Atualmente, existem 3.500 aditivos alimentares.
Os aditivos alimentares são substâncias químicas que se classificam, de acordo com sua função em: agentes conservantes (antioxidantes ou antimicrobianos), acidulantes, emulsificantes, estabilizantes, espessantes, corantes, flavorizantes e adoçantes, entre outros.
Como identificar os aditivos nos alimentos Em geral, eles se apresentam com nomes estranhos e difíceis, como emulsificantes, estabilizantes, espessantes, agentes anti-aglutinantes, glutamato-monossódico, ácido ascórbico, BHT, BHA e nitrito de sódio, por exemplo.
São os seguintes os aditivos:
Aditivo Alimentar é qualquer ingrediente adicionado intencionalmente aos alimentos, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, embalagem, acondicionamento, armazenagem, transporte ou ...
Os objetivos dos aditivos são modificar, preservar e intensificar as características físicas, sensoriais, químicas e biológicas dos alimentos.
O aditivo acidulante é aquele capaz de aumentar a acidez de um alimento ou conferir a ele um sabor ácido.
Os aditivos sempre precisam aparecer no fim da lista de ingredientes das embalagens, é lei! Também na moda encontrarmos rótulos com frases em destaque assim “não contém conservantes”, “livre de aromatizantes”, etc. Isso significa que essa categoria específica não bateu cartão no alimento.
Deve ser indicado: o nome (razão social) do fabricante ou produtor ou fracionador ou titular (proprietário) da marca; endereço completo; país de origem e município; número de registro ou código de identificação do estabelecimento fabricante junto ao órgão competente.
Aditivo alimentar é definido, pelo Ministério da Saúde (MS), como todo e qualquer ingrediente adicionado intencionalmente ao alimento, sem propósito de nutrir, com o objetivo de modificar as características físicas, químicas, biológicas ou sensoriais, durante a fabricação, processamento, preparação, tratamento, ...
No Brasil a legislação (nº 55871), define aditivos para alimentos, a substância intencionalmente adicionada ao mesmo, com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar a suas propriedades, desde que não prejudique seu valor nutritivo.
Os aditivos são usados para preservar os alimentos, melhorar o seu aspecto visual, seu sabor e dor, e estabilizar sua composição. Além disso, são empregados para aumentar o valor nutritivo e evitar a sua decomposição ou oxidação com o passar do tempo isto é, prolongar o tempo de vida dos alimentos processados.
De um modo geral, os aditivos devem ser utilizados preferivelmente como um meio suplementar nos processos industriais de alimentos e não com o objetivo de substitui-los. Os aditivos químicos são utilizados em alimentos com as mais diversas finalidades e são constituídos pelas substâncias que não são naturalmente encontrada nos alimentos.
Existe um grande número de aditivos atualmente empregado, mas todos eles sofrem uma regulamentação federal no seu uso. Dois fatores geralmente são levados em consideração na elaboração de uma lista de aditivos legalmente permitidos.
Como calcular o coeficiente de correlação?
O que é a indenização por tempo de serviço?
O que fazer quando o touchpad parou de funcionar?
Como realizar a limpeza do headset?
Como usar o termômetro digital culinária?
Como colocar o til no teclado do celular?
Como digitar oc de copyright no celular?
Como saber se o termômetro digital está funcionando corretamente?
Como fazer a conversão de dólar para euro?
Pode usar os textos de apoio na redação?