Em termos clínicos, quando a experiência de trauma gera esses sintomas por um período de até 1 mês, a pessoa experimenta o chamado “estresse agudo”; porém, quando os sintomas duram meses ou até anos, a classificação passa a ser de “estresse pós-traumático”.
Como superar o trauma
Os eventos traumáticos, além do TEPT, podem desencadear diferentes transtornos psiquiátricos como: depressão, abuso de substâncias psicoativas e transtorno de ansiedade generalizada.
Entre os principais sinais de que a pessoa tem um trauma estão:
O transtorno de estresse pós-traumático dura mais de um mês. Ele pode ser uma continuação do transtorno de estresse agudo ou surgir separadamente até seis meses após o evento.
TEA costuma começar logo após o trauma e dura 3 dias a 1 mês; TEPT dura > 1 mês e pode ser uma continuação do TEA ou pode se manifestar até 6 meses após o trauma.
7 dicas para superar traumas psicológicos
Quando o assunto é trauma, esquecer é, provavelmente, o fim mais improvável. Por isso, o processo de cura, no caso das doenças relacionadas a esse tipo de situação, passa por uma espécie de reinterpretação das memórias ligadas ao evento traumático. Mas nem só na superação do evento traumático se encerra o tratamento.
A memória é prejudicada quando a pessoa apresenta a persistência do evento traumático, a ideia fixa, a dificuldade de esquecer o ocorrido, recordações aflitivas, dores de cabeça, dificuldade em selecionar sentimentos relevantes do evento estressante, dificuldade em evitar pensamentos, sentimentos associados ao trauma, ...
Sinais de Traumas da Infância
Na perspectiva da Psicologia cognitivo-comportamental, considera-se traumático um evento que provoca no indivíduo a sensação de incapacidade para responder ao tamanho desse acontecimento; e portanto, entender que cada indivíduo apresenta diferentes reações ao trauma.
Infelizmente, todas as pessoas podem sofrer traumas psicológicos, estes traumas podem ser provocados por assaltos, acidentes, perdas, violência sexual, rompimentos de relacionamentos, demissões e outros.
Outros Sintomas de traumas psicológicos. Revivência do trauma nos sonhos ou nos pensamentos durante o momento de vigília (momento em que o indivíduo encontra-se acordado). Evitação de situações que possam lembrar o evento traumático. Hiperexcitação (estado de agitação constante).
Todos os dias pessoas do mundo inteiro sofrem de traumas repentinos e inesperados – um ferimento ou choque sério no corpo ou na mente causado por violência ou um acidente. Sabe-se que viver é correr riscos. Estima-se que 90% da população mundial já sofreu um evento potencialmente traumático ao longo da vida.
Qual era o nome da cidade de Tiradentes?
Como identificar um terreno que tem ouro?
Como saber se é cólica ou dor de barriga?
Como é a dor de gases no coração?
Como saber se é hora de divorciar?
Quem são os seres da nova era?
Como saber se é de ouro ou não?
Quais são os métodos de controle de ervas daninhas?
Qual a diferença entre mancha de sol e melasma?
Como Monitorar um veículo pelo celular?
Como saber se o número é milhão?
Como funciona um CLP de segurança?
Qual a diferença entre pronome relativo é conjunção integrante?
Como o Catavento gera energia?