Em 2012, uma pesquisa concluiu que morar sozinho corta, em média, 4 anos da vida das pessoas. E tem mais: entre jovens solitários, o risco de morte é 9% maior do que o de idosos que têm amigos.
O sentimento de solidão, que é quando a pessoa está ou se sente só, traz consequências ruins à saúde, pois causa tristeza, interfere no bem-estar e facilita o desenvolvimento de doenças como estresse, ansiedade ou depressão.
Segundo os pesquisadores: “O isolamento social e o sentimento de solidão estão associados a um maior risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral”, afirmam na revista médica Heart.
Problemas da solidão
Mas ficar sozinho por muito tempo também não é bom e isso tanto por aumentar o risco de depressão como o de morte por doenças cardiovasculares. Quem se isola demais ainda pode piorar traços da personalidade.
Os fatores que contribuem para a solidão incluem variáveis situacionais, como isolamento físico, mudança para um novo local e divórcio. Ademais, o luto por alguém importante na vida de uma pessoa também pode levar a sentimentos de solidão. Além disso, pode ser um sintoma de um distúrbio psicológico, como a depressão.
36 curiosidades que você vai gostar
Solidão é um sentimento negativo que surge quando nossas necessidades não são atendidas pela quantidade e qualidade de nossas relações sociais atuais. ... Quando começamos a sentir-nos sozinhos, experimentamos sentimentos intensificados de vulnerabilidade, que podem prejudicar nossa saúde mental.
A pior solidão é não estar confortável com você mesmo. O pior tipo de solidão que existe é a solidão de ser incompreendido. Ela pode fazer as pessoas perderem a noção da realidade. O pior de ser quem guarda as lembranças não é a dor que se sente.
Ficar sozinho pode ser saudável
O que a ciência anda descobrindo é que, na realidade, ter um tempo só pra você é tão importante quanto ter o apoio dos amigos e familiares. Fazer as coisas sozinho permite que você possa aproveitar aquilo que você quiser, quando quiser, no seu próprio ritmo.
A solidão é um vício dos mais intensos. O que a princípio parece angustiante – o silêncio diante do universo e a falta de afeto – logo se torna sinônimo de uma tranquilidade jamais antes experimentada. Forçar uma saída parece tanto uma tarefa exaustiva quanto sem propósito. Não há esse tipo de vontade na solidão plena.
O que são conceitos epidemiológicos?
Quando o INSS vai pagar o atrasado?
Como se escreve a palavra arcaico?
Como devo me dirigir a um padre?
Quando surgiram as primeiras hidrelétricas no Brasil?
O que significa sigilo de justiça?
O que pode substituir o estabilizador?
O que é 3 elevado ao quadrado?
Quais os bens podem ser penhorados para pagar dívidas?
Qual a diferença entre prato executivo e à la carte?
Qual o chocolate mais gorduroso?
Quem tem direito a meia entrada nos estádios de futebol?
Como criar um mundo plano de TNT no Minecraft?
O que pode ser tontura e fraqueza no corpo?
Quantas prorrogações posso fazer para receber o auxílio-doença?
Qual a diferença do design para a limpeza da sobrancelha?