulheres venceram o Nobel de Química, já laureado para 187 pessoas. Em economia, apenas duas mulheres ganharam, de um total de 89 vencedores. Algumas pessoas venceram mais de um prêmio. Marie Curie, por exemplo, levou o Prêmio Nobel de Física, em 1903, e o de Química, em 1911.
Mais do que a diferença nos investimentos, prevalece a falta de qualidade do nosso ensino, penosamente custeado pelo esforço e pelos impostos dos brasileiros. Fora das áreas científicas, ou seja, no campo da Literatura e na premiação pela Paz, o nosso desempenho é igualmente nulo.
Em 2014, a paquistanesa Malala Yousafzai, de 17 anos, recebeu o Prêmio Nobel da Paz e tornou-se a pessoa mais jovem a obter a ser consagrada. A luta da ativista é pelo direito à educação de meninas e mulheres.
Como fica o verbo Fall no past simple?
Como plantar mudas de morango em vaso?
Como preparar o solo para o plantio de árvores frutiferas?
Quando usar o verniz cavitário?
Como plantar salsinha no vaso passo a passo?
Como plantar árvore Stardew Valley?
Como plantar e cuidar de rúcula?
Como germinar semente de Cagaiteira?
Como germinar semente de monguba?
Qual é o melhor mês para plantar quiabo?
Pode plantar a raiz da rúcula?
Como plantar sementes de bela da noite?