De acordo com a IBJJF, praticantes a partir dos 16 anos devem ficar no mínimo dois anos na faixa azul, um ano e meio na roxa e um ano na marrom. Na faixa branca não há um tempo mínimo, mas costuma levar entre um e dois anos até a azul, dependendo do critério de avaliação do professor e da equipe.
A faixa preta propriamente dita ela é dividida em 7 níveis, a faixa preta lisa e mais 6 graus. A faixa vermelha e preta representa por si só o sétimo grau. Na faixa preta de Jiu Jitsu a faixa vermelha e branca representa por si só o oitavo grau, e a faixa vermelha representa o nono e o decimo grau.
Um atleta fica em médio dois anos na faixa branca, diferente de outras lutas que se alcança graduação com menos tempo de treino. A maioria dos atletas desistem na faixa branca, muitas vezes pela dificuldade em entender o esporte como um todo.
Isso porque a federação diz que a partir dos 18 anos, o aluno tem que permanecer pelo menos dois anos na azul, antes de subir pra roxa. Da roxa para a marrom, é preciso no mínimo mais um ano e meio de treinos e competições. Para passar da faixa marrom para a preta, é necessário mais um ano, pelo menos.
Se for um camarada que treina sempre, com consistência, sem faltar aulas, ele pode pegar a faixa-preta depois de cinco anos e meio, seis. Pelas regras da IBJJF, o tempo mínimo para ficar na faixa-azul é de dois anos, na roxa mais um ano e meio, e mais um ano na faixa-marrom.
44 curiosidades que você vai gostar
3) O atleta deverá comparecer na data do Exame portando um documento de identificação com foto; 4) Pagamento do valor de R$ 150,00 (cento e cinqüenta reais).
Quando se começa praticar o Jiu JItsu, uma das coisas mais gratificantes é a troca de faixa, principalmente a primeira, que é da branca para a azul. Como mencionamos acima, no mínimo leva-se 2 anos para que aconteça essa troca, pois é preciso que o praticante tenha passado pelos piores erros.
Como sair da faixa branca
Mantenha o foco. Estude muito: não fique somente nas aulas semanais. Procure material de apoio como entrevistas, vídeos e livros dos grandes mestres do Jiu-Jitsu e se aprofunde nas horas vagas.
Dentro do Jiu Jitsu existe um sistema de faixas, as quais correspondem ao seu desenvolvimento aos olhos do mestre dentro do esporte, há faixas infantis, entretanto, as mais conhecidas são as tradicionais branca, azul, roxa, marrom, preta, vermelha e preta, vermelha e branca e a última, que é a vermelha.
Entre cada faixa, temos os graus, que nada mais são do que uma graduação intermediária entre cada faixa. E quando a gente começa no jiu jitsu, começa com a faixa branca, com a tarja preta lisa.. e quando chega um determinado momento, a gente ganha o nosso primeiro grau!
Para ser um instrutor de Jiu Jitsu é necessário estar graduado na faixa roxa ou marrom, podendo este dar aula somente sob a supervisão de um faixa preta. O atleta faixa roxa ou marrom pode dar aula em determinadas situações onde o local ou região onde se treina não possui um faixa preta.
A faixa vermelha de Jiu Jitsu é a maior graduação que um atleta pode chegar dentro da arte suave, e se segundo o Sistema de Graduação da CBJJ (temos um post especial neste link), demora mais de 55 anos de treinamento para um atleta ser condecorado Faixa Vermelha.
Toda faixa do Jiu Jitsu tem em uma das pontas, uma tarja preta, essa tarja preta é o local destinado para a colocação dos graus(esparadrapos colocados nas faixas ou tiras brancas), até a FAIXA MARROM temos 5 níveis em cada faixa, lembrando que o primeiro nível é a faixa lisa sem nenhum grau nela.
A Faixa Preta de Jiu Jitsu, é a 5ª faixa na escala de graduação do Jiu Jitsu, quando se trata do recebimento e sequencia a partir dos 16 anos ou mais e para quem já pratica desde a infância ela é a 9ª faixa a ser alcançada. A Faixa Preta de Jiu Jitsu vem revestida de toda uma história e reconhecimento.
Faixa Azul: Esta é a cor do céu e para onde todos os seres em desenvolvimento crescem, mesmo que jamais o alcancem. É a paz, a segurança e a certeza de que o caminho está correto e deve ser seguido com sabedoria e humildade.
Os faixas brancas adultos por sua inexperiência possuem algumas restrições especiais. Golpes que são exclusivamente proibidos aos faixas brancas mais que são permitidos á outras faixas são MÃO DE VACA, PULAR NA GUARDA, CHAVE DE RIM, LEG LOCK E AMERICANA DE PÉ, SINGLE LEG COM A CABEÇA PARA FORA.
Tenha em mente que quanto mais treinar melhor você ficará. O seu objetivo não é só graduar e sim sustentar a nova faixa que está em sua cintura. E só se consegue essa proeza na prática. Treine, treine, treine e quando achar que já está bom, treine mais um pouco e aí você chegará mais rápido a próxima faixa!
Os graus no Jiu Jitsu correspondem a evolução do aluno no sistema de graduação da arte suave, por exemplo o faixa branca só irá graduar faixa azul quando já tiver recebido seu 4 grau na faixa branca.
São vários critérios que variam de acordo com o nível do aluno. As avaliações são feitas em aulas através dos exames de pontas que avaliam: frequência, desempenho escolar e comportamental, técnicas básicas, chutes, formas, armas, teste físico, sparing e quebramento.
Os golpes básicos devem estar afiados e novo faixa azul deve no mínimo dominar 2 raspagens eficientes como ,por exemplo, a raspagem pé no bíceps e raspagem tesoura ou tesourinha. Com o passar da caminhada seu leque de posições irá se ampliar, não adianta querer saber mil posições e não conseguir efetivar nenhuma.
A queda é o movimento de projeção ao solo realizado por um dos atletas em cima do oponente. Essa conduta angaria ao aplicar 2 pontos no placar. É o movimento realizado pelo guardeiro, onde o mesmo inverte a posição com o passador. Esse movimento de raspagem assim como a queda dá ao aplicador 2 pontos.
Roxa: a partir dos 18 anos. Marrom: a partir dos 19 anos. Preta ponta Branca: a partir dos 20 anos. Preta ponta Vermelha Professor: Somente após completar 21 anos.
Para se tornar professor de Jiu Jitsu é necessário ser bem qualificado e ter anos de treino, um passo recomendado é de estar treinando em uma academia que esteja filiada a alguma confederação de Jiu Jitsu, não que academias menores não tenha bons professores, mas isso facilitará a inserção como professor dentro de ...
Portanto, se houver uso de pneu, corda, halteres, escada de agilidade, cone, step e demais equipamentos ou treinamento físico deve ser ministrado por Profissional de Educação Física regular junto ao CREF.
De acordo com o substitutivo, as academias, associações e clubes que oferecem aulas de artes marciais e lutas devem ter responsável técnico formado em educação física.
Como se constitui um empresário individual?
Em que voz está a forma verbal empregada nesse título como se constrói a paz?
O que é a educação bilíngue para surdos?
Como identificar um sintagma Preposicional?
O que é construção social exemplos?
O que significa a palavra Roraima?
Como se dá a curva de crescimento bacteriano?
Como funciona a prescrição quinquenal?
Como fazer o cliente levar o produto?
Como se conta as carreiras no tricô?
Quem pode constituir sociedade de advogados?
Como oferecer champanhe a pomba gira?
Como era a organização política e social do império Mali?
Qual o valor entregue ao cliente?