Pesquisa do IBGE revela que 4,1 milhões de estudantes da rede pública não tem acesso à internet. Em 2019, cerca de 4,3 milhões de estudantes em todo o país não tinham acesso à internet, seja por razões econômicas ou indisponibilidade do serviço na área em que vivem. Desse total, 4,1 milhões são alunos da rede pública.
Segundo IBGE, 4,3 milhões de estudantes brasileiros entraram na pandemia sem acesso à internet - 14/04/2021 - Educação - Folha.
A pesquisa Pnad TIC 2019, divulgada nesta quarta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostra que foram 39,8 milhões de brasileiros de 10 anos ou mais de idade que não utilizaram a internet em 2019, a grande maioria — 35,6 milhões, ou 89,3% — de não estudantes.
IBGE mostra que 4,3 milhões de estudantes entraram na pandemia sem acesso à Internet. Dados divulgados pelo IBGE nesta quarta-feira, 14, mostram apesar do crescimento do acesso à Internet entre estudantes maiores de 10 anos, 4,3 milhões ainda não utilizavam o serviço no último trimestre de 2019.
Somente 8% das pessoas entrevistadas já estudavam remotamente, enquanto 90% conheciam apenas cursos presenciais. Agora, 47% dos estudantes passaram a ter cursos online, 17% por vídeo-aula, 16% fazem ambas as formas e 3% afirmaram ter aulas tanto online, com professor, quanto presencial.
21 curiosidades que você vai gostar
Acesso gratuito
Mas mesmo sem aulas presenciais, mais de 980 mil estudantes não entraram nas plataformas on-line, o que representa 29% dos estudantes paulistas.
Somados a eles, 3,7 milhões de crianças e adolescentes da mesma faixa etária estavam matriculados, mas não tiveram acesso a nenhuma atividade escolar, seja impressa ou digital e não conseguiram se manter aprendendo em casa. No total, 5,1 milhões ficaram sem acesso à educação no ano passado.
Desse total, 4,1 milhões são alunos da rede pública. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) Contínua, que investigou no último trimestre de 2019 o acesso à Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). As informações foram divulgadas no dia 14 de março de 2021.
Quase 40 milhões de brasileiros não tinham acesso à internet em 2019. O número representa 21,7% da população com idade acima de 10 anos e faz parte da Pnad Contínua, divulgada nesta quarta-feira (14) pelo IBGE.
O ministro da Educação, Rossieli Soares, entrega para integrantes do Conselho Nacional de Educação, o documento da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Segundo ele, nenhum aluno será reprovado por desempenho. ...
O uso da internet no Brasil chegou a 152 milhões de pessoas, representando 81% da população no país, entre 2020 e 2021.
O levantamento do IBGE mostra também que 12,6 milhões de domicílios ainda não tinham internet. Os motivos apontados foram falta de interesse (32,9%), serviço de acesso caro (26,2%) e o fato de nenhum morador saber usar a internet (25,7%).
Nova Iorque/Genebra, 1º de dezembro de 2020 – Dois terços das crianças e dos adolescentes em idade escolar no mundo – ou 1,3 bilhão de meninas e meninos de 3 a 17 anos – não têm conexão à internet em suas casas, de acordo com um novo relatório conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e da União ...
Para esses casos, as alternativas se apresentam por meio de aulas nos canais de rádio e TV, além dos materiais impressos. Mas também temos visto experiências bastante solidárias quando alguém da comunidade com acesso à internet reúne algumas crianças para o compartilhamento da aula ao vivo!
Unidades escolares se empenham para entregar conteúdo aos estudantes. A entrega de material impresso a estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal tem sido uma importante aliada das escolas para que os alunos sem acesso à internet possam dar continuidade ao ano letivo.
Nos 12,6 milhões de domicílios do país em que não havia utilização da internet, os três motivos que mais se destacaram (84,8%) foram: falta de interesse em acessar a internet (32,9%), serviço de acesso à internet era caro (26,2%) e nenhum morador sabia usar a internet (25,7%).
O Brasil tem 152 milhões de usuários de Internet, o que corresponde a 81% da população do país com 10 anos ou mais.
Internet tem 4,66 bilhões de usuários ativos em 2021, diz estudo.
A TIC Domicílios 2020, pesquisa que estuda o uso das TICs (Tecnologias da Informação e Comunicação) nas residências brasileiras, apontou que há cerca de 152 milhões de usuários de internet no Brasil, o que corresponde a 81% da população acima de 10 anos de idade do país.
O Censo 2020 mostra que 89,2% da população de 15 a 17 anos frequenta a escola. Com 6,3 milhões de alunos, a rede estadual tem uma participação de 84,1% no total de matrículas e concentra 95,9% dos alunos da rede pública.
A desigualdade de acesso à internet no Brasil se reflete também no ensino básico. O censo escolar de 2020 revelou que apenas 32% das escolas públicas do ensino fundamental têm acesso à internet para os alunos, porcentagem que chega a 65% no caso das escolas públicas do ensino médio.
Só no primeiro ano da pandemia do coronavírus, mais de 172 mil alunos, entre seis e 17 anos, abandonaram ou deixaram de frequentar a escola no Brasil.
A situação da América Latina e do Caribe é especialmente grave devido ao aumento de casos e mortes na região e, ao todo, 170 milhões de alunos serão prejudicados. No Brasil, a pandemia piora um cenário que já era preocupante: 50% dos alunos estavam em pobreza de aprendizagem.
— Há notícias de que até janeiro deste ano, mais de 1 milhão e 300 mil alunos, com idades entre 6 e 17 anos, abandonaram a escola pelo fato de não terem condições de acompanhar as aulas remotamente e também para, de uma forma ou de outra, ajudarem a família com alguma renda.
Pesquisa da DataFolha, também apresentada em janeiro, aponta que aproximadamente 4 milhões de estudantes brasileiros entre 6 e 34 anos deixaram as aulas em 2020, o que significa 8,4% de evasão escolar.
Como fazer o banho de açúcar com perfume?
Qual é a cidade mais feliz do mundo?
Quais os três tipos mais usuais de precificação?
Qual é o significado do nome Freya?
Qual o valor do m2 da pintura de parede?
Como se caracterizam as árvores das florestas?
Pode sair com o cachorro no colo antes das vacinas?
Quanto tempo dura uma luta de sumô?
Como é o pagamento do seguro de vida?
Porque deixar o músculo descansar?
Qual é o Pokémon mais bonito de todos?
Qual o nome mais usado em 2022?
Quem é Timóteo na novela Pega-pega?
Quando foi criado o Movimento de Cultura Popular?
Quais são as competências específicas de Ciências da natureza para o Ensino Fundamental?
Tem aranha viúva negra no Brasil?