Em 2012, uma pesquisa concluiu que morar sozinho corta, em média, 4 anos da vida das pessoas. E tem mais: entre jovens solitários, o risco de morte é 9% maior do que o de idosos que têm amigos.
O sentimento de solidão, que é quando a pessoa está ou se sente só, traz consequências ruins à saúde, pois causa tristeza, interfere no bem-estar e facilita o desenvolvimento de doenças como estresse, ansiedade ou depressão.
Segundo os pesquisadores: “O isolamento social e o sentimento de solidão estão associados a um maior risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral”, afirmam na revista médica Heart.
Problemas da solidão
Mas ficar sozinho por muito tempo também não é bom e isso tanto por aumentar o risco de depressão como o de morte por doenças cardiovasculares. Quem se isola demais ainda pode piorar traços da personalidade.
Os fatores que contribuem para a solidão incluem variáveis situacionais, como isolamento físico, mudança para um novo local e divórcio. Ademais, o luto por alguém importante na vida de uma pessoa também pode levar a sentimentos de solidão. Além disso, pode ser um sintoma de um distúrbio psicológico, como a depressão.
36 curiosidades que você vai gostar
Solidão é um sentimento negativo que surge quando nossas necessidades não são atendidas pela quantidade e qualidade de nossas relações sociais atuais. ... Quando começamos a sentir-nos sozinhos, experimentamos sentimentos intensificados de vulnerabilidade, que podem prejudicar nossa saúde mental.
A pior solidão é não estar confortável com você mesmo. O pior tipo de solidão que existe é a solidão de ser incompreendido. Ela pode fazer as pessoas perderem a noção da realidade. O pior de ser quem guarda as lembranças não é a dor que se sente.
Ficar sozinho pode ser saudável
O que a ciência anda descobrindo é que, na realidade, ter um tempo só pra você é tão importante quanto ter o apoio dos amigos e familiares. Fazer as coisas sozinho permite que você possa aproveitar aquilo que você quiser, quando quiser, no seu próprio ritmo.
A solidão é um vício dos mais intensos. O que a princípio parece angustiante – o silêncio diante do universo e a falta de afeto – logo se torna sinônimo de uma tranquilidade jamais antes experimentada. Forçar uma saída parece tanto uma tarefa exaustiva quanto sem propósito. Não há esse tipo de vontade na solidão plena.
Como saber se o diploma foi cancelado?
O que fazer quando o gato está com pneumonia?
Como faço para saber se meu filho tem autismo?
Como transformar um pendrive em uma Smart TV?
Como fazer o recadastramento do Cartão SUS pela internet?
O que fazer quando o cabelo está afinando?
O que fazer quando o gato parece estar engasgado?
Como saber se meu controle tem Bluetooth?
Como saber se o INSS averbou o empréstimo?
É verdade que gato espanta cobra?
Qual o prazo para envio do evento de férias ao e social?
Como saber se o ar condicionado está funcionando perfeitamente?
Como começar a escrever um relatório?
Como era a palavra você antigamente?
Como instalar XPS Document Writer?
Quando surgiu a psicologia das organizações?
Quem é a Cuca da música Nana neném?