Lygia Fagundes da Silva Telles, também conhecida como "a dama da literatura brasileira" e "a maior escritora brasileira viva", é uma escritora brasileira, considerada por acadêmicos, críticos e leitores uma das mais importantes e notáveis escritoras brasileiras do século XX e da história da literatura brasileira.
Hoje é 19 de abril e Lygia Fagundes Telles faz 98 anos.
Principais obras de Lygia Fagundes Telles:
Porão e Sobrado, contos, 1938. Praia Viva, contos, 1944. O Cacto Vermelho, contos, 1949. Ciranda de Pedra, romance, 1954.
Obras de Lygia Fagundes TellesPorão e sobrado (1938) — contos.Praia viva (1944) — contos.O cacto vermelho (1949) — contos.Ciranda de pedra (1954) — romance.Histórias do desencontro (1958) — contos.Verão no aquário (1963) — romance.Antes do baile verde (1970) — contos.As meninas (1973) — romance.
O cacto vermelho (1948)
Lançado em 1948 e ganhador do Prêmio Afonso Arinos da Academia Brasileira de Letras, traz doze contos, entre os quais “O menino” e “A confissão de Leontina”, que voltaram a aparecer em Antes do baile verde, A estrutura da bolha de sabão e outras obras posteriores.
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Além de abordar intensamente a temática feminina, Lygia abriu espaço em sua obra para temas como a vida nas grandes cidades, assim como os problemas sociais e outros temas polêmicos, como drogas, adultério e o amor.
Clarice Lispector é uma das principais representantes da literatura intimista brasileira, vertente literária que se preocupava em descrever o psicológico das personagens e retratar o dia a dia comum, analisando as realidades narradas sob uma ótica subjetiva, particular.
Com um misto de serenidade e inquietação, Lygia Fagundes Telles passa em revista descobertas, projetos e desencantos vividos ou imaginados ao longo das décadas. Na linguagem cálida e fluente que a tornou uma das escritoras brasileiras mais amadas pelos leitores, ela funde o cômico e o comovente da experiência humana.
Com 15 anos, com a ajuda do pai, publicou seu primeiro livro de contos, "Porão e Sobrado".
Lygia Fagundes Telles é uma das maiores representantes do movimento pós-modernista no Brasil. O estilo literário de Lygia é caracterizado por explorar, intimamente, a psicologia feminina e por representar a vida nos centros urbanos. Em 1982, Lygia foi eleita para a Academia Paulista de Letras.
Lygia Fagundes Telles nasceu em abril de 1923, em São Paulo, cidade onde ainda reside. Estudou Direito e Educação Física antes de se dedicar exclusivamente à literatura.
A obra é digressiva, porque não segue uma narrativa linear; é metalinguística pela contínua reflexão sobre sua própria estrutura; apresenta 13 títulos que se referem aos estados de espírito do narrador e desmistificam o poder centralizador de um só.
É um autor da terceira geração modernista (ou do pós-modernismo), em cujas obras é possível perceber a presença de neologismos, estrutura narrativa não tradicional e regionalismo atrelado a temas universais. Também escreveu poesia, apesar de ser mais conhecido pela sua prosa peculiar.
Clarice Lispector (1920-1977) foi um dos maiores nomes da literatura brasileira do Século XX. Com seu romance inovador e com sua linguagem altamente poética, sua obra se destacou diante dos modelos narrativos tradicionais. Seu primeiro livro, “Perto do Coração Selvagem” recebeu o Prêmio Graça Aranha.
Voltando a residir com a família em São Paulo, a escritora fez o curso fundamental na Escola Caetano de Campos e em seguida ingressou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da Universidade de São Paulo, onde se formou.
Dalton Trevisan (1925) é um escritor brasileiro. Recebeu o Prêmio Camões de 2012, pelo conjunto da obra. É considerado o maior contista brasileiro contemporâneo. A publicação do seu livro "O Vampiro de Curitiba" (1965) lhe valeu o apelido, por causa de seu temperamento recluso.
- prosa urbana: como o próprio nome já diz, é uma narrativa direcionada à denúncia dos problemas das grandes cidades nos aspectos social e político. Retrata a influência do progresso nociva às relações humanas, pois acarreta em solidão, marginalidade, violência.
Miniconto, ou microconto, ou nanoconto, é uma espécie de conto muito pequeno, produção esta que tem sido associada ao minimalismo. O miniconto apresenta uma narração dentro de apenas uma linha.
b) O primeiro caçador, aquele que está com o arco na direção da touceira, é caracterizado como poderoso, com uma barba violenta e músculos tensos, apenas à espera de que algo na touceira se mova para que ele possa atirar a flecha.
Onde Estiveste de Noite? Acordei em meio do grito, gritei? Com os olhos ainda flutuan- do na vaga zona do sono, levantei a cabeça do travesseiro e quis saber onde estava. E que asas eram aquelas, meu Deus?!
1 – Personagens: são dois, o homem e a dona, ou funcionária do antiquário (já que isso não está explícito). Uma importante constatação sobre os personagens é que em nenhum momento algum dele recebe nome ou características. 2 – Cenário: loja de antiguidades e o cenário retratado na tapeçaria.
Em A caçada, observamos, de acordo com os estudos de Genette (1995), um narrador heterodiegético, que dimensiona não apenas a pessoa da enunciação, mas, também, uma forma de narrar: “narrador do primeiro nível que conta uma história da qual está ausente” (Genette, 1995, p. 247).
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