No cumprimento de condenação em quantia certa: 15 dias para pagar o débito ou, transcorrido esse prazo, mais 15 dias para apresentação de impugnação. No cumprimento de condenação ao pagamento de prestação alimentícia: 3 dias para pagar o débito, provar que o fez ou justificar a impossibilidade de efetuá-lo.
Na verdade, a execução de sentença equivale ao cumprimento de uma decisão judicial, que condenou uma das partes ao pagamento de uma obrigação legal.
Portanto, a fase de cumprimento de sentença só se inicia com o requerimento do credor, nesse requerimento deve se apresentar o cálculo da dívida que será matéria de impugnação pelo devedor.
A fase de execução é o passo seguinte, que se caracteriza pelo cumprimento da decisão judicial, em que o juiz determina a uma das partes - pessoas, empresas ou instituições - a reparação de prejuízos. Nesta etapa, é concretizado o direito reconhecido na sentença ou no título extrajudicial.
Ou seja, regra geral, o prazo para executar um contrato é de 5 (cinco) anos.
No Cumprimento de Sentença, como o processo judicial já existe e, portanto, o executado já o integra, não é realizada a citação, e sim a intimação do executado. ... Já no Processo de Execução, como temos um novo processo, autônomo, é necessário fazer a citação do executado, para que ele possa integrar a relação processual.
Cumprimento de sentença é a fase do processo civil que satisfaz o título de execução judicial. É o procedimento que concretiza a decisão do juiz feita ao fim do processo de conhecimento. O cumprimento de sentença está fundamentado entre os artigos 5 do Novo Código de Processo Civil (CPC/2015).
O início do prazo prescricional para o requerimento do cumprimento da sentença, pelo credor, coincide com o término dos 15 (quinze) dias para que o devedor, devidamente, intimado na pessoa de seu advogado, cumpra, voluntariamente, a sentença transitada em julgado.
O cumprimento da sentença efetuar-se-á perante:I – os tribunais, nas causas de sua competência originária;II – o juízo que processou a causa no primeiro grau de jurisdição;III – o juízo cível competente, quando se tratar de sentença penal condenatória, de sentença arbitral ou de sentença estrangeira.
Vê-se, portanto, que a execução de sentença não se constitui numa posição processual onde não mais existe defesa para o executado. Ao contrário, existe e muita.
Qual é a principal diferença entre execução e cumprimento de sentença e ação de execução? Como foi possível observar ao longo dos tópicos anteriores, a execução e cumprimento de sentença e ação de execução são instrumentos distintos, sendo que cada um deles deve ser utilizado em uma situação.
A expressão cumprimento de sentença deve ser interpretada de forma genérica neste ponto. Para Humberto Theodoro Júnior, o Novo CPC não trouxe grandes inovações em comparação ao anterior, tão somente proporcionou à matéria um melhor tratamento sistemático, distribuindo-a em vários Capítulos:
Nesse sentido, o cumprimento de sentença é a fase do processo civil que tem como objetivo satisfazer o título de execução judicial, ou seja, se trata do procedimento que concretiza a decisão do magistrado realizada no final do processo de conhecimento.
Qual o valor do IPVA do Palio Attractive 2011?
Onde se faz uma procuração pública?
Quem tem pressão alta pode tomar Venalot?
Como descobrir o tipo da minha conta?
O que é reconvenção no processo do Trabalho?
Como tornar a conversa mais interessante?
Quais são as principais práticas agrícolas?
Como funciona o gráfico do mini índice?
Quais são os tipos de regime de trabalho?
Quanto vale 1 camelo no Egito?
Qual é a função social do estatuto?
Qual foi o time que rebaixou o Corinthians em 2007?
O que o vinho faz no organismo?
Quais são os pontos negativos da urbanização?
O que é negligência no ambiente de trabalho?
Quais as principais proteínas plasmáticas em que os fármacos se ligam no processo de distribuição?