O Hamster-anão-russo-siberiano e o Hamster-anão-russo-de-campbell vivem normalmente de 1,5 a 2,5 anos e crescem aproximadamente até aos 8 a 10 cm.
Todos têm uma esperança de vida similar, mas uns têm uma média maior que outros. Por exemplo, o Roborovski pode chegar a viver uns 3 anos e meio, mas o hamster Campbell e o Russo vivem entre 1 ano e meio e 2 anos. Entre estes encontram-se o hamster-sírio e o chinês, que têm uma média de entre 2 e 2 anos e meio.
Algumas espécies de hamsters são noturnas. Ou seja, mais ativas durante a noite, a partir das seis horas da tarde, aproximadamente. Caso você tente acordá-lo durante a manhã, é possível que o pet fique estressado, diminuindo sua qualidade de vida.
Hamster vivendo na natureza
O hamster europeu selvagem, um grande espécime de cerca de 35 cm, por exemplo, pode viver até 8 anos!
Para saber se um hamster está morto, você precisará confirmar a ausência de sinais vitais e prestar atenção aos seguintes sinais:
Seu hamster não respira e não se move;
Relaxamento dos esfíncteres;
Ausência de pulso;
22 curiosidades que você vai gostar
Os hamsters, assim como outros membros da família dos camundongos, tem um crescimento muito veloz e possuem um curto tempo de infância. Portanto, eles atingem a maturidade sexual já com 6 semanas de idade, já nós só alcançamos a puberdade a partir dos 12/13 anos.
Exercícios e higienização
Os hamsters necessitam de muito espaço e brinquedos dentro da gaiola, já que esses pets são muito ativos durante a noite. Também são muito ligados à higiene pessoal, por isso é recomendado uma limpeza adequada no espaço de vivência. O mínimo de duas vezes na semana é o ideal.
Por mais que os roedores sejam seres limpos, um hamster transmite doença em alguns casos, sendo eles, bem raros. Uma das patologias é a leptospirose, que é causada pela bactéris Leptospira e que pode ser transmitida por diversos animais, inclusive os roedores.
Como cuidar de um hamster sem pegá-lo na mão? Não dá! Mas para pegá-lo na mão você vai precisar adestrá-lo, pra só depois ensinar truques. Depois de umas 2 semanas você já pode começar a adestrar seu bichinho, mas faça isso nos horários que ele está mais ativo.
Mesmo que roer faça parte da rotina dessas espécies, nos casos de animais estressados, eles acabam roendo freneticamente alguns lugares, como grades de gaiolas. Além de barulhento, esse ato também pode indicar que o bichinho está incomodado com algo, o que pode ser a causa do estresse.
Caso a hamster seja do tipo sírio, um dos mais comuns, a gravidez deve durar duas semanas, entre 14 e 16 dias. Outra espécie comum é o anão russo. Nesse caso, a gestação é um pouco mais longa: em torno de 20 dias, sua amiga estará pronta para dar à luz.
Abrigue o hamster na palma da mão.
É muito importante que ele se sinta seguro quando pegá-lo. Assim que ele subir, abrigue-o fechando as mãos em volta do corpinho. Pegue-o com as duas mãos para ele descansar com tranquilidade e segurança. Se o bichinho não quiser subir, tente usar uma concha.
Então, confira a lista do que não fazer!
Colocar a gaiola na cozinha ou perto de uma janela aberta. Os hamsters adoram lugares tranquilos, por isso evite colocá-los em locais barulhentos e com luz solar direta. ...
Adotar dois. ...
Alimentar somente com sementes de girassol. ...
Colocar jornal dentro da gaiola.
Por isso, eles adoram temperaturas baixas e não se dão bem em locais muito quentes. Portanto, evite que seu amigo fique exposto ao sol, principalmente durante o verão. Além disso, deixe a casinha de hamster longe de fontes de calor, como aquecedores e outros eletrodomésticos.
Descartada a hipótese de doenças, o mais provável é que a mordida de hamster é perigosa e seja resultado de uma socialização inadequada. Nesse caso, é preciso fazer uma “treinamento” para acostumar o hamster ao contato com você e sua família.
Ao contrário do que se imagina, hamsters não mordem – a não ser que estejam sendo mal cuidados. Quando estão assustados, os simpáticos bichinhos podem colocar seus grandes dentes em ação. Por esse motivo, #ficadica: nunca tente pegar seu bichinho enquanto ele estiver comendo ou dormindo!
Confira abaixo as principais doenças hamster e os erros mais comuns cometidos pelos tutores.
Alimentação inadequada.
Gaiola muito pequena. ...
Não respeitar o fotoperíodo do pet.
Não promover o enriquecimento ambiental. ...
Falta de higiene.
Esticar e bocejar é uma das características mais comuns do comportamento dos hamsters. Quando ele se alonga e boceja, isso significa que está feliz e que se sente muito confortável tanto no lugar onde está quanto com as pessoas ao seu redor.
Por isso, adquira hamsters de criadores profissionais. Os preços variam entre R$ 10 e R$ 50. Mais adaptado para a vida em cativeiro, o sírio possui vários tons, sendo o castanho a cor original, motivo pelo qual também é chamado de dourado. O adulto mede de 15 a 17 centímetros e pesa entre 85 e 120 gramas.
Seu hamster pode viver em uma gaiola de metal com uma base bastante sólida e segura, além de uma abertura grande o suficiente para sua mão poder entrar; ou em um aquário de vidro com uma tampa que permita bastante ventilação.
O que é o limite disponível para compra?
O que é ordem limitada e a mercado?
Quais são os sintomas graves do novo coronavírus?
Qual é o melhor chá para tirar gordura do fígado?
Qual é a melhor grama bermuda ou Esmeralda?
Como tirar licença para rádio PY?
O que acontece com a tensão em um circuito misto?
Qual a relevância das tecnologias digitais na produção industrial?
Quem tem intolerância à lactose pode comer pão de queijo?
Quais são os shampoos nutritivos?
Em qual tempo sai mais gol no futebol?
Quando o machucado demora cicatrizar?
Porque a região Nordeste apresenta a menor taxa de urbanização?