Uma taça de vinho de 250 ml demora até quatro horas para ser eliminada. Uma dose de uísque, que tem muito mais álcool, demora mais tempo. Depois de uma ingestão maior, o mais seguro é esperar 24 horas antes de dirigir.
Pinot Noir
Os vinhos à base da Pinot Noir no resto do mundo são geralmente mais leves e com muita alegria. Na maioria dos casos são vinhos menos intensos se comparados com uvas como Cabernet Sauvignon, Merlot e Malbec.
Envelhecido por muitos anos em barris de madeira, o whisky é uma bebida bem forte. Seu teor alcoólico varia entre 38% e 54%, podendo ultrapassar esses valores em alguns tipos específicos da bebida.
Os vinhos do Porto, que recebem a adição de aguardente vínica, costumam ter 19% ou 20% de teor alcoólico. Por outro lado, existem os chamados vinhos leves, que são aqueles mais ácidos, menos tânicos e com teor alcoólico que pode ficar entre 7,5% e 9%.
Então, nem sempre vinhos mais alcoólicos serão mais encorpados. O teor alcoólico e a doçura do vinho costumam andar juntos, inversa e proporcionalmente ao que acontece com os taninos e a acidez. Geralmente, quanto mais doce, menos ácido, e quanto mais alcoólico, menos tânico é o vinho.
Há três métodos de aumento do grau alcoólico no vinho: Chaptalização, Adição de mosto concentrado e Adição de aguardente vínica ao mosto em fermentação. Criada pelo químico e ministro de Napoleão Jean Antoine Chaptal, consiste na adição de açúcar de beterraba ao mosto.