O amperímetro é um instrumento que possui um circuito e, portanto, tem uma resistência elétrica. Quanto menor for essa resistência, melhor será seu desempenho, pois produzirá uma queda de tensão insignificante em comparação à dos resistores. Por essa razão, um amperímetro ideal teria resistência interna nula.
Para determinar a resistência interna de um amperímetro, pode-se usar o circuito esquematizado na figura 1, onde AA é um amperímetro auxiliar e A é o amperímetro do qual se quer determinar a resistência interna (RA), i é a corrente elétrica que passa por AA, iA é a corrente elétrica que passa por A e iS a corrente ...
A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).
Neste circuito temos:- Vo = Tensão da bateria em vazio.- V = Tensão nos terminais da bateria em carga.- Ri = Resistência interna da bateria.- R = Resistência da carga.- I = Corrente da bateria.I =V / R.- Tensão em volts (V)- Corrente em ampères (A)
Um voltímetro ideal possui resistência interna infinita e, quando mede uma diferença de potencial, nenhuma corrente é desviada para ele (YOUNG, FREEDMAN; 2008). Por se tratar de algo muito difícil de ser produzido, necessita-se que o voltímetro possua a maior resistência interna possível.
19 curiosidades que você vai gostar
De modo geral, podemos dizer que um voltímetro é considerado ideal quando sua resistência interna é tal que a intensidade da corrente elétrica que passa por ele é desprezível. Assim, o voltímetro ideal tem resistência interna infinita.
Para construir um voltímetro que meça até UT, sendo UT > UGM deveremos colocar em série com o Galvanômetro um resistor RM ( multiplicador ) como na Fig1b, de forma que : UT = ( RM + RiG ). IGM daí tiramos : UT é o novo fim de escala, RiG é a resistência interna do Galvanômetro e IGM é o fim de escala do Galvanômetro.
Tal ddp dividida pela intensidade da corrente resulta na resistência interna do motor, ou seja, 20 V dividido por 10 A é 2 ohms. Portanto a resistência interna do motor é 2 ohms.
Caso saibas esses dois valores, você pode usar duas fórmulas para calcular a resistência:P = VI (potência = tensão x corrente).A lei de Ohm afirma que V = IR.Substitua IR por V na primeira fórmula: P = (IR)I = I2R.Reorganize a fórmula para calcular a resistência: R = P / I2.
Como chamam brasileiro em Portugal?
Como funcionam os fertilizantes?
O que é biopoder para que serve?
Como funciona o pressostato do ar condicionado?
Qual a função do microcontrolador PIC?
Como surgiu o bordado no Brasil?
O que faz um pressurizador de chuveiro?
Por que a força de atrito é importante para o ser humano de um exemplo de onde essa força é usada?
Qual o objetivo do CPC 27 ativo imobilizado?
Como é feito um registro Genealogico de bovinos?
O que aconteceu no ano de 1968?
Quando ocorre a implantação do embrião no útero?
Como funciona o cancelamento no Booking?
O que causa o bolor na laranja?
Como o bromo é encontrado na natureza?
Como o Budismo compreende o sofrimento?